Empresa inicia recuperação de área degradada em Unidade Estadual de Conservação do Rio Grande do Sul

softelec

Por Laura Maria | Supervisão de Vanessa Trindade | Foto: Luciano Garske/Divulgação Sema

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Primeira ação foi a retirara de espécies de árvores exóticas, que prejudicam o desenvolvimento das espécies nativas.

A empresa CMPC, que produz celulose, começou a recuperar uma área que fica dentro da Unidade Estadual de Conservação do Podocarpus, no município de Encruzilhada do Sul. A ação foi autorizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, dentro do Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD).

As melhorias acontecem em 140 hectares de uma área total de 300 hectares pertencente à CMPC, conhecida como Horto Ticiano. A primeira ação para a recuperação foi a retirada de espécies de árvores exóticas, ou seja, que não são do Rio Grande do Sul, como Eucalipto, Acácia Negra e Pinus e, portanto, prejudicam o desenvolvimento das espécies nativas.

Segundo o gestor do parque, Luciano Garske, o projeto foi criteriosamente analisado para promover a recuperação da melhor forma e sem regeneração ou disseminação das espécies exóticas.

“A remoção dos Pinus, em especial, é extremamente importante, pois a espécie possui alta capacidade de invasão, além de dificultar a regeneração de espécies nativas e não propiciar abrigo e alimentos para a fauna local”. 

A partir de agora, a regeneração com espécies nativas de ocorrência regional deve acontecer naturalmente. No entanto, técnicos e pesquisadores irão monitorar a regeneração da área, verificando as ações necessárias para que o local se recupere por completo.

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) fazem parte dos estudos que vão auxiliar no manejo dessa área protegida e da restauração da vegetação nativa.

“O PRAD trouxe a possibilidade de articulação entre diversos setores da sociedade, no caso, as instituições estaduais, a academia e a iniciativa privada. Esse tipo de trabalho em rede possibilita o desenvolvimento de expertise em nível regional” diz professora da UFSM, Ana Paula Rovedder.

O Parque Estadual do Podocarpus é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, categoria que permite o uso indireto dos recursos naturais e que tem por objetivo a preservação dos ecossistemas naturais e paisagens.

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!