No Dia Mundial dos Oceanos, 08 de junho, a UNESCO reforça a importância da preservação do maior ecossistema do planeta

softelec

Os pulmões do planeta estão sob risco com mudança climática, poluição e pesca destrutiva. UNESCO prepara ações de conscientização para a data.

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Os oceanos cobrem dois terços da superfície da Terra e geram quase todo o oxigênio que respiramos. Regulam o clima no planeta, fornecem alimentos e vários outros serviços essenciais. Mais de 3 bilhões de pessoas dependem da biodiversidade marinha para sua subsistência. Para lembrar a importância desse ecossistema e a urgência de iniciativas conjuntas de preservação, o 8 de junho marca o Dia Mundial dos Oceanos.
 
Ações humanas têm colocado em risco os hábitats marinhos. A presença de plásticos no oceano, por exemplo, aumentou em dez vezes desde 1980, levando à morte de mais de um milhão de aves marinhas e 100 mil mamíferos marinhos a cada ano.
 
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável de 2021 a 2030, que está sob a coordenação da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO. Ela visa a incentivar a colaboração científica internacional, bem como o gerenciamento sustentável dos oceanos com base na integração entre a ciência e a política. 

COMITÊ NACIONAL PARA A DÉCADA DOS OCEANOS

UNESCO e parceiros lançam hoje (8), oficialmente, o Comitê Nacional para a Década dos Oceanos, que reúne outras organizações internacionais, representantes do governo, sociedade civil e academia.

O objetivo é desenvolver um plano com diretrizes claras sobre onde queremos chegar nos próximos dez anos em relação à proteção dos oceanos. Em paralelo, será lançado o website “O Brasil na Década”, que vai destacar todas as agendas do Comitê. No segundo semestre, serão sete oficinas em todo o país, em um processo construtivo e participativo, com o objetivo de arrecadar fundos e gerar apoio institucional para a implementação do plano.

“Com o lema ‘A ciência que precisamos, para o futuro que queremos’, a Década criará oportunidades para mobilizar a comunidade científica, a classe política e toda a sociedade para a conservação e o uso sustentável do oceano, e potencializar o alcance do ODS 14, relacionado ao oceano e vida marinha”, destacou a Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto.

Além disso, a UNESCO, a COI e a Universidade Federal de São Paulo vão em breve lançar o “Cultura Oceânica”. É um kit pedagógico, que estará disponível online e com acesso gratuito, apresentando de forma didática para públicos de todas as idades os processos complexos que acontecem nos oceanos, as funções marinhas, e a importância da preservação.

Crédito:
UNESCO Brasil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!