Organizações socioambientais da Grande Reserva Mata Atlântica são premiadas em programa de aperfeiçoamento de gestão

Organizações socioambientais da Grande Reserva Mata Atlântica são premiadas em programa de aperfeiçoamento de gestão

Imagem: Pixabay | Após cinco meses, capacitação de organizações da sociedade civil (OSC) promovida pela Fundação Grupo Boticário foi concluída com a escolha de três entidades, via voto popular, para receberem reconhecimento financeiro e fortalecerem suas gestões

Dezembro de 2022 – A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza divulgou as três organizações da sociedade civil (OSC) vencedoras, via voto popular on-line, do processo Teia de Soluções – Aprimora, que ao longo de cinco meses capacitou 15 instituições visando o fortalecimento da gestão socioambiental. São elas: Instituto Espaço Silvestre (IES)Instituto Ambiecco e Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (IDESC).

A etapa final da iniciativa mobilizou mais de 4 mil votos e as três entidades receberão R$ 10 mil cada para serem empregados em melhorias iniciadas ao longo da participação no programa. 

“Com este Aprimora, contribuímos com o fortalecimento e o aprimoramento de instituições que trabalham pelo desenvolvimento socioambiental no maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do mundo, a Grande Reserva Mata Atlântica, que abrange 60 municípios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina”, explica a gerente de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário, Marion Silva. “É extremamente importante que essas organizações se mantenham relevantes em seu campo de atuação, gerando impactos positivos à sociedade e à conservação da natureza. Para isso, elas precisam estar alinhadas e capacitadas para suprir as novas demandas econômicas, legais, de inovação e gestão. É esse o apoio que oferecemos à elas”.

Além das 15 OSCs participantes, outras seis organizações e agentes de governos municipais foram convidados a integrar a turma do Aprimora para enriquecer ainda mais o intercâmbio de experiências. Os convidados não foram envolvidos no processo de premiação.

O Aprimora visa aperfeiçoar a capacidade de gestão de OSCs que, em sua atuação, promovam impacto socioambiental positivo. As organizações selecionadas e convidadas para o processo participaram de encontros e oficinas promovidos pelo Impact Hub (Curitiba e Brasília) para trocar experiências e amadurecer ideias com os demais participantes, e com profissionais especializados em diferentes temáticas como: trabalho remoto e colaborativo, planejamento estratégico para o impacto, exigências legais, fiscais, tributárias e trabalhistas, gestão administrativa e financeira, governança e estrutura organizacional, design e gestão de projetos, comunicação, e captação de recursos.

Conheça as três OSCs vencedoras da Teia de Soluções – Aprimora:

Instituto Espaço Silvestre (IES)

ONG fundada em 1999 com a missão de promover o bem-estar de animais silvestres e contribuir com a conservação da natureza por meio da ciência, educação e desenvolvimento socioeconômico. Atualmente, desenvolve cinco projetos, sendo três deles em Santa Catarina: o Centro de Triagem de Animais Silvestre, que reabilita animais vítimas de ações humanas; o Silvestres SC, que realiza solturas de animais silvestres na natureza para fins de conservação, além de atividades educativas e de geração de trabalho e renda para mulheres; e o IES Educa, que atua na educação e formação de profissionais capacitados para geração de impacto socioambiental. As iniciativas são realizadas nos municípios de Campo Alegre, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul, Schroeder, Jaraguá do Sul, Joinville, Corupá e São Bento do Sul.

Site oficial: https://www.espacosilvestre.org.br/

Instituto Ambiecco

O instituto foi fundado em janeiro de 2020 por uma equipe de biólogos e veterinários preocupados em desenvolver ações que promovem a preservação do ambiente e a conservação de espécies silvestres. Localizado no município de Peruíbe, litoral sul de São Paulo, tem como objetivo pesquisar e proteger animais silvestres da região, com o propósito de conservar e recuperar áreas naturais, valorizar comunidades e povos tradicionais, turismo de base comunitária e ecoturismo, gerando renda para a comunidade local com foco em sustentabilidade.

Site oficial: https://www.ambiecco.org.br/

Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (IDESC)

Criado em março de 2001, com sede em Registro (SP), tem como objetivo desenvolver estudos, pesquisas e projetos para promover a melhoria da qualidade de vida da população do Vale do Ribeira, visando o desenvolvimento sustentável, valorizando as comunidades e os povos tradicionais. Atua nos municípios paulistas de Apiaí, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Capão Bonito, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Sete Barras e Tapiraí.

Instagram: https://www.instagram.com/idesc.valedoribeira/

Mais informações estão disponíveis no site https://aprimora.teiadesolucoes.com.br/.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 32 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas.

A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.

Sites: https://www.fundacaogrupoboticario.org.br/ | https://www.grupoboticario.com.br/
Redes sociais: @fundacaogrupoboticario

Crédito:
Imprensa | Fundação Grupo Boticário

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 3419 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre ESG e Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos e Reciclagem, Saneamento, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais). Tudo sobre meio ambiente e tecnologias ambientais, cursos e eventos!