NEOM, o projeto mais ambicioso do mundo: uma mega cidade na Arabia Saudita que custará US$500 bilhões!

softelec

A Arábia Saudita acaba de anunciar planos para construir uma mega cidade sustentável e que custará US $ 500 bilhões

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman tornou público os planos para construir uma nova cidade na costa do mar Vermelh. A nova cidade promete um estilo de vida ainda não disponível na Arábia Saudita.

O príncipe disse que o projeto da cidade, que será chamada de “NEOM”, operará independentemente do “quadro governamental existente” com os investidores consultados em cada etapa durante o desenvolvimento. O projeto será apoiado por mais de US$ 500 bilhões do governo saudita e investidores locais e internacionais, de acordo com um comunicado divulgado na terça-feira em uma conferência de negócios internacional em Riade.

O novo projeto provavelmente surpreenderá investidores que ainda tentem fazer um levantamento das ações, durante uma série de anúncios importantes feitos pelo príncipe, enquanto ele procura preparar a Arábia Saudita para a era pós-petróleo. Em menos de dois anos, ele revelou planos para vender uma participação da gigante do petróleo Saudi Aramco e criar o maior fundo de riqueza soberana do mundo, além de liberar que as mulheres possam dirigir.

O príncipe, de 32 anos, fez uma aparição pública rara na conferência para promover o projeto, informando aos banqueiros e políticos econômicos que o reino está se mudando para uma “nova geração de cidades”. A NEOM será alimentada por energia limpa, ele disse, e não terá espaço “para o tradicional”.

Conectando países vizinhos

O plano ambicioso inclui uma ponte que atravessa o Mar Vermelho, conectando a cidade proposta ao Egito e ao resto da África. Cerca de 10.000 milhas quadradas ou 25.900 quilômetros quadrados foram alocadas para o desenvolvimento da área urbana, que se estenderá para a Jordânia e o Egito.

Klaus Kleinfeld, ex-presidente e diretor executivo da Siemens AG e Alcoa Inc., foi nomeado para liderar o desenvolvimento da NEOM. O fundo do SoftBank Group Corp. assinou nesta terça-feira um acordo inicial com o fundo de riqueza do reino árabe, para comprar uma participação “significativa” na Saudi Electricity Co. controlada pelo Estado e que fornecerá energia para a nova cidade.

O príncipe Mohammed, que se tornou herdeiro do trono neste verão, depois que seu primo mais velho foi removido do cargo, prometeu não repetir os erros do passado, insistindo que a Visão 2030 prosseguirá, independentemente dos preços do petróleo. Seu governo reduziu os subsídios, cortou os gastos para reduzir o déficit orçamentário e planeja introduzir impostos sobre o valor agregado no próximo ano, para aumentar as receitas não petrolíferas.

SUSTENTABILIDADE

A megacidade está sendo planejada para gerar energia regenerativa de baixo custo, abastecendo a cidade com energia e mobilidade limpas,  através de plantas fotovoltaicas e turbinas eólicas. O projeto envolverá tudo o que há de mais moderno e inovativo para se construir uma cidade do futuro.

O príncipe herdeiro entendeu o desafio. “Sonhar é fácil, conseguir isso é difícil”, disse ele.

O projeto tem site próprio http://discoverneom.com/.

Infográfico aqui. 

Brochura disponível para download aqui.

Crédito:
https://www.supplygogreen.com/2017/11/12/neom-the-destination-for-the-future/ 
https://www.bloomberg.com

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!