Assembleia do Meio Ambiente aprova acordo para acabar com poluição plástica até 2024

softelec

Imagem: UNEP/Cyril Villemain – Celebração do acordo para acabar com a poluição plástica até 2024 | Documento foi firmado por chefes de Estado, ministros do Meio Ambiente e representantes de 175 nações; diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente afirma que resolução é a mais importante desde o Acordo de Paris sobre Mudança Climática; vice-líder da ONU, Amina Mohammed, pede ação imediata.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, celebrou o acordo para acabar com a poluição plástica até 2024. O texto foi adotado na quinta Assembleia do Meio Ambiente, encerrada em 2 de março.

Chefes de Estado, ministros do Meio Ambiente e outros representantes de 175 nações assinaram o documento que aborda todo o ciclo de vida do plástico, desde a origem até seu descarte, em Nairóbi, capital do Quênia.

Relevância

A diretora-executiva do Pnuma, Inger Andersen, afirmou que o resultado alcançado pelos membros da Assembleia é o mais importante desde o Acordo de Paris sobre Mudança Climática, de 2015.

Diretora-executiva do Pnuma, Inger Andersen, afirmou que resultado alcançado pelos membros da Assembleia é o mais importante desde o Acordo de Paris
Crédito: UNEP/Cyril Villemain

Segundo a agência, a produção de plástico aumentou, exponencialmente, nas últimas décadas e agora chega a cerca de 400 milhões de toneladas por ano, um volume que deve dobrar até 2040.

A resolução é baseada em três projetos iniciais e estabelece um Comitê Intergovernamental de Negociação, que será iniciado ainda neste ano, com a ambição de concluir uma proposta de acordo global juridicamente vinculativo até o final de 2024.

De acordo com o Pnuma, o texto deve apresentar alternativas para abordar o ciclo de vida completo dos plásticos, materiais reutilizáveis e recicláveis, bem como a necessidade de colaboração internacional para facilitar o acesso à tecnologia, capacitação e cooperação científica e técnica.

O evento também comemora o 50º aniversário do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, fundado em 1972 na Conferência Ambiental em Estocolmo, tida como a primeira reunião de alto nível sobre assuntos ambientais.

Saiba mais no YouTube

Nações Unidas

A subsecretária-geral das Nações Unidas, Amina Mohammed, participou da Assembleia no Quênia, com lideranças de entidades da ONU e outros parceiros, bem como representantes do governo queniano e delegações que participam do evento.

Em sua rede social, durante a visita, a vice-líder da ONU afirmou que o mundo vive uma tripla crise planetária: clima, natureza, poluição. Ela adicionou que é tempo de agir, já que o futuro do “povo e do planeta está em jogo”.

Após sua participação na Assembleia Ambiental, Amina Mohammed seguirá para Ruanda, onde participa do Fórum Regional da África sobre Desenvolvimento Sustentável e se reúne com os coordenadores residentes das Nações Unidas no continente.

Site oficial: https://news.un.org/pt/

Crédito:
Imprensa | Nações Unidas ONU News

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!