Tendência: Empresas apostam em embalagens sustentáveis, com até dois meses de vida útil

softelec

Imagem: Divulgação Celomax | Iniciativa visa conscientização, além de auxiliar na redução do volume de rejeitos nos aterros sanitários

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Com a população cada vez mais consciente de seus atos, muitos sabem que um simples copo descartável leva muitos anos para se decompor. Tendo isso em vista, muitas empresas têm optado pelo uso de embalagens sustentáveis.

“Se você pensar nas pessoas que tomam refrigerante ou suco numa festa infantil, mesmo que fique com o mesmo copo até o final do evento, assim que for embora este perde a utilidade, mas o material pode ficar na natureza, por muitos anos. É necessário repensar esse modo de consumo”, comenta o CEO e fundador da Celomax, Nelson Assumpção Filho.

No Brasil, já existem alguns postos de reciclagem, mas falta a cultura e conscientização, principalmente para o alto volume de lixo.

Os descartáveis, de forma geral, como “plástico filme” e embalagens, são materiais que podem ser reciclados, mas uma grande parte não é de reciclar e, assim como muitos outros resíduos, boa parte vai parar em aterros sanitários, demorando diversas décadas para se decompor e o pior, muitas vezes chegam aos oceanos, prejudicando animais indefesos que confundem pedaços de plástico com comida.

De acordo com dados da Opinion Box, plataforma de pesquisas de mercado, ao menos 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade como um tema importante para o cotidiano. O levantamento levou em conta a opinião de 2.203 pessoas.

“Mesmo com dados expressivos sobre conscientização, é necessário que a população colabore cada vez mais com separação de lixos, faça escolhas mais sustentáveis e tenha noção dos impactos e opções a longo prazo, repensando quanto tempo aquele copo, sacola ou itens descartáveis ficarão no planeta”, comenta Nelson.

Algumas organizações começam a oferecer produtos compostáveis, como é o caso da Celomax, empresa situada no interior paulista, que investe fortemente no desenvolvimento constante dessas novas utilidades. Os últimos lançamentos da empresa, que tem como prazo de decomposição até 180 dias.

Como surgiu a questão biodegradável

“Em meados de 2009, trouxemos ao Brasil o primeiro carregamento de filme biodegradável e fizemos testes em diversas aplicações. Posteriormente essa experiência mostrou-se excelente, pudemos ver um caminho contrário ao padrão, em vez de a indústria ditar as regras, neste caso, as pessoas começaram a se preocupar mais com toda cadeia de produção e logo fez-se necessária a adaptação das empresas de distribuição e, consequentemente, dos embaladores” explica Nelson.

Para validação dos produtos, os especialistas faz a inspeção de cada produto, bem como sua expectativa de recorrência e buscam matérias primas adequadas de países que já estão avançados nesta conscientização, além da avaliação de viabilidade perante a indústria e o comércio.

A Celomax trabalha de forma consciente em todos os processos, utiliza na fábrica, localizada em Araras, um poço caipira com bombas para cuidar das plantas, proíbem o uso de qualquer agrotóxico no jardim e até mesmo plásticos descartáveis, possui 100% de energia proveniente de painéis solares, estão numa pequena floresta urbana de sua propriedade, quase no centro da cidade, que para a satisfação geral, suporta uma pequena fauna de animais selvagens, como teiús, saruês, saracuras e grande variedade de pássaros.

Sobre a Celomax e Nelxon Ltda

Pioneira em Embalagens Biodegradáveis no Brasil. Fundada em 1993, está localizada em Araras, no interior de São Paulo. A companhia trabalha com fornecedores internacionais para complementar as necessidades de matéria prima das indústrias locais. Com todo cuidado com o entorno, a Celomax atua de forma consciente em todos os processos, desde o uso de água de poço não artesiano, como painéis solares e a manutenção de uma floresta local, preservando a pequena fauna da região e animais selvagens.

Para saber mais, acesse: https://celomax.com.br

Crédito:
Imprensa | Celomax

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!