Ball Corporation adere ao Pacto Global da ONU

softelec

Imagem: iStock | Líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio se junta à iniciativa que engaja organizações na adoção de princípios que contribuem para os direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A Ball Corporation aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas (ONU), assumindo o compromisso de implementar continuamente os princípios de sustentabilidade que contribuem para os direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com isso, a líder mundial em embalagens sustentáveis passa a fazer parte de uma comunidade global formada por empresas, agências da ONU e agências governamentais com ideais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de públicos internos e externos às corporações. No Brasil, os projetos conduzidos através da iniciativa são desenvolvidos por meio das Plataformas de Ação e Programas Internacionais.

Com o propósito de construir um negócio forte pautado em um planeta mais saudável, a Ball vem realizando um trabalho extenso diretamente com o consumidor final para conscientização sobre escolhas mais sustentáveis. Em paralelo, as metas para 2030 desenhadas pela empresa abordam desafios críticos, e posicionam a Ball para um crescimento acelerado e de longo prazo – a partir da utilização de 100% de energia elétrica renovável até 2030 e redução à zero das emissões de carbono antes de 2050. Outros objetivos divulgados pela companhia envolvem a compra de todo o alumínio utilizado pela empresa por fontes sustentáveis certificadas e a conversão de 80% do volume global de latas para bebidas da Ball para seus designs STARcan, de peso reduzido.

Na Ball, nos esforçamos para fazer o que é certo para nossos clientes, consumidores, fornecedores, funcionários, comunidades e o planeta. Sempre dizemos que sustentabilidade não apenas faz parte da nossa estratégia, sustentabilidade é nossa estratégia.  E usamos os ODS do Pacto Global como referência, nosso guia ESG. Por isso estamos muito felizes de fazer parte dessa linda iniciativa das Nações Unidas. Somente toda a sociedade, governos e empresas trabalhando juntos é que iremos caminhar para uma economia verdadeiramente inclusiva e circular, auxiliando na formação de consumidores mais conscientes e uma cultura mais sustentável”, comenta Estevão Braga, Diretor de Sustentabilidade da Ball para a América do Sul.

O Pacto Global da ONU, que engaja organizações na adoção de dez princípios, está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O conjunto de 17 prioridades tem foco em lidar com os maiores desafios de desenvolvimento sustentável do mundo, como garantir educação de qualidade para todos; reduzir as desigualdades e garantir que ninguém seja deixado para trás; produzir e consumir com responsabilidade; e tomar medidas para combater a mudança climática e seus impactos. No Brasil, o Pacto Global conta com cerca de 40 iniciativas em andamento, e envolve centenas de empresas, assim como agências da ONU e agências governamentais.

Atualmente, a Ball tem diversos compromissos estabelecidos que se alinham diretamente com os ODS e a iniciativa do Pacto Global, tais como:

  • Circularidade RealA empresa acredita em uma economia verdadeiramente circular, em que os materiais sejam usados repetidas vezes, e destaca que não basta que os produtos sejam recicláveis, mas, sim, que a reciclagem realmente aconteça. Por isso, a Ball tem o compromisso de chegar a 85% de conteúdo reciclado médio (comparado com 61% em 2020) no alumínio usado para produzir bilhões de latas para bebidas, garrafas e copos a cada ano. Para promover o progresso em direção à circularidade – lançado pela Ball com o nome de Nossa Visão rumo ao Círculo Perfeito – a empresa colabora com parceiros da indústria, legisladores, ONGs e outros grupos de interesse para que mais latas sejam coletadas e que uma alta porcentagem dessas latas sejam recicladas para se tornarem fita de alumínio novamente. O objetivo é que os índices globais de reciclagem de latas para bebidas, garrafas e copos de alumínio seja de 90% até 2030, em comparação com o nível atual de 69%. No Brasil, a Ball contribui para que o país seja referência na reciclagem do material, que, em 2021, atingiu a maior taxa já registrada, de 98,7%
  • Liderança no clima: A ambição da Ball em zerar as emissões são uma expansão das metas baseadas na ciência de reduzir as emissões de gases do efeito estufa geradas pela cadeia de suprimentos e operações, inclusive fontes de energia. Nos últimos três anos, a empresa anunciou contratos virtuais de compra de energia nos Estados Unidos, Suécia e Espanha, e a eletricidade produzida a partir desses projetos permitiu obter 44% de demanda global de eletricidade em 2021 a partir de fontes renováveis. O objetivo é obter 100% de eletricidade renovável globalmente até 2030, com uma meta intermediária de 75% até 2025.
  • Programas de ações junto às comunidades: A Ball também tem o compromisso de maximizar o impacto social positivo nas comunidades onde o público interno mora e trabalha. Por meio da Fundação Ball, programas de ação comunitária para promover a educação são desenvolvidos nos Estados Unidos. Na América do Sul, onde soma 17 unidades, a Ball promove diversas ações de incentivo ao empreendedorismo, leitura, formação e interação social pautadas em dois principais pilares: educação e reciclagem.
  • Diversidade e Inclusão: Com uma área estruturada na América do Sul, a Ball desenhou metas para o mesmo ano que garantiu aumento em 15% o número de mulheres em toda a organização, alcance de 20% de mulheres em posições de Diretoria e Vice-presidência e aumento da diversidade racial em 39% em novas contratações em 2021. Globalmente, líderes e colaboradores passam por um treinamento de viés inconsciente. Os esforços da companhia para um local de trabalho equitativo resultaram na conquista da pontuação perfeita de 100 no Índice de Igualdade Corporativa de 2022, e no reconhecimento como o Melhor Lugar para se Trabalhar em Igualdade LGBTQ+ pelo sexto ano consecutivo nos Estados Unidos.

Como uma das maiores fabricantes de embalagens de alumínio e fornecedoras de tecnologia aeroespacial do mundo, a Ball assume a responsabilidade de contribuir para a melhoria do planeta em diversos aspectos. A aderência ao Pacto Global reafirma metas já alinhadas com os ODS, que comprometem a empresa em manter a transparência conforme e mapear o progresso em direção aos objetivos.

Sobre a Ball Corporation

A Ball fornece soluções inovadoras e sustentáveis de embalagens de alumínio para clientes de bebidas, cuidados pessoais e produtos domésticos, bem como aeroespacial e outras tecnologias e serviços. A companhia e suas subsidiárias empregam 24.300 pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US$ 13,8 bilhões em 2021.  Na América do Sul, a empresa conta com 15 fábricas, distribuídas entre Brasil, Chile, Argentina e Paraguai.

Para mais informações, acesse https://www.ball.com/ e siga o VADELATA – movimento em prol da lata de alumínio, a embalagem mais amiga do meio ambiente – no  Instagram e no Facebook.

Crédito:
Imprensa | Ball Corporation

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5027 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!