AWM München, responsável pela Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos residenciais da cidade de Munique, recebeu delegação de empresários brasileiros

softelec

7. MÜLLVERBRENNUNGSANLAGE: HEIZKRAFT-WERK­ MÜNCHEN NORD (HKW) | Usina de Incineração da cidade de Munique para Cogeração de Eletricidade e Calor

A planta de cogeração de energia (CHP) HKW München Nord, situada em Unterföhring, é operada pela Stadtwerke München e abastece 150.000 residências da cidade com aquecimento. A usina também incinera os resíduos residuais domésticos, resíduos volumosos não-recicláveis comerciais e industriais). Por meio da geração de energia e calor combinados, eletricidade e aquecimento são gerados localmente quando os resíduos são incinerados.

HEIZKRAFT-WERK­ MÜNCHEN NORD (HKW)
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Graças à uma moderna tecnologia de incineração e aos sistemas de filtros bem elaborados, as emissões de gases de efeito estufa gerados pela usina de Munique estão muito abaixo dos valores legalmente prescritos.

Os valores de incineração e as informações foram baseadas no site da própria AWM München:

Tipo de Resíduo Custo em Euros / Tonelada
Resíduos combustíveis não-perigosos comerciais
e de construções (entulhos) para eliminação
151,54 €
Resíduos combustíveis perigosos,
desde que previamente autorizados e licenciados
151,54 €
Resíduos para recuperação energética,
desde que previamente autorizados e licenciados
Negociado caso à caso.
Os dados são de Junho de 2022 – Website da AWM München

8. VERSCHENKPORTAL AWM MÜNCHEN| Portal para Doações da AWM

Para estimular o reuso, a economia circular e poupar os recursos, a própria AWM München oferece aos seus cidadãos uma plataforma online e gratuita para inserção de anúncios para doações. Qualquer pessoa pode inserir seu anúncio e conseguir dar uma segunda vida aos seus resíduos.

A empresa AWM MÜNCHEN se empenha em incentivar a doação, o reuso e a estender a vida útil de um produto antes de ser descartado definitivamente.

Portal da AWM München para Doações: https://www.awm-muenchen.de/vermeiden/verschenkportal

9. HALLE 2 | A loja second-hand da AWM MÜNCHEN

Foto: Halle 2 | AWM München

Estender a vida útil dos resíduos descartados pelos cidadãos de Munique é um dos principais objetivos da AWM München. Através da triagem eficiente, fazem testes e avaliações os resíduos. Resíduos considerados em bom estado retornam “ao mercado em forma de usados” na loja da AWM. Para os objetos considerados muito “especiais e de maior valor” a AWM realiza um leilão na sua loja todos os sábados. Aqui os participantes podem dar lances e se divertirem um pouco. Mas também há produtos second hand que são comercializados normalmente, favorecendo as pessoas de baixa renda.

10. O que faz a AWM MÜNCHEN ser uma empresa pública de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos residenciais de sucesso?

A AWM München tem 130 anos de existência Apesar de ser uma empresa pública sem fins lucrativos, a cidade de Munique não contribui financeiramente. A AWM München tem de ser autossuficiente na sua própria gestão.

De acordo com o Sr. Frederic Weihberg são 130 anos de experiência, entre erros e acertos. O fato de ser uma empresa pública sem fins lucrativos, dá espaço para a empresa focar no seu objetivo: a economia circular, a reciclagem e a saúde
dos cidadãos de Munique.

Mesmo com os desafios, a empresa pública sempre fecha no positivo seu balanço anual. A AWM München proporciona para os cidadãos o descarte correto, o reaproveitamento e só levam a incineração o que realmente não é reciclável.

O sucesso da AWM München também está na responsabilidade compartilhada com os cidadãos de Munique, e nas ações criativas e periódicas de marketing de sustentabilidade: uma forma de educar seus cidadãos através da publicidade.

Publicidade educativa da AWM distribuída pela cidade.
Publicidade educativa da AWM distribuída pela cidade.

Nosso muito obrigado à AWM MÜNCHEN!

Imagem: IFAT Munich 2022 – Frederic Weihberg, Marketing da AWM München e Simone Horvatin, Chefe Editorial da AMBIENTAL MERCANTIL

Em nome da AMBIENTAL MERCANTIL e de todos os empresários brasileiros que visitaram a AWM München, agradecemos imensamente ao Sr. Frederic Weihberg da AWM München pela experiência que nos proporcionou, nos guiando e nos explicando pacientemente o passo a passo de todas as ações praticadas pela AWM München para atingir o maior aproveitamento dos resíduos e reciclagem, contribuindo para a economia circular dos recursos.

Aprendemos que o lixo é responsabilidade de todos. Os empresários brasileiros puderam vivenciar que fechar o ciclo dos resíduos sólidos é possível sim: temos de reaproveitar, reutilizar, reciclar e recuperar ao máximo os recursos – destinando para incineração apenas o que não é reciclável.

Site oficial: https://www.awm-muenchen.de .

Sobre a AMBIENTAL MERCANTIL

As plataformas online AMBIENTAL MERCANTIL | O canal mais ambiental do Brasil promovem tudo sobre ESG e Sustentabilidade, Economia Circular, Meio ambiente e Energias Renováveis, nacionais e internacionais.
Plataforma de Conteúdo | Notícias: https://noticias.ambientalmercantil.com |
Marketplace | E-commerce: https://ambientalmercantil.com

REPRODUÇÃO PROIBIDA
Esta matéria é exclusiva. Elaborada pela jornalista Simone Horvatin, Chefe Editorial da AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS na Alemanha. De acordo com o departamento de imprensa da AWM MÜNCHEN a reprodução parcial ou total do conteúdo ou imagens por outros veículos de comunicação está proibido pela AWM MÜNCHEN. Apenas o compartilhamento deste link é autorizado. 

Crédito:
Imprensa | Por Simone Horvatin (Jornalista, MTB 0092611/SP) para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!