Copersucar evitou a emissão de 2,4 milhões de toneladas de CO2 eq na última safra

softelec
Copersucar evitou a emissão de 2,4 milhões de toneladas de CO2 eq na última safra.

Imagem: Divulgação | Copersucar – Desde a sua criação, contribuição da companhia para o meio ambiente é semelhante a uma floresta duas vezes maior que a cidade de São Paulo

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

No balanço da Safra 2020/2021, a Copersucar não apenas cresceu o seu faturamento em 28,5% na comparação com o período anterior, como aumentou o seu saldo positivo para o clima, ao garantir que 2,4 milhões de toneladas de CO2eq deixassem de ser emitidas na atmosfera, entre as emissões geradas e evitadas pelos negócios etanol, açúcar e logística. Para absorver esse volume de carbono seriam necessárias 16,8 milhões de árvores crescendo por 20 anos.

A metodologia utilizada para mensurar a pegada de carbono é o GHG Protocol, ferramenta global para identificação e cálculo de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

A cada safra, a Copersucar apresenta crescimento sustentável em todas as suas operações, assumindo papel de destaque na economia de baixo carbono. Desde a sua criação, em 2008, a companhia evitou a emissão de mais de 70 milhões de toneladas de CO2eq na atmosfera, volume que corresponde ao trabalho de absorção de cerca de 500 milhões de árvores durante 20 anos, quantidade suficiente para cobrir duas vezes a área da cidade de São Paulo (SP).

Primeiro grande grupo do setor a concluir as certificações de todas as suas unidades produtivas no RenovaBio, a Copersucar também liderou a emissão de títulos verdes em 2020. Com 18% de participação no primeiro ano do programa nacional de incentivo aos biocombustíveis, a companhia escriturou 3,1 milhões de Créditos de Descarbonização (CBios), o que equivale ao reflorestamento de 21,7 milhões de árvores durante 20 anos.

Descarbonização de dentro para fora

Com o objetivo de tornar seu saldo de emissões ainda mais positivo para o meio ambiente, a Copersucar planeja, ao final da Safra 21/22, definir sua meta de descarbonização, de acordo com o resultado de estudos em execução. Para tanto, a companhia já está mapeando as atividades de todas as suas unidades e das usinas associadas.

Para termos uma meta, precisamos descobrir o quanto todo o ecossistema Copersucar emite. O trabalho para entender as emissões das usinas começou na última safra. É essencial, já que elas produzem nossa matéria-prima”, explica o analista de Sustentabilidade da Copersucar, Rafael Dominicheli Moura.

A companhia fez um treinamento com as associadas e elaborou um guia corporativo.

“O objetivo é auxiliá-las a captar informações sobre suas emissões e imputar esses dados no nosso Sistema de Indicadores de Sustentabilidade”, explica a coordenadora de Sustentabilidade da Copersucar, Maria Cláudia Trabulsi.

A cadeia da Copersucar vai se alinhando cada vez mais na questão da sustentabilidade.

Os grandes clientes nos impulsionam a estabelecer metas, pois também estão contratando as deles. Descarbonizar a economia é um caminho sem volta, pois todos estão preocupados com as mudanças climáticas e a redução da pegada de carbono”, informa Trabulsi.

Sobre a Copersucar

A Copersucar S.A. é uma plataforma global integrada, líder e referência mundial na comercialização de açúcar e etanol. Seu modelo de negócio, considerado único, combina a oferta em larga escala de produtos de alta qualidade com uma plataforma integrada de logística, transporte, armazenamento e comercialização, no Brasil e no mercado internacional

Site: https://www.copersucar.com.br/sustentabilidade

Crédito:
Imprensa | Copersucar

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4940 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!