BAIXAR PDF: Índice de Desempenho das Mudanças Climáticas 2021

softelec

Redação Ambiental Mercantil

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Lançado no dia 07/12, a edição de 2021 do Índice de Desempenho em Mudança Climática (em inglês, The Climate Change Performance Index 2021). Este estudo vem sido publicado desde 2005 pela instituição alemã Germanwatch, CAN Climate Action Network International e NewClimate Institute.

Este estudo compara a proteção climática em 57 países, mais os países da União Européia. Juntos, esses países são responsáveis por 90% das emissões globais. O índice visa aumentar a transparência nas políticas climáticas internacionais e permitir a comparação dos esforços de mitigação e do progresso feito pelos países, individualmente.

A avaliação desta edição, Índice de Desempenho em Mudança Climática 2021, considerou a pandemia do COVID-19 como um fator positivo para uma redução significativa das emissões dos gases estufas, que chegou a 8,8% (esperava-se entre 4% até 7%). Entretanto, eles afirmam que esta redução é temporária, e que as nações devem usar “deste momento” para rever suas políticas ambientais, estruturas e modelos, afim de promover uma real mudança , objetivando um mundo livre do carbono, mais limpo e sustentável.

Abordagem metodológica e fontes de dados

O estudo CCPI leva em consideração quatro categorias, e avalia cada país sobre:

  1. suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) | 40% da pontuação total;
  2. as políticas de incentivos do mercado de eletricidade para aumentar o uso de energias renováveis, | 20% da pontuação total;
  3. eficiência energética e os investimentos feitos para melhorar |
    20% da pontuação total;
  4. a participação e empenho do país em políticas climáticas |
    20% da pontuação total.

O estudo serve para demonstrar que o uso de combustíveis de carvão estão em declínio, e que o uso de energias renováveis estão a aumentar a cada ano.

A avaliação também serve para destacar o desempenho e o compromisso de cada país com a proteção climática (baseando-se nas metas estabelecidas no Acordo de Paris e nas várias Conferências das Nações Unidas sobre Mudança Climáticas (COP).

A próxima Conferências das Nações Unidas sobre Mudança Climáticas será a 26. edição (COP26), e está prevista para ser realizada na cidade de Glasgow, entre os dias 1 a 12 de novembro de 2021, sob a presidência do Governo do Reino Unido.

O Brasil, que é o sexto maior emissor de gases de efeito estufa perdeu posição, de 21 para 25 no ranking.

A política climática brasileira foi avaliada como a mais baixa até hoje. No entanto, contraditoriamente, o país alcançou a meta de redução de emissão de gases de efeito estufa devido à expansão das energias renováveis, assim as emissões dos gases ficaram abaixo do previsto.

Baixar estudo completo no link abaixo:

Canal Germanwatch no Youtube.

Crédito:
CCPI Climate Change Performance Index

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!