Mercado livre de energia atenderá todos os consumidores de média e alta tensão a partir de 2024

softelec
A RBE oferece serviços que vão da consultoria até à venda e à gestão energética.
A RBE oferece serviços que vão da consultoria até à venda e à gestão energética.

Imagem: Divulgação | Portaria do Ministério de Minas e Energia e normativa da ANEEL permitem que todos os consumidores do Grupo A de média e alta tensão possam contratar energia por meio do livre mercado

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2023 – Segundo portaria recentemente publicada pelo Ministério de Minas e Energia e normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a partir de janeiro de 2024, o mercado livre de energia passa a ser acessível a todos os consumidores conectados à rede de média e alta tensão, classificados como “grupo A”.

O mercado livre de energia tem sido uma opção cada vez mais atraente para quem busca reduzir custos com energia elétrica, e a nova resolução o torna acessível para pequenas e médias empresas. Assim, mais de 106 mil unidades consumidoras poderão reduzir seus custos com energia elétrica e aumentar sua competitividade em seus respectivos segmentos.

A RBE já auxiliou, em seus 12 anos de atuação no mercado, mais de 400 empresas de grande porte a migrarem para o mercado livre de energia.

“A maioria desses consumidores tiveram seus gastos com energia elétrica reduzidos em mais de 20%”, afirma Álvaro Scarabelot, diretor-executivo da RBE.

O mercado livre de energia também incentiva a adoção de medidas de eficiência energética, uma vez que o preço da energia elétrica está diretamente relacionado à demanda e à oferta – quanto mais eficiente for o consumo de energia da empresa, menor será o preço que ela pagará pela energia elétrica.

Para aderir, as pequenas e médias empresas precisam atender apenas o requisito de pertencerem ao grupo A, ou seja, possuírem tensão de alimentação superior a 2,3 kV.

A partir de 2024 não existirá mais a exigência de demanda mínima. Em linhas gerais, faturas de energia superiores a 10 mil reais mensais já estariam aptas. Esse mercado livre para consumidores menores é mais prático, pois não necessita de adesão via Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e não possui as complexidades de pagamentos dos eventos financeiros da CCEE.

Todo o processo é gerido e realizado via a representação do comercializador. A migração das unidades consumidoras do grupo A para o mercado livre de energia expandirá o ambiente de contratação livre (ACL) que hoje corresponde por 36% consumo de energia e tem potencial de chegar a 46%.

“A RBE é uma das principais comercializadoras varejistas habilitadas atualmente, sendo que temos capacidade para atender todo o Brasil e expertise dentro de casa para atender o varejo”, salienta Álvaro.

“Nossa perspectiva é de sermos uma das maiores comercializadoras varejista do Sul do Brasil, aproveitando a sinergia que o Grupo HCS nos oferece hoje”, conclui Scarabelot. 

Sobre a RBE Fundada em 2011 e localizada em Joinville (SC), a RBE é uma empresa do Grupo H. Carlos Schneider, que comercializa energia elétrica no mercado livre.

Atualmente, a companhia conta com mais de uma centena de clientes, entre indústrias, empresas e instituições de grande porte. Com o compromisso de fornecer soluções em energia elétrica mais econômicas, a RBE oferece serviços que vão da consultoria até à venda e à gestão energética.

Sobre o Grupo HCS com uma história de 140 anos, o Grupo H. Carlos Schneider, de Joinville (SC), reúne sete empresas que são referência nacional em diversos segmentos: fabricantes de soluções em fixação; empreendimentos imobiliários; gestão e comercialização de energia; soluções logísticas; e agropecuária. Mantém ainda entidade que organiza ações sociais, ambientais, de pesquisa e desenvolvimento.

Site oficial:  http://www.rbenergia.com.br/grupo-hcs/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!