Governo do Ceará envia Projeto de Lei que institui programa Agente Jovem Ambiental (AJA)

Foto: Institucional Governo do Ceará

O governo do Ceará enviou nesta quarta-feira (9) à Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que institui o programa Agente Jovem Ambiental (AJA). Trata-se de uma política pública voltada à inclusão social e ambiental de jovens cearenses – entre 15 e 29 anos – de maior vulnerabilidade social, pertencentes às famílias que compõe o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e regulamente matriculados em escola pública, escolhidos através de seleção pública.

O programa será gerenciado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com a parte financeira coberta por receitas da Semace.

“A ação irá qualificar jovens em situação de vulnerabilidade, por meio de capacitação adequada, para desempenhar ações voltadas à preservação do meio ambiente, de forma sustentável, ajudando na recuperação de áreas degradadas e apoiando a gestão das Unidades de Conservação. Além da capacitação, o programa prevê o pagamento de auxílio financeiro para os jovens, que devem ter entre 15 e 29 anos, incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e regularmente matriculados em escola pública”, explicou Camilo Santana.

O AJA deve estimular a participação cidadã em projetos socioambientais sustentáveis, viabilizando o desenvolvimento de competências e habilidades de jovens, ampliando as oportunidades de trabalho com geração de renda e o protagonismo juvenil, ao mesmo tempo melhorando a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

O governador também ressaltou a importância de criar oportunidades para os jovens cearenses, bem como de gerar o envolvimento desde cedo em projetos de educação ambiental, e na colaboração da conservação de biodiversidade.

“Hoje o Governo do Ceará criou mais uma política pública de inclusão social voltada aos nossos jovens. Não temos medido esforços para melhorar a qualidade de vida dos cearenses”, finalizou.

Crédito:
SEMA Governo do Ceará

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 689 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.