Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso disponibilizará nova ferramenta de gestão ambiental

softelec

Por Duda Torres | Imprensa do Governo do Estado do Mato Grosso

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema/MT), deverá disponibilizar em breve mais uma ferramenta de gestão ambiental: o SIMLAM Parceiros. A iniciativa, pioneira de Mato Grosso, vai permitir que todos os órgãos parceiros tenham acesso on line a informações relacionadas aos licenciamentos ambientais. No dia 03 de dezembro, a Sema promoveu uma reunião entre parceiros na sede da secretaria, com intuito de apresentar o novo sistema.

Entre os parceiros presentes estavam representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), Ibama, Tecnomapas, Superintendência de Gestão Florestal (SGF/Sema), Superintendência de Infra Estrutura, Mineração, Indústria e Serviço (SUIMIS/Sema), Superintendência de Fiscalização (SUF/Sema) e Coordenadoria de Tecnologia e Informação (CTI/Sema).

O projeto SIMLAM Parceiros – Sistema Informatizado de Licenciamento Ambiental e Monitoramento – é específico para os órgãos que desejam fiscalizar, em uma ação conjunta com a Sema, que irá subsidiá-los com informações. A sua função será disponibilizar com maior transparência a partir de consultas, informações da Sema à órgãos competentes que atuam com a questão ambiental.

Conforme o analista de sistema da empresa Tecnomapas, Henrique Augusto Monteiro da Silva, a atuação dessas ações de fiscalização em conjunto com os parceiros viabilizará consultas dos dados relacionados aos empreendimentos licenciados pela Sema praticamente em tempo real. 

“O órgão parceiro deverá solicitar o acesso à CTI/Sema, que poderá disponibilizá-lo ao administrador ou usuário, que por sua vez estará apto a acessar o módulo a partir do seu cadastro. A Sema atribuirá permissões mediante especificações, ao ser solicitada pelo órgão requerente. O Administrador poderá cadastrar um ou mais usuários de sua responsabilidade para acessar as informações, já aos usuários, serão consentidas as consultas estabelecidas mediante a permissão concedida ao órgão ao qual faz parte”, finalizou Henrique.

Ao comentar sobre o projeto SIMLAM Parceiros o secretário adjunto de Mudanças Climáticas, Julio Bachega disse após a apresentação do módulo, que o instrumento tem por finalidade dar maior transparência aos dados armazenados na secretaria.

“O SIMLAM Parceiros irá melhorar consideravelmente o sistema de monitoramento através e um dos benefícios do sistema será a eficiência quanto à disponibilização das informações ambientais”, finalizou Bachega.

SIMLAM 

Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SIMLAM) é um conjunto de metodologias e ferramentas que tem como objetivo auxiliar a gestão do meio ambiente do estado.

SIMLAM Técnico (Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental – Módulo Responsável Técnico) é dedicado à interatividade dos usuários com o órgão, visando facilitar a comunicação entre os responsáveis técnicos, a Sema e o público em geral. Os responsáveis técnicos cadastrados na Sema e com a chave de acesso em mãos, poderão acessar o sistema.

Crédito:
Governo do Estado de Mato Grosso
Controladoria

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!