Abrapch avalia o novo ciclo do hidrogênio verde como fonte de energia renovável no Paraná

softelec
Abrapch na produção de hidrogênio renovável
Abrapch na produção de hidrogênio renovável

Imagem: Divulgação | Pedro Dias diz que as PCHs e CGHs têm todas as condições para entrar neste novo ciclo

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – O hidrogênio verde é fonte de energia renovável e uma das grandes apostas da transição energética, por ser obtido a partir de fontes renováveis e com baixa emissão de carbono. O Paraná passa a contar com uma série de medidas que criam uma política integrada de fomento à produção, pesquisa e uso do hidrogênio renovável no estado. O pacote foi anunciado pelo governador Ratinho Junior durante o 1º Fórum de Hidrogênio Renovável (H2) do Paraná , realizado na última quarta-feira (03/5).

“Temos plenas condições de liderar este processo e ser um grande fornecedor de energia para Europa e outros países. O hidrogênio utiliza como matéria- prima a água, que temos em abundância no Paraná”, destacou o governador.

Água e energia são os componentes essenciais para a produção do hidrogênio verde. Neste contexto, o vice-presidente da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (Abrapch), Ademar Cury, destaca que as usinas podem ser grandes aliadas dos novos projetos.

“As PCHs e CGHs poderiam auxiliar nesta produção. Energia limpa para produzir hidrogênio verde. É uma nova alternativa que pode ajudar a resolver a crise energética mundial. Vai levar algum tempo para o hidrogênio verde ser produzido de forma massiva, mas é o caminho do futuro”, destaca Ademar Cury.

Abrapch na produção de hidrogênio renovável

O hidrogênio é obtido a partir da separação das moléculas de hidrogênio e oxigênio da água, processo chamado de eletrólise. Mas para ser considerado renovável, também deve ser produzido por meio de fontes renováveis de energia, como as usinas solares, eólicas e hidrelétricas dos diferentes portes.

Segundo o presidente do Conselho Administrativo da Abrapch, Pedro Dias, as PCHs e CGHs têm todas as condições para entrar neste novo ciclo, agora, segundo ele, é uma questão apenas de analisar custo-benefício.

“A Abrapch começa a analisar a possibilidade com os seus associados, fazendo uma análise econômica e levando em consideração os incentivos anunciados no Paraná. A partir disso será possível vislumbrar a possibilidade de não ser só o apoio às fontes renováveis no contexto da manutenção da rede, mas também de gerar diretamente hidrogênio”, destacou Pedro Dias.

Dias lembrou ainda que as hidrelétricas devem ser a fonte de energia de segurança deste novo modelo de hidrogênio.

“Estas usinas produzem energia a todo momento e deve dar o apoio às eólicas e solares , que são intermitentes. Este apoio hoje é feito pelas usinas termelétricas. As PCHs e CGHs podem manter o sistema de produção de hidrogênio verde, enquanto as fontes intermitentes podem transformar o hidrogênio na sua bateria.”

PCHs no Paraná

O Paraná é um dos estados que mais licenciou Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidráulicas (CGHs). Em apenas três anos foram emitidas 127 licenças ambientais para construção de 33 empreendimentos que representam investimentos de R$2 bilhões. “Isso faz com que o Paraná continue sendo um estado sustentável na geração de energia, através de PCHS”, destacou o governador Ratinho Junior.

O Paraná garantiu um ganho ambiental de 228% em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e em plantio de espécies nativas com a instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH), empreendimentos que variam entre 0 e 30 megawatts (MW) de potência instalada. Entre os anos de 2014 e 2022, 89 projetos de pequenas usinas receberam o licenciamento do Instituto Água e Terra (IAT) — órgão ambiental do Paraná. Para a instalação de todos estes empreendimentos se fez necessária a supressão florestal de 951 hectares, sendo autorizado o estritamente necessário para a instalação da usina e da casa de força. No entanto, o órgão ambiental garantiu a recomposição florestal por parte dos empreendedores de 3.119 hectares, quase 3,5 vezes mais do que o volume suprimido.

Pacote de Medidas

Dentro do pacote de medidas, anunciado pelo Governo do Estado, estão a criação do Programa de Energia Verde no Paraná; a desoneração tributária da cadeia produtiva do insumo; linhas de crédito para fomentar investimentos no setor; a resolução que cria o Descomplica H2R, estabelecendo critérios mais simples para licenciamento ambiental para a produção do combustível; e a sanção da lei que cria a Política Estadual do Hidrogênio Renovável, aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa.

Site oficial: https://abrapch.org.br

Imprensa

Hidrogênio verde é também um dos temas principais das publicações do nosso colunista. Acompanhe.

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4940 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!