Comissão de Meio Ambiente aprova normas para prevenir enchentes

softelec

A proteção contra enchentes é o objetivo de um dos projetos aprovados na primeira reunião do ano da Comissão de Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5). O PLC 16/2016 segue para votação na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR).

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA ENCHENTES AVANÇAM

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou nesta quarta-feira (5) substitutivo ao projeto que institui medidas de prevenção contra enchentes, deslizamentos de terra e eventos similares. Do ex-deputado Chico Alencar, o PLC 16/2016 ainda será analisado na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), em decisão terminativa.

De autoria do senador Carlos Viana (PSD-MG), o substitutivo altera o Estatuto da Cidade estabelecer diretrizes para o sistema de drenagem urbana, incluindo o limite de impermeabilização dos terrenos conforme cada área da cidade. 

O texto também prevê a adoção de diretrizes para o sistema de áreas verdes urbanas, inclusive quanto à sua contribuição para a redução da impermeabilização das cidades, a implantação de calçadas ecológicas ou soluções técnicas equivalentes, a regularização fundiária de assentamentos urbanos e a previsão de áreas para habitação de interesse social por meio da demarcação de zonas especiais, onde o uso habitacional for permitido.

O projeto também altera o Estatuto do Saneamento para que a defesa civil passe a exigir, de municípios suscetíveis a enchentes e deslizamentos de terra, a elaboração de plano especifico de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, assegurada a compatibilidade com o plano diretor municipal, de caráter obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes.

Desastres naturais

A comissão também aprovou projeto que prevê a destinação de recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima a ações de prevenção, monitoramento e combate a desmatamento, queimadas, incêndios florestais e desastres naturais.

Autor do PL 5.098/2019, o senador Jayme Campos (DEM-MT) explicou que o projeto busca descentralizar a utilização dos recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima para casos emergenciais.

O texto, que teve como relator substituto o senador Prisco Bezerra (PDT-CE), ainda será analisado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.

Cadastro ambiental

Senadores da comissão apresentaram ainda parecer pela prejudicialidade do  projeto que amplia o prazo de inscrição obrigatória dos produtores rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

PL 3.687/2019 estabelece prazo de registro aberto e sem data limite para adesão ao cadastro, previsto pelo novo Código Florestal. O texto determina ainda que a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) deverá ser solicitada pelo proprietário ou legítimo possuidor até 31 de dezembro de 2019. E define que o prazo limite para concessão de crédito agrícola aos beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) pelas instituições financeiras será 31 de dezembro de 2020.

Relator da proposição, o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) explicou que a pretensão do projeto já foi alcançada pela Lei 13.887, de 2019, que apresenta redação idêntica à proposição — daí o seu voto pela prejudicialidade do texto.

De autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o projeto ainda será analisado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), em caráter terminativo.

Agrotóxicos

Na mesma reunião, foram aprovados dois requerimentos para a realização de audiências públicas sobre agrotóxicos. O primeiro debate vai discutir o impacto dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde humana.

A segunda audiência debaterá a utilização de agrotóxicos sob a perspectiva do agronegócio. Os requerimentos foram apresentados pelo presidente da CMA, senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

PROPOSIÇÕES LEGISLATIVAS PLC 16

Fonte: Agência Senado

Feira líder mundial na gestão de água, esgotos, resíduos e matérias-primas
04 – 08 Maio 2020 | Messe München
https://eventos.ambientalmercantil.com/internacionais-2020/ifat-2020/
ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!