Bem Brasil concretiza parceria com a eureciclo para compensar ambientalmente suas embalagens pós-consumo

Bem Brasil concretiza parceria com a eureciclo para compensar ambientalmente suas embalagens pós-consumo

Imagem: AdobeStock – Bem Brasil firma parceria para reciclar 1.273 toneladas de embalagens pós-consumo – Medida apoia centrais de triagem em todo o país, uma das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Bem Brasil Alimentos concretizou a parceria com a eureciclo, maior certificadora de logística reversa de embalagens do Brasil. Esta é mais uma ação de sustentabilidade que passa a integrar o portfólio da Bem Brasil, que desde sua criação ressalta que o respeito e o cuidado com o ecossistema fazem parte da sua cultura organizacional e do seu DNA.

“A parceria consiste em destinar recursos proporcionais ao volume de embalagens geradas com a venda de nossos produtos, para a cadeia de reciclagem, a fim de mitigar o impacto ambiental dos nossos resíduos pós-consumo. Um compromisso que sempre tivemos não apenas com o nosso negócio, mas com o meio ambiente e com a sociedade. A empresa tem trabalhado, cada vez mais, com projetos permanentes que possam garantir a produção e o consumo responsáveis”, diz o CEO da empresa, Dênio de Oliveira.

Ao fazer a compensação ambiental aplicada à logística reversa das suas embalagens, a Bem Brasil receberá Certificados de Reciclagem emitidos pela eureciclo. Os documentos são rastreáveis e comprovam o volume do material destinado adequadamente, atendendo às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituídas pela Lei Federal 12.305/2010, que impõe a fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos embalados o dever de estruturar e operacionalizar sistemas que assegurem o retorno das embalagens pós-consumo ao processo produtivo, com a posterior destinação final ambientalmente adequada, do que for retornado.

Para cumprir as metas de logística reversa de embalagens pós-consumo definidas nacionalmente, as empresas devem recuperar ou compensar a quantidade mínima de 22% da massa total de embalagens colocadas no mercado.

A Bem Brasil vai reciclar 1.273 toneladas de embalagens pós-consumo (sendo 305 toneladas de plástico e 968 toneladas de papel), que equivalem a 5.092 m³ de resíduos ou a mais de 4,5 piscinas olímpicas cheias de resíduos.

Com a parceria — que começou com a compensação voluntária em 9 estados brasileiros e agora será realizada em todo Brasil — a empresa passa a estampar o selo eureciclo, que informa ao consumidor o investimento no setor e nos agentes de reciclagem. Além do valor de venda do material, eles também são remunerados pelo serviço prestado ao direcionar resíduos para a reciclagem.

As cooperativas e operadores têm autonomia para investir os valores recebidos em treinamentos, equipamentos, estrutura e salários. “Na prática, significa que, ao compensar o impacto das nossas embalagens, a Bem Brasil ajuda a valorizar o trabalho prestado por essas organizações, desenvolvendo a cadeia de reciclagem do país. Este é, inclusive, um ponto importante da PNRS, que indica a importância de incluir cooperativas e catadores de materiais recicláveis no processo da logística reversa, como questão social e de geração de renda”, acrescenta Oliveira.

“Juntas, conseguimos alcançar maiores volumes reciclados e remuneramos profissionais do setor com valores adicionais, causando impacto ambiental e social. Na jornada da sustentabilidade, é importante nos unirmos para que os resultados sejam ampliados”, diz Luca Degrandis, da eureciclo.

A parceria da Bem Brasil com a eureciclo tem duração inicial de 2 anos. Além deste compromisso, outras ações na gestão de resíduos integram o portfólio da Gerência de Sustentabilidade da empresa. Uma delas é a destinação de sobras de isopor para uma parceira que as utiliza como matéria-prima na fabricação de blocos para construção civil, material que volta para a Bem Brasil e é aplicado nas câmaras frias de armazenamento de batata in natura.

Sobre a Bem Brasil

A Bem Brasil Alimentos, indústria 100% brasileira de batatas pré-fritas congeladas, atua no mercado há 15 anos, sendo pioneira na atividade. A marca é líder isolada em penetração da batata pré-frita congelada nos lares brasileiros – detém um share de 45%, conforme pesquisa Estatexport – e apresenta o maior índice de frequência de compras nos supermercados, de acordo com a consultoria Kantar. A companhia conta com duas unidades fabris no Triângulo Mineiro: uma em Araxá e a outra no município de Perdizes, que geram mais de 1000 empregos diretos e 2 mil indiretos. A ampliação da fábrica de Perdizes quase duplicou a atual capacidade produtiva da empresa, passando de 250 mil toneladas para mais de 450 mil toneladas de produtos.

Seu mix contempla mais de 20 produtos voltados para food service e varejo nacional. Além de contar com o reconhecimento do mercado pela qualidade de seus produtos, ao longo dos anos, a Bem Brasil conquistou diversos prêmios pela sua excelência em segurança de alimentos e gestão de pessoas.

A empresa prima pela sustentabilidade, com uma atuação focada na responsabilidade socioambiental e na governança corporativa, o que também já rendeu diversas certificações, entre elas o Selo Mais Integridade 2021.

Site oficial: https://www.bembrasil.ind.br/

Sobre a eureciclo

A eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo de empresas de todo o Brasil, por meio de uma plataforma de tecnologia que rastreia os dados da cadeia de reciclagem e confere consistência e escalabilidade ao processo, fornecendo para a indústria certificados de reciclagem robustos e transparentes. Para isso, utiliza o modelo de compensação ambiental, que consiste em garantir que o mesmo volume das embalagens que uma empresa coloca no mercado foi destinado à reciclagem.

A homologação de seus operadores parceiros é um dos pontos-chave de sua operação, uma vez que promove a formalização e o desenvolvimento do setor e os torna aptos a receberem os investimentos provenientes das empresas que buscam a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Dessa forma, as empresas que realizam a contratação da eureciclo e optam pela compensação a nível nacional, recebem, então, o selo eureciclo para estampar suas embalagens e comunicar aos consumidores seu compromisso com a reciclagem.

Todo o processo é auditado pela EY. A empresa é certificada como Empresa B, conceito que indica um modelo de negócio voltado para o desenvolvimento social e ambiental e é a única brasileira presente no ranking 50 To Watch, lista que reúne companhias de todo o mundo que buscam soluções para combater a crise climática.

Site oficial: https://www.eureciclo.com.br/

Crédito:
Imprensa | Bem Brasil Alimentos

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 2375 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal de notícias sobre o Meio ambiente e Tecnologias ambientais, ESG e Sustentabilidade, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais), Cursos e Eventos!