OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Solução para a crise energética na Europa

softelec

Imagem: Divulgação | Por Sergio Marques, fundador da H2B Energy, empresário com 24 anos de experiência em energia eólica, para seção Opinião de Especialista AMBIENTAL MERCANTIL

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Abril de 2023 – A crise energética na Europa tem sido um desafio desde o início da guerra na Ucrânia, já que o país é um dos principais transportadores de gás natural da Rússia. Com a interrupção no fornecimento, houve escassez e aumento nos preços da energia. A União Europeia está buscando fontes alternativas de energia para reduzir a dependência da Rússia e a crise econômica global está afetando a capacidade dos países europeus de lidar com a questão. Isso está acelerando a transição energética, oferecendo oportunidades para empresas investirem em fontes de energia renováveis.

Uma dessas fontes é o hidrogênio em forma de amônia verde. É um sistema mais rápido, que faz com que a matéria-prima seja transportada a menos 23 graus, com uma densidade muito maior, e que já possui tecnologia e logística suficiente para tal. Além disso, para produzir a amônia verde, é necessária muita energia.

Por isso, esse ativo, hoje, na Europa tem sido cotado a preços que chegam a U$ 1.300,00 a tonelada, quatro vezes mais o valor que era cobrado em 2021.

O hidrogênio verde é produzido através da eletrólise da água e com o uso de energias renováveis, como a eólica e a energia solar. Ele pode ser utilizado em diversas aplicações, incluindo geração de energia, veículos movidos a hidrogênio, armazenamento de energia e produção de material. Além disso, ele não emite dióxido de carbono ou outros gases nocivos para a atmosfera, tornando-o uma alternativa atrativa às fontes tradicionais de energia. É uma tecnologia emergente, mas já está sendo utilizada em diversos países do mundo.

Ao exportar a amônia verde colaboramos para a difusão desse tipo de energia produzida a partir do hidrogênio verde. A Europa precisa de novas matrizes, devido à guerra da Ucrânia com a redução drástica do fornecimento de gás pela Rússia, além do processo de descarbonização, que é um tema muito caro para eles como sociedade. Nesse aspecto, o mercado europeu está muito propenso a comprar a nossa amônia verde, que é limpa, sustentável e certificada.

O mercado de hidrogênio verde vai cair nas mãos dos geradores e distribuidores de energia, por ser um processo muito mais eletrointensivo do que químico. Esse é um dos motivos que faz com que a questão da transição energética esteja em um ritmo acelerado. O Brasil é um país com potencial imenso para ser um dos maiores nesse setor.

O hidrogênio verde é a solução de um dos maiores desafios do mundo atual: a crise energética.

Com tecnologia inovadora e dedicação à transição energética, o Brasil tem potencial para ser protagonista na construção de um futuro mais sustentável e equilibrado para todos.

Site oficial: http://www.h2bgreen.com/

Informamos que os conteúdos publicados para seção Opinião de Especialistas AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS são independentes e de responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, na opinião da redação do nosso canal.

Imprensa

Interessado por Hidrogênio Verde?
Leia também as publicações do nosso Colunista.

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5043 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!