Últimas notícias

Aberto processo seletivo do Cemaden para Bolsas de Iniciação Científica-CNPq a estudantes universitários e de ensino médio

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – está com inscrições abertas, até o próximo dia 20 de julho, para as submissões de projetos de pesquisa científica para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq Cemaden) e  também para o  PIBIC-Ensino Médio-CNPq Cemaden.

O processo seletivo 2020 do Programa PIBIC-CNPq-Cemaden tem a expectativa de concessão de 10 Bolsas para estudantes de graduação do Ensino Superior integrados na pesquisa científica e 10 Bolsas do Programa PIBIC-Ensino Médio-CNPq Cemaden para estudantes de Ensino Médio. A confirmação do número de bolsas  está prevista para o próximo mês de agosto. A concessão das Bolsas PIBIC-CNPq terá início para agosto de 2020, com duração de 12 meses.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC do Cemaden é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. A Bolsa do Cemaden tem como um dos objetivos o de  contribuir para a formação de recursos humanos na pesquisa científica em temas que se relacionam ao estudo de desastres.

Na modalidade Ensino Médio, o Programa PIBIC-EM/CNPq/Cemaden é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de Ensino Médio, incentivando o contato com as diversas dimensões do conhecimento, promovendo a popularização da atividade científica no âmbito das ações do Cemaden, bem como estimular o interesse pela graduação e continuidade dos estudos.

Informações sobre o processo seletivo das Bolsas

Os Editais com as informações e critérios de inscrições para o processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica  das Bolsas PIBIC/CNPq/Cemaden 2020) e Bolsas PIBIC-EM/CNPq/Cemaden 2020 estão disponibilizados no site do Cemaden, pelo endereço:

 http://www.cemaden.gov.br/anuncios-e-oportunidades/

Crédito:
Ascom/Cemaden