Jovens de Goiânia produzem plástico biodegradável

softelec
Plástico Biodegradável

Imagem: Divulgação | O material desaparece sem contaminar o meio ambiente e é feito de amido de maisena e batata inglesa 

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – O plástico biodegradável, aquele que desaparece sem contaminar a fauna e a flora, é a solução. Seguindo, esse desafio, após muitos testes, os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Marista de Goiânia conseguiram produzir com sucesso um tipo de plástico biodegradável que pode ser utilizado para a fabricação de diversos utensílios e que desaparece sem contaminar o meio ambiente.

A ideia surgiu durante as aulas do Hub de Ciências, conduzidas pela professora Thaiza Montine, do Colégio Marista de Goiânia.

“Os alunos receberam um desafio: como reduzir a quantidade de plástico do mundo em que vivemos? Que material utilizar para que os resíduos desapareçam sem deixar rastro e sem impactar negativamente o meio ambiente?” conta a professora do Colégio Marista de Goiânia.

Depois de pesquisar e testar diversas fórmulas, os alunos de 15 e 16 anos conseguiram produzir com sucesso um plástico feito de amido de maisena e outro de amido de batata inglesa.

“Realizamos muitos testes físicos e também visualizamos sua forma no microscópio. Em seguida, dividimos as porções que produzimos e enterramos uma delas no jardim do colégio. Após 29 dias tivemos a alegria de verificar que o material tinha desaparecido. Colocamos a mesma terra do jardim no microscópico e comprovamos que o plástico desapareceu sem contaminar a fauna e a flora”, diz Thaiza.

O seguinte passo foi produzir algo mais completo feito com o plástico: glitter biodegradável e comestível que pode ser utilizado na educação infantil, por exemplo.

“O produto realizado foi tão bom que queremos inscrever o nosso projeto no Concurso EcoAr, um concurso de moda sustentável no qual faremos um adereço” conta a professora do Colégio Marista de Goiânia.

Para a professora, é muito importante educar com foco na sustentabilidade.

“Nossa sociedade já não pode permitir o excesso de lixo, de poluição e o uso indiscriminado de recursos naturais. Precisamos incentivar as mudanças e a educação transforma os jovens em agentes de uma sociedade melhor que entende que o meio ambiente e a humanidade devem estar em harmonia”, afirma Thaiza.

O plástico biodegradável

Os plásticos biodegradáveis de origem natural são feitos a partir de fontes renováveis, como milho, mandioca e beterraba, batata. Eles desaparecem mais rápido e não deixam impactos negativos no meio ambiente, podendo ser biodegradados por bactérias, algas e fungos, não gerando micro plásticos.

Site oficial: Página Inicial | Colégio Marista Goiânia (colegiosmaristas.com.br)

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4940 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!