Comitê Olímpico Brasileiro elabora seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa

softelec

Imagem: Crédito: Marcello Zambrana/Exemplus/CPB | Contando com a expertise técnica da Future Carbon Group, CPB dá passo importante para se tornar mais sustentável e contribuir para a transição climática

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2022 – O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) deu um grande passo para reduzir os impactos ambientais de suas atividades e fazer parte do grupo de organizações alinhadas ao objetivo de contribuir para limitar o aquecimento global. Em ação inédita, a instituição acaba de concluir, em parceria com a Future Carbon Group, a elaboração de seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Esta listagem permitirá ao CPB, a partir de mecanismos estratégicos e soluções baseadas em dados, atingir um nível ainda maior de integralidade, transparência e performance em relação a temas ambientais, sociais e de governança.

“O Comitê Paralímpico Brasileiro entende a necessidade de cumprir seus compromissos ambientais pautados em um desenvolvimento sustentável, garantindo maior transparência e controle sobre o desempenho socioambiental e aliando uma eficiência maior à redução do impacto produzido nas suas atividades no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Esta será uma das maiores evidências do desempenho ambiental do Comitê, associado à missão de posicionar o CPB como uma das maiores proeminentes organizações esportivas, desenvolvendo iniciativas pautadas na diversidade e responsabilidade social e ambiental”, comentou Mizael Conrado, presidente do CPB e bicampeão paralímpico de futebol de cegos, eleito o melhor do mundo na modalidade.

Crédito: Ale Cabral/CPB
Crédito: Marcello Zambrana/Exemplus/CPB

A produção do inventário deixará um legado para a história do Comitê, que, assim, mostra-se alinhado aos acordos globais para redução de gases de efeito estufa, em pauta recentemente na COP27, realizada no Egito, em novembro.

“A criação deste inventário permitirá avaliar todas as ações potencialmente redutoras e formas de compensação das emissões atribuindo os cobenefícios gerados”, disse Juliana Lopes, Head da Future Carbon na área de Solutions, que oferece soluções personalizadas a empresas, instituições e eventos que desejam investir em medidas para neutralidade climática a partir da criação de estratégias eficazes e inteligentes de descarbonização.

Crédito: Ricardo Moreira/Exemplus/CPB

Para a realização do inventário, foi estabelecido um plano com ações concretas e metas intermediárias que abrangeram três fases de atuação, classificadas em emissões diretas e indiretas de toda a área do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro localizado em São Paulo.

A primeira fase considerou as emissões oriundas de fontes geradas na organização, advindas de equipamentos, veículos, extintores e fornos. Em um segundo momento, foram contabilizadas as emissões de GEE da geração de energia adquirida de terceiros e consumida pela entidade. Já a última fase deu conta da contabilização de outras emissões indiretas, oriundas das atividades derivadas de fontes não pertencentes ou não controladas pelo Comitê.

“O mais importante é que, conhecendo a sua pegada de carbono, o Comitê Brasileiro Paralímpico pode considerar estratégias para reduzir suas emissões, conforme as sugestões detalhadas no relatório, bem como a compensação total ou parcial de suas emissões a partir de compras de créditos de carbono no mercado voluntário enquanto não alcançar emissões líquidas zero (net zero)”, destacou Juliana Lopes.

Além disso, o inventário também contribui para que o Comitê preste contas aos patrocinadores, reguladores, colaboradores, e demais stakeholders, participando do mercado de carbono, otimizando e planejando processos que garantam a eficiência econômica, energética ou operacional.

As oportunidades de melhoria propostas no inventário incluem a substituição dos combustíveis fósseis (gasolina e diesel) por combustíveis renováveis, como o biodiesel e o etanol; substituição do uso de gás natural nas cozinhas e refeitórios, pelo uso de fogões por indução e equipamentos elétricos; microgeração de eletricidade, objetivando a sustentabilidade energética; e a implementação de um projeto de coleta seletiva e ampliação de unidades de compostagem, além da criação de hortas para utilização do composto orgânico na agricultura urbana.

Sobre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foi fundado no dia 9 de fevereiro de 1995, em sua primeira sede, em Niterói, no Rio de Janeiro. Atualmente, a entidade está situada na cidade de São Paulo. O CPB é o responsável pelas missões brasileiras em Jogos Parapan-Americanos e Paralímpicos. Além disso, atua como Confederação em quatro modalidades paralímpicas: atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo.

O Comitê tem como visão ser referência mundial na gestão e desenvolvimento do esporte paralímpico, da base ao alto rendimento, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência em todas as suas dimensões.

Site oficial: https://www.cpb.org.br/

Sobre o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro

Localizado em São Paulo, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro conta com instalações esportivas internas e externas utilizadas para treinamentos, competições e crossover entre atletas e Seleções de 15 modalidades paralímpicas. O espaço também é a sede administrativa do CPB onde mais de 400 profissionais de diversas áreas trabalham de forma presencial. Além disso, possui área residencial com alojamentos para 300 pessoas, refeitório, lavanderia e um setor administrativo com salas, auditórios e outros espaços de apoio.

Site: https://www.cpb.org.br/centrotreinamento

Sobre a Future Carbon

A Future Carbon Group é uma holding que nasceu com a missão de escalar com capital intensivo e alta governança soluções relacionadas a créditos de carbono. É a primeira climate business do país a criar um ecossistema completo para esse mercado, partindo dos maiores portfólios de créditos de carbono em floresta e energias renováveis e atuação global.

Fora a excelência operacional de um time diverso que trabalha há anos nos mercados de carbono, finanças sustentáveis e governança, um dos diferenciais é o trabalho em soluções de ponta a ponta, partindo da identificação das oportunidades de geração de créditos de carbono e desenvolvimento dos projetos em diferentes setores (florestas, energias renováveis, etc.) até a comercialização de créditos de carbono premium, que não só contribuem para a questão climática, mas também são gerados com alta governança e integridade, e com o olhar para cobenefícios e impacto social nas comunidades e regiões de atuação.

Site oficial: https://www.futurecarbon.com.br/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5030 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!