Em parceria com a Future Carbon Group, Pacto Global da ONU vai criar banco de soluções em baixo carbono e abre edital para organizações de todo o Brasil

softelec
Inscrições a partir de: 03/05/2023 15:00 até 22/05/2023 23:00
Inscrições a partir de: 03/05/2023 15:00 até 22/05/2023 23:00

Imagem: Divulgação | Empresas, ONGs, startups e institutos interessados podem inscrever os dados, que serão disponibilizados para companhias comprometidas com o Movimento Ambição Net Zero

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – Por iniciativa do Pacto Global da ONU, em parceria com a Future Carbon, organizações de todo o Brasil poderão cadastrar soluções de baixo carbono para um banco de dados que tem o objetivo de acelerar a mitigação de gases de efeito estufa do setor empresarial e fomentar a pesquisa, a inovação e o mercado de soluções consolidadas de baixo carbono. O edital para o cadastro fica aberto até 22 de maio e todas as empresas, ONGs, startups, Institutos e outros modelos de negócio do país podem participar. Soluções baseadas na natureza, tecnologias indígenas, quilombolas e periféricas poderão ser selecionadas com destaque.

A Future Carbon, plataforma de soluções em descarbonização, é a mais nova embaixadora do Movimento Ambição Net Zero e este Banco de Soluções de Baixo Carbono é o primeiro de uma série de produtos técnicos que serão realizados durante a parceria.

“O Banco de Soluções de Baixo Carbono é a primeira entrega da parceria com da Future Carbon com o Pacto Global da ONU no Movimento Ambição Net Zero. Teremos um comitê técnico transversal que, mediante critérios técnicos, organizará para as empresas signatárias do Pacto, com acesso total às empresas membros do Movimento Ambição Net Zero, uma plataforma digital com as mais diversas soluções de descarbonização. Cada empresa está em um estágio de maturidade na agenda climática, e o banco organizará as soluções em categorias para cada etapa da jornada climática das empresas rumo ao Net Zero. Com alegria, essa é mais uma iniciativa pro bono em que a Future Carbon realiza seu compromisso de contribuir com a aceleração da transição para uma economia de baixo carbono”, festeja Fabio Galindo, CEO da Future Carbon.

Em parceria com a Future Carbon, serão selecionadas as organizações que terão o nome divulgado publicamente pelo Pacto Global da ONU no Brasil, sendo que as informações completas de cada solução e seu potencial de redução de emissões ficarão disponíveis para as empresas comprometidas com o Movimento Ambição Net Zero. O Pacto Global da ONU no Brasil busca produtos e serviços que apoiem na descarbonização das empresas de diversos setores econômicos, considerando diferentes estágios de escala e desenvolvimento das soluções.

A redução da emissão de carbono é crucial e crítica para a existência de futuras gerações. E o Movimento Ambição Net Zero, hoje com 59 empresas, pretende colaborar para a Redução de 2 Giga toneladas de CO2 e em emissões acumuladas até 2030, apoiando empresas em suas jornadas de descarbonização e no estabelecimento de metas baseadas na ciência. Para isso, trabalhar com fornecedores e soluções locais, além de fomentar o investimento em inovação é indispensável para impactar positivamente a sociedade brasileira e o meio ambiente global, dentro do ODS13 (Ação contra mudança global do clima).

“O Banco de Soluções de Baixo Carbono pretende auxiliar as empresas a acelerar suas mudanças rumo ao Futuro Net Zero, conectando e dando visibilidade para quem oferece soluções mais sustentáveis e facilitando a busca das empresas que estão em sua jornada de descarbonização no Movimento Ambição Net Zero”, conclui Alexander Rose, Gerente Sênior de Meio Ambiente no Pacto Global da ONU no Brasil.

Sobre a Future Carbon

A Future Carbon Group é uma empresa brasileira com atuação global, que nasceu no começo de 2022 com a missão de desenvolver e escalar soluções de descarbonização, unindo visão de negócio e tecnologia, capital intensivo, alta governança e excelência técnica.

É a primeira climate business do país a criar um ecossistema completo para o mercado voluntário de carbono, partindo do desenvolvimento e implementação de projetos de créditos de carbono até sua comercialização.

Embora seja uma empresa nova, nasceu com um time com mais de 15 anos de experiência nos mercados de carbono, finanças e governança. Inclusive, já possui o maior portfólio de créditos de carbono em florestas e energias renováveis do Brasil.

Fora a excelência operacional de um time diverso que trabalha há anos nos mercados de carbono, finanças sustentáveis e governança, um dos diferenciais é o trabalho em soluções de ponta a ponta, partindo da identificação das oportunidades de geração de créditos de carbono e desenvolvimento dos projetos em diferentes setores (florestas, energias renováveis, etc.) até a comercialização de créditos de carbono premium, que não só contribuem para a questão climática, mas também são gerados com alta governança e integridade, e com o olhar para co-benefícios e impacto social nas comunidades e regiões de atuação.

Outro grande diferencial é o modelo de valor compartilhado, no qual a empresa é somente paga quando se inicia a geração conjunta de créditos de carbono, que são divididos entre as partes. Essa forma de remuneração não só revela a aposta da empresa nessa moeda verde, como também demonstra o uso da sofisticação e inteligência financeira para direcionar capital e escalar o mercado.

Acesse o edital aqui

Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 18 mil participantes, distribuídas em 65 redes locais, que abrangem mais de 160 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite site oficial https://unglobalcompact.org.

 O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e site oficial https://www.pactoglobal.org.br.

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!