thyssenkrupp adquire certificado internacional de energia renovável I-REC para planta automotiva de São Paulo

softelec
thyssenkrupp © 2023
thyssenkrupp © 2023

Imagem: Divulgação

  • Certificação comprova que 100% da energia elétrica consumida advém de fontes renováveis.
  • Meta global da empresa é reduzir 30% das emissões até 2030 e ser neutra em carbono até 2050.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2023 – A divisão Springs & Stabilizers da thyssenkrupp, especializada em molas e barras estabilizadoras para veículos, acaba de adquirir o certificado I-REC (International Renewable Energy Certificate) para a fábrica situada em São Paulo (SP). Dessa forma, a empresa comprova que 100% da energia elétrica consumida na planta no ano fiscal 2022/2023 (outubro de 2022 a setembro de 2023) foi proveniente de fontes renováveis de energia. A certificação contribui para a redução das emissões de escopo 2, aquelas relacionadas ao consumo de energia.

O I-REC garante a origem e a qualidade da energia elétrica renovável utilizada por uma organização.

“Essa conquista representa um importante passo para a thyssenkrupp, pois demonstra seu comprometimento em reduzir as emissões de gases de efeito estufa e contribuir para a preservação do meio ambiente”, declara Alessandro Alves, CEO da divisão Springs & Stabilizers da thyssenkrupp para o Brasil. “O I-REC nos coloca em vantagem competitiva no mercado automotivo, nos posicionando como um parceiro confiável para nossos clientes, que cada vez mais buscam soluções sustentáveis e inovadoras”, acrescenta.

Globalmente, a thyssenkrupp assumiu o compromisso de se tornar neutra em carbono até 2050. Nesse contexto, foram estabelecidas outras metas, que incluem a redução de cerca de 30% nas emissões diretas de CO2 relacionadas aos processos produtivos e à energia utilizada (escopos 1 e 2), além da diminuição de 16% das emissões indiretas – na cadeia de valor da empresa (escopo 3) – até o ano de 2030. Os objetivos estabelecidos pelo grupo foram analisados e avaliados pela Science Based Targets (SBTi), que os classificou como diretrizes alinhadas às metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, em 2015.

Como resultado de toda sua estratégia de sustentabilidade e contribuição para redução das emissões, a thyssenkrupp tem sido reconhecida pela organização internacional Carbon Disclosure Project (CDP) como uma das empresas líderes mundiais em proteção climática por sete anos consecutivos, sendo uma das 330 companhias internacionais presentes na “A-List 2022” de proteção climática da entidade.

Presente no Brasil desde 1967, a divisão Springs & Stabilizers da thyssenkrupp possui uma linha completa de fabricação de molas helicoidais, feixes de molas, barras estabilizadoras e barras de torção, conquistando posição de vanguarda no mercado junto a clientes na indústria automotiva, exportação e mercado de reposição.

A unidade de negócios conta com duas plantas no Brasil.

A primeira, localizada em São Paulo (SP), tem sua produção voltada ao mercado de ônibus, caminhões e comerciais leves. No portfólio dessa fábrica destaca-se a produção de feixe de molas trapezoidais, feixe de molas parabólicas, barras estabilizadoras pesadas e barras de torção, além de grampos e stabilinkers. A segunda unidade iniciou as suas operações em 1999 e está localizada em Ibirité (MG). Sua produção está voltada a componentes destinados a veículos de passeio e comerciais leves, tais como molas helicoidais e barras estabilizadoras leves.

Em seus mais de 50 anos de atuação no mercado de molas e barras estabilizadoras, a thyssenkrupp estabeleceu parcerias com praticamente todas as grandes montadoras do país, além de atuar no segmento de reposição por meio de uma ampla rede de distribuidores espalhados por praticamente todo o território nacional.

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é uma empresa internacional industrial e de tecnologia que emprega cerca de 100.000 pessoas em 48 países. No ano fiscal  2022/2023 registrou um faturamento de €38 bilhões. Desde 1º de outubro de 2023, as atividades comerciais foram agrupadas em cinco segmentos: Automotive Technology, Decarbon Technologies, Materials Services, Steel Europe e Marine Systems.

Os negócios desenvolvem soluções sustentáveis para os desafios do futuro com base em um amplo know-how tecnológico. Cerca de 4.000 colaboradores trabalham em pesquisa e desenvolvimento em 75 localidades em todo o mundo, principalmente nas áreas de proteção climática, transição energética, transformação digital na indústria e mobilidade do futuro.

A thyssenkrupp possui atualmente um portfólio de aproximadamente 14.630 patentes. Sob a marca guarda-chuva thyssenkrupp, a empresa cria valor de longo prazo com produtos, tecnologias e serviços inovadores e contribui para uma vida melhor para as gerações futuras. Para isso, a empresa persegue metas ambiciosas de proteção climática e otimiza a sua própria eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, utiliza as suas diversas capacidades ao longo das cadeias de valor relevantes para desempenhar um papel significativo na promoção da transformação verde dos seus clientes.

Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente cerca de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, defesa naval, energia eólica e plantas industriais.

Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2022/2023 um faturamento equivalente a R$ 5 bilhões.

Site oficial: https://www.thyssenkrupp-brazil.com

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!