Organizações socioambientais da Grande Reserva Mata Atlântica são premiadas em programa de aperfeiçoamento de gestão

softelec

Imagem: Pixabay | Após cinco meses, capacitação de organizações da sociedade civil (OSC) promovida pela Fundação Grupo Boticário foi concluída com a escolha de três entidades, via voto popular, para receberem reconhecimento financeiro e fortalecerem suas gestões

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Dezembro de 2022 – A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza divulgou as três organizações da sociedade civil (OSC) vencedoras, via voto popular on-line, do processo Teia de Soluções – Aprimora, que ao longo de cinco meses capacitou 15 instituições visando o fortalecimento da gestão socioambiental. São elas: Instituto Espaço Silvestre (IES)Instituto Ambiecco e Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (IDESC).

A etapa final da iniciativa mobilizou mais de 4 mil votos e as três entidades receberão R$ 10 mil cada para serem empregados em melhorias iniciadas ao longo da participação no programa. 

“Com este Aprimora, contribuímos com o fortalecimento e o aprimoramento de instituições que trabalham pelo desenvolvimento socioambiental no maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do mundo, a Grande Reserva Mata Atlântica, que abrange 60 municípios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina”, explica a gerente de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário, Marion Silva. “É extremamente importante que essas organizações se mantenham relevantes em seu campo de atuação, gerando impactos positivos à sociedade e à conservação da natureza. Para isso, elas precisam estar alinhadas e capacitadas para suprir as novas demandas econômicas, legais, de inovação e gestão. É esse o apoio que oferecemos à elas”.

Além das 15 OSCs participantes, outras seis organizações e agentes de governos municipais foram convidados a integrar a turma do Aprimora para enriquecer ainda mais o intercâmbio de experiências. Os convidados não foram envolvidos no processo de premiação.

O Aprimora visa aperfeiçoar a capacidade de gestão de OSCs que, em sua atuação, promovam impacto socioambiental positivo. As organizações selecionadas e convidadas para o processo participaram de encontros e oficinas promovidos pelo Impact Hub (Curitiba e Brasília) para trocar experiências e amadurecer ideias com os demais participantes, e com profissionais especializados em diferentes temáticas como: trabalho remoto e colaborativo, planejamento estratégico para o impacto, exigências legais, fiscais, tributárias e trabalhistas, gestão administrativa e financeira, governança e estrutura organizacional, design e gestão de projetos, comunicação, e captação de recursos.

Conheça as três OSCs vencedoras da Teia de Soluções – Aprimora:

Instituto Espaço Silvestre (IES)

ONG fundada em 1999 com a missão de promover o bem-estar de animais silvestres e contribuir com a conservação da natureza por meio da ciência, educação e desenvolvimento socioeconômico. Atualmente, desenvolve cinco projetos, sendo três deles em Santa Catarina: o Centro de Triagem de Animais Silvestre, que reabilita animais vítimas de ações humanas; o Silvestres SC, que realiza solturas de animais silvestres na natureza para fins de conservação, além de atividades educativas e de geração de trabalho e renda para mulheres; e o IES Educa, que atua na educação e formação de profissionais capacitados para geração de impacto socioambiental. As iniciativas são realizadas nos municípios de Campo Alegre, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul, Schroeder, Jaraguá do Sul, Joinville, Corupá e São Bento do Sul.

Site oficial: https://www.espacosilvestre.org.br/

Instituto Ambiecco

O instituto foi fundado em janeiro de 2020 por uma equipe de biólogos e veterinários preocupados em desenvolver ações que promovem a preservação do ambiente e a conservação de espécies silvestres. Localizado no município de Peruíbe, litoral sul de São Paulo, tem como objetivo pesquisar e proteger animais silvestres da região, com o propósito de conservar e recuperar áreas naturais, valorizar comunidades e povos tradicionais, turismo de base comunitária e ecoturismo, gerando renda para a comunidade local com foco em sustentabilidade.

Site oficial: https://www.ambiecco.org.br/

Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (IDESC)

Criado em março de 2001, com sede em Registro (SP), tem como objetivo desenvolver estudos, pesquisas e projetos para promover a melhoria da qualidade de vida da população do Vale do Ribeira, visando o desenvolvimento sustentável, valorizando as comunidades e os povos tradicionais. Atua nos municípios paulistas de Apiaí, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Capão Bonito, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Sete Barras e Tapiraí.

Instagram: https://www.instagram.com/idesc.valedoribeira/

Mais informações estão disponíveis no site https://aprimora.teiadesolucoes.com.br/.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 32 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas.

A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.

Sites: https://www.fundacaogrupoboticario.org.br/ | https://www.grupoboticario.com.br/
Redes sociais: @fundacaogrupoboticario

Crédito:
Imprensa | Fundação Grupo Boticário

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!