Sai edital para recuperação de áreas degradadas na Orla do Lago Norte de Brasília

softelec

ASCOM | Secretaria do Meio Ambiente de Brasília

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O Instituto Espinhaço – Biodiversidade, Cultura e Desenvolvimento Socioambiental, de Minas Gerais, foi a instituição selecionada pelo Edital Recupera Cerrado, lançado pela Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA/DF) e o Brasília Ambiental para atuar na Recuperação de Áreas Degradadas e Danos nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) da Orla Norte do Lago Paranoá. A ação terá investimentos de R$1,42 mi.

O trabalho prevê recomposição florestal com espécies vegetais (arbóreas, arbustivas e/ou herbáceas) nativas e o monitoramento das mesmas.

“No Lago Norte, a partir do edital da FBB, a meta principal é recuperar, no mínimo, 40 hectares, além de promover monitoramento, manutenção e ações de conscientização da população por meio de uma estratégia de comunicação. O trabalho de recuperação da Orla visa garantir que o Lago Paranoá cumpra as múltiplas funções ecossistêmicas, como estabilidade das margens, corredores ecológicos, biodiversidade, embelezamento de Brasília, amenização do clima, navegação e lazer”, afirma a subsecretária Assuntos Estratégicos da Sema, Márcia Coura.

Lago Sul

O trabalho de recuperação da Orla do Paranoá teve início em 2019, no Lago Sul, envolvendo áreas de preservação permanente (APPs). A iniciativa foi uma resposta do Governo do Distrito Federal a determinações legais da Ação Civil Pública do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que determinou a recuperação de APPs ocupadas ilegalmente ao longo da orla e que foram desobstruídas, com a retirada de cercas e muros.

A iniciativa conta com investimento de R$ 2 mi, recursos provenientes do Fundo Único do Meio Ambiente (Funam) e está sendo executada pela Sema, em parceria com o Instituto Rede Terra. A previsão é de que sejam recuperados 65 hectares, com ações nos 30 metros às margens do espelho d’água.

A orla do Lago Paranoá tem um contorno total de 102,31 km, sendo 50,31 km no Lago Sul e 52 km no Lago Norte.

O diagnóstico ambiental que subsidia o projeto identificou 321,83 hectares passíveis de recuperação na orla, incluindo APPs, unidades de conservação e áreas públicas.

Confira aqui o resultado

Crédito:
ASCOM | Secretaria do Meio Ambiente de Brasília

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!