Piquenique, ação solidária, oficinas e exposição integram programação de dezembro da Fundação de Energia e Saneamento

softelec

Imagem: Divulgação – Oficina de estêncil museu da energia de São Paulo | Atividades acontecem nos museus de São Paulo, Salesópolis e Itu até o próximo dia 21

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

A Fundação de Energia e Saneamento oferece uma série de atividades no mês de dezembro nos museus de São Paulo, Salesópolis e Itu. As atrações, voltadas para públicos de todas as idades, são boas alternativas para as férias das crianças e diversão dos adultos. 

Dezembro de 2022 – O Museu da Energia de São Paulo terá a Oficina de Estêncil, no dia 10, e a Oficina de Papel Reciclado, no dia 17. 

Oficina de papel reciclado_dez22_Museu da Energia de São Paulo – Crédito: Divulgação

O Museu da Energia de Salesópolis promove o evento Piquenique no Museu nos dias 10 e 17 de dezembro. Também em Salesópolis acontece o Natal Solidário “Mais Amor, Por Favor”, até o próximo dia 21.

O Museu da Energia de Itu apresenta a exposição “Fragmentos do Cotidiano”, que pode ser conferida até o dia 31 de dezembro. A mostra, no térreo, exibe acervo arqueológico encontrado em prospecções no jardim do Museu e mostra ao público o dia a dia de uma casa nos séculos 18 e 19.

Confira o cronograma de atividades em cada unidade:

Museu da Energia de São Paulo

O Museu da Energia de São Paulo promove duas oficinas culturais em dezembro. No dia 10, acontece a Oficina de Estêncil, das 10h30 às 16h. Os participantes vão conhecer a técnica de produção de desenhos com placas temáticas para estampagem bem como seus usos e suas atuais significações na cultura urbana em São Paulo e do território onde o Museu se insere. É obrigatório que os inscritos tragam uma peça de roupa para ser estampada, os participantes serão orientados pelos educadores durante toda a ação. A oficina é gratuita e tem vagas limitadas para até 20 pessoas. Inscreva-se pelo WhatsApp da unidade do Museu da Energia de São Paulo: (11) 99169-8531. 

Museu da Energia de São Paulo
Crédito: Fabricio Junqueira

No dia 17, o Museu da Energia de São Paulo promove, das 10h30 às 16h, a Oficina de Papel Reciclado, para mostrar a importância e as possibilidades que existem no ato de reciclar e reutilizar materiais tornando os mesmos, objetos com valor artesanal e de venda. A ação é gratuita e voltada para todos os públicos. É preciso inscrever-se previamente pelo WhatsApp da unidade:  (11) 99169-8531. As vagas são limitadas.

Serviço

Oficina de Estêncil
Local: Museu da Energia de São Paulo
Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo
Data: 10 de dezembro
Horários: Das 10h30 às 16h
Mais Informações: (11) 3224-1489, (11) 99169-8531 – WhatsApp – e-mail: saopaulo@energiaesaneamento.org.br

Oficina de Papel Reciclado
Local: Museu da Energia de São Paulo
Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo
Data: 17 de dezembro
Horários: Das 10h30 às 16h
Mais Informações: (11) 3224-1489, (11) 99169-8531 – WhatsApp – e-mail: saopaulo@energiaesaneamento.org.br

Museu da Energia de Salesópolis

Salesópolis
Crédito: Divulgação

Em comemoração ao Dia Nacional da Família, em 8 de dezembro, o Museu da Energia de Salesópolis oferece a atividade especial Piquenique no Museu nos dias 10 e 17, das 10h às 17h. Os visitantes poderão levar alimentos para as áreas verdes da unidade, que fornecerá toalhas de piquenique. A atividade incentiva momentos de conexão entre as famílias e contemplação da natureza.

O piquenique acontece em uma área de Mata Atlântica nativa, em meio ao canto de pássaros, som da cachoeira e um cenário que convida ao relaxamento. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. Basta levar seus comes e bebes e aproveitar.

Outra atividade do Museu da Energia de Salesópolis é o Natal Solidário “Mais Amor, Por Favor”, em parceria com a ONG Contagie Kairós – Transformando Vidas. A instituição vai realizar, até o dia 21 de dezembro, a arrecadação de alimentos e brinquedos, que serão doados às famílias em situação de vulnerabilidade do município de Salesópolis.

Nas quartas-feiras e sábados do mês de dezembro, dias 7, 10, 14, 17 e 2, a entrada no Museu da Energia de Salesópolis será um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo novo ou usado, em bom estado, por pessoa. A atividade envolve a comunidade em uma ação solidária ao mesmo tempo em que estimula o interesse pelo acervo histórico da unidade.

Serviço

Piquenique no Museu
Local: Museu da Energia de Salesópolis
Endereço: Estrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis, São Paulo
Datas: 10 e 17 de dezembro
Horários: 10h às 17h
Mais Informações: (11) 4696-1332 ou (11) 99115-0020 – WhatsApp – e-mail: salesopolis@museudaenergia.org.br

Natal Solidário “Mais Amor, Por Favor”
Local: Museu da Energia de Salesópolis
Endereço: Estrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis, São Paulo
Data: Sábados, dias 10 e 17 de dezembro, e quartas, dias 7, 14, 21 de dezembro, doação de alimentos não perecíveis ou brinquedos, que serão entregues a moradores de Salesópolis
Horários: Das 10h às 17h
Mais Informações: (11) 4696-1332 ou (11) 99115-0020 – WhatsApp – e-mail: salesopolis@museudaenergia.org.br

Museu da Energia de Itu

O Museu da Energia de Itu apresenta a exposição “Fragmentos do Cotidiano”, que pode ser conferida até o dia 31 de dezembro. A mostra, no térreo, exibe acervo arqueológico encontrado em prospecções no jardim do Museu e mostra ao público o dia a dia de uma casa nos séculos 18 e 19. O edifício onde o Museu era uma casa térrea de taipa de pilão que foi transformada em sobrado. Nas prospecções arqueológicas realizadas em 1999, foram coletados 3,8 mil fragmentos de artefatos que revelam os hábitos dos antigos moradores do prédio. A exposição foi aberta em agosto.

Entre os objetos apresentados em “Fragmentos do Cotidiano”, destacam-se utensílios domésticos, cerâmicas, faianças, fósseis de animais e objetos de uso pessoal. Há embalagens de vidro fabricadas por vidreiros portugueses e artesãos italianos. Uma das vedetes da mostra é uma moeda de 100 réis, plural de real à época, moeda vigente no Brasil na colonização, utilizada até depois da República, substituída pelo Cruzeiro no ano de 1942. A moeda de maior valor na época representava a quantia de 2.000 réis.

Museu da Energia de Itu
Crédito: Divulgação

Itens do acervo revelam como eram a alimentação, o descarte de resíduos e lixo. A partir dessa reflexão do passado, a mostra apresenta conceitos sobre a arqueologia doméstica e levanta questões sobre o consumo da sociedade atual e a reciclagem.Entre os objetos apresentados em “Fragmentos do Cotidiano”, destacam-se utensílios domésticos, cerâmicas, faianças, fósseis de animais e objetos de uso pessoal. Há embalagens de vidro fabricadas por vidreiros portugueses e artesãos italianos. Uma das vedetes da mostra é uma moeda de 100 réis, plural de real à época, moeda vigente no Brasil na colonização, utilizada até depois da República, substituída pelo Cruzeiro no ano de 1942. A moeda de maior valor na época representava a quantia de 2.000 réis.

Desenvolvida a partir da pesquisa do professor Paulo Zanettini, a exposição é composta por onze painéis adesivados, vitrines e uma maquete. Textos e imagens apresentam detalhes sobre as prospecções arqueológicas, fatos históricos da cidade de Itu do século 17 ao 19, origens indígenas da região e técnicas construtivas das habitações coloniais paulistas da época.

Serviço

Exposição “Fragmentos do Cotidiano”
Local: Museu da Energia de Itu
Endereço: Rua Paula Souza, 669, Centro
Até 31 de dezembro
Horários: Das 10h às 17h
Informações: (11) 4022-6832 ou (11) 94805-4429 – WhatsApp – e-mail: itu@museudaenergia.org.br

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento inspira pessoas sobre o valor da água e energia para a vida, por meio da pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

Facebook: @museudaenergia
Instagram: @museudaenergia
YouTube: Museu da Energia

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!