AWM München, responsável pela Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos residenciais da cidade de Munique, recebeu delegação de empresários brasileiros

softelec
Empresários brasileiros do setor de Resíduos e Reciclagem visitam a AWM München | Organização: AMBIENTAL MERCANTIL
Empresários brasileiros do setor de Resíduos e Reciclagem visitam a AWM München | Organização: AMBIENTAL MERCANTIL

Imagem: Divulgação | Por Simone Horvatin, colaboração para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

  • A AWM München é responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos da cidade de Munique e é uma empresa comprometida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. É uma empresa que preocupa em oferecer qualidade nos serviços e acessibilidade. A atividade principal da AWM München sempre foi desde sua criação há 130 anos, a gestão eficiente de resíduos, a proteção climática e a preservação de recursos, tendo hoje como meta se tornar uma empresa carbono neutra até 2030.
  • AWM München em números: 1.646 empregados, 4 depósitos de resíduos, 1 instalação de incineração de resíduos que gera eletricidade e calor, 12 Centros de Coleta e Separação distribuídos pelas regiões de Munique (qualquer residência tem um Centro no máximo há 5km de distância), 1 planta de fermentação a seco.
  • O balanço financeiro da AWM em 2021 foi 378,6 milhões de euros no total, sendo que 227,4 milhões de euros foram gerados pela comercialização dos resíduos, correspondendo a 145.935 toneladas de resíduos reciclados.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Munique, junho de 2022 – No último dia 02 de junho, a empresa municipal AWM München, em português, Centro Municipal de Coleta e Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos Residenciais da Cidade de Munique recebeu a delegação de empresários especialistas em resíduos do Brasil para um “tour prático” na realidade da cidade. O anfitrião da delegação foi o Sr. Frederic Weihberg da AWM. Os visitantes, empresários brasileiros de várias regiões do Brasil, aproveitaram a ocasião da feira IFAT Munich.

A visitação técnica foi organizada por Simone Horvatin, residente há mais de 22 anos em Munique, na Alemanha e fundadora das plataformas ambientais de e-commerce e notícias online AMBIENTAL MERCANTIL.

Foto: Divulgação
Divulgação da visita técnica de brasileiros a AWM München
Foto: Divulgação
Divulgação da visita técnica de brasileiros a AWM München
Foto: Divulgação
Divulgação da visita técnica de brasileiros a AWM München
Foto: Divulgação
Divulgação da visita técnica de brasileiros a AWM München

1. WERTSTOFFHOF AWM | Centros de Coleta e Separação de Resíduos Sólidos Urbanos Residenciais

Na cidade de Munique são 12 Centros de Coleta e Separação de Resíduos Sólidos Urbanos residenciais. Normalmente são áreas grandes, com estacionamentos e vários contêineres classificados por tipos de resíduos. Há um Ponto de Informação (INFO) onde os cidadãos podem perguntar para os funcionários onde descartar corretamente seus resíduos, na dúvida.

A responsabilidade dos cidadãos pode ser considerada como um papel-chave para o sucesso das taxas de reciclagem e da circularidade dos resíduos em Munique.

Há contêineres distintos para que os cidadãos entreguem já no local correto de descarte:

  • Eletrodomésticos (geladeiras, fogões, freezers etc.) e Eletroeletrônicos (Computadores, Cabos,etc);
  • Móveis de madeira, sofás, armários, mesas;
  • Plásticos, Isopores, Madeira e Metais (separados um a um);
  • Roupas, cobertores e edredões;
  • Equipamentos de esporte;
  • para compostáveis como podas de árvores e restos de folhas e gramas;
  • Resíduos problemáticos e químicos como lâmpadas, pilhas ou semelhantes; entre outros resíduos.

Nos Centros de Coleta e Separação de Resíduos Sólidos Urbanos Residenciais AWM podem ser descartados apenas resíduos doméstico, gerados apenas por pessoas físicas, havendo um limite de quantidade por dia. Acima do limite, é cobrado do cidadão ou lhe é recomendado solicitar um serviço de coleta.

Para resíduos da gastronomia, industriais ou da construção civil em grandes quantidades, o procedimento é outro (através da contratação de serviços de coletas pela AWM ou por outras empresas).

Todos os resíduos entregues passam por uma triagem interna, e se estiverem ainda em bom estado, são encaminhados a loja brechó da AWM, chamada de Halle 2. Todos os sábados, as melhores peças descartadas e ainda em bom estado são leiloadas, ou seja, qualquer pessoa pode ir e dar seu lance!

2. Por que os alemães reciclam? Vamos compreender a taxa do lixo na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos em Munique

A Alemanha possui 16 estados e cada um deles define sua política de gestão de resíduos sólidos urbanos. Basicamente, seguem a ordem hierárquica das legislações vigentes: leis da União Europeia, depois Alemanha, então dos Estados e municípios. Por isso, a “forma” de gestão dos resíduos sólidos urbanos pode ser diferente de um estado para outro, de uma cidade para outra, mas a destinação final destes resíduos segue sem dúvidas, o que está escrito por lei.

Imagem: SISTEMA-DE-3-CONTENTORES
Imagem: Contentores contratados por tamanho/litros

Em Munique, a taxa do lixo é definida pelo tamanho do contentor cinza e quantas vezes por mês a coleta deve ser realizada pela AWM München. A taxa do lixo e a responsabilidade compartilhada são alguns dos principais motivos do porquê os alemães reciclam. Por isso, os alemães separam os recicláveis dos não-recicláveis em casa. Eles pagam pelos “não recicláveis”, conhecido como “Restmüll” (lixo doméstico) que vai para incineração. Assim, tudo que vai neste contentor cinza vira “litros de resíduos não recicláveis a serem incinerados”…

Quanto mais o cidadão reciclar, menos peso seu contentor cinza terá para a incineração e menos ele vai pagar na sua conta do lixo.

Outro aspecto a ser considerado, é que a responsabilidade da taxa do lixo é dos “proprietários dos imóveis” diretamente. Isso quer dizer que, se o imóvel for alugado, o proprietário continua sendo o responsável e deve embutir os custos da taxa do lixo no aluguel do seu inquilino.

A AWM München diz que proprietários de imóveis são bons pagantes e raramente há atrasos.

3. Como são e estão distribuídos os contentores de coleta de Resíduos da cidade de Munique, na Alemanha

  • DAS MÜNCHNER 3-TONNEN-SYSTEM
    SISTEMA-DE-3-CONTENTORES de Munique, incluindo as taxas

    Disposição: na entrada de quaisquer residências.
    As cores definem o tipo de separação: o lixo doméstico não reciclável no contentor cinza (este irá para incineração e é por este que o cidadão irá pagar), papel e papelão limpos no contentor azul e os resíduos orgânicos provenientes da cozinha e da jardinagem no contentor marrom.

    O tamanho do contentor é definido por litros e o proprietário solicita na contratação dos serviços com a AWM München qual tamanho de contentor ele deseja ter na sua residência, e quantas vezes por mês a AWM München deve coletar.

    Tudo isso é considerado na contratação dos serviços e influenciará no preço.
ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!