Teste da DNV GL confirma que os painéis solares Vertex reduzem o BOS e o LCOE

softelec

Imagem: Divulgação – Relatório Técnico da DNV GL comprova diminuição no LCOE (Custo Nivelado de Energia) em 3,72% com os módulos Vertex 210 mm

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fevereiro de 2021 – Institutos de design líderes em termos globais, bem como a organização independente e mundialmente reconhecida DNV GL, acabam de confirmar as vantagens do painel Vertex, da Trina Solar. A DNV mostrou que o módulo bifacial de vidro duplo 600 W+, de 210 milímetros, com rastreador de eixo único e instalação 2P, gerou uma economia no BOS de até 6,32% e uma redução no LCOE de até 3,72%, quando comparados com o módulo bifacial vidro duplo 166 mm. Esta avaliação foi realizada na Espanha e nos Estados Unidos, levando em consideração a sua representatividade geográfica. 

O design inovador do Vertex, focado em “baixa voltagem, alta potência por string”, potencializa a potência por cada string único, enquanto simultaneamente diminui o investimento inicial e o custo de cada fase. 

Essa é a segunda rodada de avaliações da DNV GL sobre os painéis Vertex 210 mm da Trina Solar. A primeira ocorreu no começo de dezembro de 2020 e também demonstrou as vantagens da linha de módulos de alta potência da empresa.

Resultados da avaliação

Coordenadas dos Projetos
Dados Mensais GHI & DHI
Dados Mensais GHI & DHI

Nas localizações acima, a DNV GL comparou os custos de BOS e o LCOE do painel bifacial vidro duplo 166 mm – 450 W e do painel 182 mm – 535 W com o painel Vertex bifacial vidro duplo 210 mm – 545 W com rastreador de eixo-único com instalação 2 portrait (2P), com base numa capacidade AC fixa de 100 MV, com o mesmo design de relação DC/AC na usina de energia. Em termos do design de sistema, o projeto adotou um rastreador de eixo único com instalação 2 portrait (2P) equipado com um inversor de string. A relação de cobertura do terreno (GCR – Ground Cover Ratio) é fixa, de modo a garantir o sombreamento consistente no painel bifacial.  

Este design busca manter sob controle a influência de fatores externos e das configurações de sistema no mesmo local, de modo a objetivamente comparar custos e LCOE com base em diferentes painéis. As comparações dos custos dos três grupos testados são todas baseadas em equipamentos locais, construção e instalação, custos de trabalho, taxas de interconexão de rede, custos de operação e manutenção, custo do terreno, e custos financeiros, de modo que o cálculo seja consistente, completo e objetivo.

Resultados da Avaliação

Resultados do projeto na Espanha: 

Quando comparado com o painel 166 mm bifacial vidro duplo 450 W, o painel 210 Vertex bifacial vidro duplo 545 W da Trina Solar pode reduzir o BOS em até 6,32%, reduzindo o LCOE em por volta de 3,19%. Quando comparado com painel 182 mm bifacial vidro duplo 535 W, o BOS é diminuído em 1%, com uma melhor performance em termos do LCOE. 

Resultados do projeto dos Estados Unidos:

Quando comparado com o painel 166 mm bifacial vidro duplo 450 W, o painel 210 Vertex bifacial vidro duplo 545 W da Trina Solar pode economizar até 6,06% em BOS, reduzindo o LCOE em por volta de 3,72%. Quando comparado com painel 182 mm bifacial vidro duplo 535 W, o BOS é diminuído em 1,2%, reduzindo o LCOE em por volta de 0,5%.

Comparação de Estimativas de Custos

DNV GL relata: maior valor de sistema

À medida em que a indústria FV acelera em direção à era de paridade com a rede, a série Vertex tem uma forte vantagem na área de LCOE. A avaliação realizada em dezembro do ano passado revelou que o painel Vertex 545 W bifacial duplo vidro, em conjunto com o rastreador de eixo único com instalação 1P, tem o melhor LCOE, demonstrando uma redução de 3,5% quando comparado com painéis 166 mm-150 W e 182 mm-535 W convencionais em termos de custos BOS.

Depois da avaliação do painel Vertex com o rastreador de eixo-único com instalação 1 portrait (1P), a DNV GL confirma novamente o valor da Trina de acordo com os resultados da avaliação do Painel Vertex com rastreador de Eixo-Único e instalação 2 retratos (2P).

Primeiramente, o design inovador “baixa voltagem, alta potência por string” do Vertex pode interconectar mais painéis com a voltagem 1.500 V, o que pode potencializar a potência por string individual.

Em segundo lugar, a alta potência pode reduzir o número de painéis na instalação, potencialmente gerando economias nos custos relacionados com materiais e de mão-de-obra necessários para o trabalho de cabos DC, desta forma reduzindo o investimento inicial graças a redução de custos de transporte, instalação manual e trabalho civil.

Por último, mas não menos importante, graças à sua performance de geração de energia superior, os Vertex são capazes de maximizar o valor para o consumidor, garantindo um LCOE mínimo. 

Desde o lançamento dos primeiros painéis avançados Vertex 210, em fevereiro de 2020, a linha de produtos foi enriquecida com uma variedade de produtos, incluindo o Vertex S 400 W e a série Vertex de 500 W, 550 W, 600 W, compatíveis com aplicações residenciais, comerciais e em usinas de energia de grande escala, bem como múltiplos quadros de agricultura e pesca.

Sobre a Trina Solar

Fundada em 1997, a Trina Solar é uma líder entre fornecedores globais de módulos fotovoltaicos integrados e soluções completas de energia inteligente. Seus negócios abrangem pesquisa e desenvolvimento, manufatura e vendas de produtos FV; desenvolvimento de projetos FV, EPC (Engenharia, Construção e Montagem), Operações & Manutenção; microrredes inteligentes, desenvolvimento e venda de sistemas multi-energia, bem como a operação e administração de plataformas de energia em nuvem. 

Em 2018, a companhia tomou a iniciativa e começou a se desenvolver em uma marca no mundo de energia IoT (Internet of Things), estabelecendo a Aliança de Desenvolvimento da Indústria IoT Trina Solar e o Centro IoT de Nova Tecnologia e Inovação da Indústria, em conjunto com os líderes da indústria em termos de produção e institutos de pesquisa, tanto dentro quanto fora da China, e construindo uma plataforma inovadora para pesquisa no campo de energia IoT, bem como a ecosfera IoT com inúmeros sócios, e está comprometida a se tornar uma líder global no setor de energia inteligente. No dia 10 de Junho de 2020, a Trina Solar lançou suas primeiras A-Shares no Conselho de Inovação em Ciência e Tecnologia da Bolsa de Xangai, tornando-se o primeiro produto FV, sistema FV e empresa de energia inteligente a ser listada no Conselho De Inovação em Ciência e Tecnologia da Bolsa de Xangai, também conhecida como STAR MARKET. 

Para mais informações, por favor visite www.trinasolar.com.

Crédito:
Imprensa | Trina Solar

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!