Logística reversa: Onde devem ser descartados os eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo?

softelec
ABREE — Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos
ABREE — Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos

Imagem: Divulgação | Por Helen Brito, Gerente Relações Institucionais da ABREE — Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – Infelizmente, o Brasil tem um grande déficit quando se fala em cultura de descarte ambientalmente correto de produtos eletroeletrônicos. O consumidor não está acostumado a procurar pontos de recebimento que dão início à logística reversa dos eletroeletrônicos, ele acumula esses resíduos em casa ou descarta no lixo comum. Apenas com informação, educação ambiental e hábitos responsáveis de consumo essa realidade mudará e a médio e longo prazo veremos o resultado desta mudança de cultura, que sempre levará em conta o impacto ambiental de atitudes antes vistas como atividades corriqueiras. 

Para os consumidores participarem do processo de logística reversa, que procura reinserir os resíduos pós-consumo em novos ciclos produtivos na indústria, é necessário que apenas separem o que desejam descartar, desde fones de ouvidos e pequenos eletroeletrônicos a geladeiras, televisores e outros itens de maior porte que estão obsoletos em casa ou não funcionam mais. 

Esses equipamentos não devem ser violados, pois o manuseio inadequado destes materiais pode causar danos ao meio ambiente, além do risco à saúde humana. Também, é fundamental efetuar a limpeza de todas as informações pessoais destes produtos, para proteção de dados

Finalmente, o consumidor deve levar estes itens aos pontos de recebimento especializados, que farão o encaminhamento dos materiais para empresas de manufatura reversa, que realizam a separação e processamento para fins de reciclagem. 

Por exemplo, para encontrar os pontos de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos mais próximos, basta acessar o site da ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), digitar o CEP residencial e selecionar o produto a ser descartado para obter os endereços mais próximos. 

Essas atividades estão previstas nas metas determinadas no Decreto Federal n° 10.240/2020, que regulamenta o sistema de logística reversa no setor de eletroeletrônicos, juntamente com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com o objetivo de realizar o atendimento legal e destinação de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores. 

Sendo assim, é essencial que todos os envolvidos nesta cadeia produtiva invistam esforços para que a reciclagem desses resíduos reduza os danos ambientais causados pelo descarte incorreto. Com isso, eles tornam-se promotores da conscientização, outro fator imprescindível para a ampliação de informações. 

Todas essas medidas auxiliam na diminuição da utilização de matéria-prima virgem e contaminação do solo e da água, ampliando a preservação do meio ambiente. 

Sobre a ABREE

Helen Brito é gerente Relações Institucionais da ABREE — Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos.

A ABREE foi fundada em 29 de junho de 2011, uma entidade sem fins lucrativos, que visa diversos objetivos, como por exemplo,
definir e realizar a gestão da logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo no Brasil, garantindo a destinação final adequada.

Site oficial: Pontos de recebimento – ABREE

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5027 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!