Angra dos Reis fora da rota turística: Conheça locais incríveis para visitação

softelec

Imagem: Divulgação Eletronuclear – Angra dos Reis conta com Observatório Nuclear com visitação gratuita | Angra dos Reis é considerada a Capital da Energia Nuclear no país, pois a cidade abriga as usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2 e também conta com Observatório com visitação gratuita.

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Janeiro de 2023 – Quando se pensa em Angra dos Reis, o que vem em mente são as praias e o visual deslumbrante deste município localizado na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro. Mas você sabia que não é somente de praia e sol que vive esse destino turístico tão atraente?

Angra é considerada a capital da energia nuclear do país, pois a cidade abriga a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), administrada pela Eletronuclear, que é formada pelas usinas nucleares Angra 1, 2 e 3 (ainda em construção).

A 100 metros do complexo nuclear, fica o Observatório Nuclear (ON), centro de visitação da empresa, localizado às margens da Rodovia Rio-Santos. Trata-se de um espaço moderno e interativo que proporciona informações sobre a geração de energia elétrica a partir de reatores nucleares, a história da energia nuclear no Brasil e os cuidados que a Eletronuclear tem com a segurança, de modo a proteger os trabalhadores da companhia, a população e o meio ambiente.

Entrada do Observatório Nuclear
Crédito: Divulgação Eletronuclear
Área interna do Observatório Nuclear
Crédito: Divulgação Eletronuclear

Em 2022, cerca de 50.000 pessoas visitaram o ON, marca que superou a meta estipulada para o ano e representou um novo recorde para o espaço. A expectativa para 2023 é ampliar ainda mais esse número com a construção de uma varanda panorâmica, um espaço com cafeteria, lojas de souvenirs e um local para comercialização de artesanato de comunidades tradicionais.

Diversão com informação

Em todo o mundo, a desinformação sobre a operação e a segurança das usinas nucleares alimenta mitos sobre o assunto. Por isso, desde a implantação da central nuclear de Angra, a Eletronuclear adotou uma política de transparência e esclarecimento da sociedade, materializada no Observatório. Essa é uma ótima atração turística para levar a família e se divertir!

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta, das 8h às 16h
Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h

O local é pet friendly e conta com acessibilidade para cadeirantes, além de wi-fi disponível para os visitantes. A entrada é gratuita.

Auditório do Observatório Nuclear
Crédito: Divulgação Eletronuclear

O ON também conta com um programa de visitação técnica à central nuclear, oferecido para entidades profissionais e de ensino, com grupos de 15 a 45 pessoas. Para verificar a disponibilidade de datas e realizar agendamento prévio, ligue para (24) 3362-9063/9770 ou envie uma mensagem para centinf@eletronuclear.gov.br.

Trilha Porã reabre para visitantes em fevereiro

A Eletronuclear reabre para visitação no mês de fevereiro a Trilha Porã, espaço de preservação da fauna e flora mantido pela empresa. Umas das novidades para 2023 é a criação de um espaço para estacionamento, dando mais conforto e segurança para os visitantes. O local fica situado na Rodovia Rio-Santos, em Praia Brava, a cerca de 2 km da central nuclear. Além da conservação, o intuito é promover educação ambiental, pesquisa científica e recreação. A trilha recebe todos os anos a visita de milhares de estudantes.

Entrada da Trilha Porã
Crédito: Divulgação Eletronuclear
Painel com informações sobre os biomas brasileiros
Crédito: Divulgação Eletronuclear
Crianças fazem passeio escolar pela Trilha Porã
Crédito: Divulgação Eletronuclear

Inaugurada em 2005, seu nome é de origem indígena, significando “aquilo que tem beleza”. Antes de abrir a trilha para visitação, a Eletronuclear realizou um levantamento das espécies endêmicas e apurou informações e curiosidades sobre as plantas e animais presentes no local. Esse material está disponível para o público por meio de placas espalhadas pelo espaço. Além disso, a sede administrativa recebeu painéis interativos com mais conteúdo para que os visitantes e os professores e suas turmas possam se preparar antes da caminhada.

O novo horário de funcionamento será definido em breve. A entrada é gratuita.
Telefone para contato: (24) 3362-9063

Site oficial: https://www.eletronuclear.gov.br/Paginas/default.aspx

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!