Quem viver verá!

softelec

Imagem: Divulgação | Por Simone Cotrufo França – Combustíveis alternativos e futuro do transporte rumo ao zero emissões

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Há várias bifurcações possíveis para se chegar a um destino mais limpo e renovável. O mercado de combustível alternativo já é uma realidade e a Simone Cotrufo França da Carcon Automotive listou alguns deles que valem a pena acompanhar de perto. Confira:

  • Biodiesel

Combustível já consagrado no mercado. Ele pode ser utilizado na sua forma pura ou misturada para alimentar os veículos que utilizam o diesel como combustível. A mistura do Biodiesel no Diesel atualmente é de 10%. É produzido a partir do processo químico de transesterificação de gorduras vegetais ou animais. Por ser isento de enxofre ajuda a reduzir a emissão de poluentes. O biodiesel, quando comparado ao óleo diesel mineral, é capaz de reduzir a emissão de Carbono (CO), além de reduzir a emissão de outros gases poluentes e agressivos à saúde.

  • Biometano

Semelhante ao GNV (gás natural veicular) o biometano é obtido através do tratamento do biogás, onde são retirados compostos que não contribuem para a combustão. É um combustível que pode ser misturado ou substituir o GNV em motores ciclo Otto a gás. Biogás é um gás originário a partir da digestão anaeróbia (sem oxigênio) de matéria orgânica (resíduos sólidos urbanos, material orgânico e esgoto doméstico). Reduz a emissão de CO2 e o seu processo de fabricação tem baixo custo. A Carcon tem um artigo sobre o tema no link https://lnkd.in/djbutNqY

  • Bioetanol

Diferentemente do etanol que é produzido através de composições fósseis, o bioetanol é produzido a partir de matéria prima vegetal. No caso, no Brasil o uso da cana de açúcar é a principal fonte de obtenção desse combustível. Atualmente, o bioetanol é o único combustível líquido prontamente disponível para ser utilizado na substituição parcial da gasolina e vem sendo testado e utilizado para abastecer baterias de carros elétricos.

  • Gás Natural (GNV)

Apesar de sua origem ser fóssil, ele polui menos que o diesel. Atualmente é possível ver tanto veículos de passeio como veículos de carga movidos à GNV. É considerado um combustível mais limpo e econômico.

  • Energia elétrica/Baterias

Uma das mais badaladas alternativas aos veículos movidos a combustíveis fósseis, os veículos elétricos são a grande opção que vem sendo utilizada pelas montadoras. Veículos leves podem ser encontrados nas concessionárias do país, e infraestruturas estão sendo instaladas para otimizar o uso dessa tecnologia. Já, quanto a veículos pesados, é possível acompanhar o crescimento de caminhões tipo VUC que utilizam bateria, além dos ônibus (como os trólebus) e os retrofitados (veículos a combustão transformados em elétricos). Para caminhões estradeiros, os estudos já estão avançados, e na Europa ou EUA algumas empresas já fazem uso dos caminhões elétricos. Esses veículos são emissão zero e ainda resultam em uma redução significativa de manutenção.

  • HVO – Óleo Vegetal Hidrogenado ou Diesel Verde

O HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) trata-se de um combustível Drop-in, ou seja, é totalmente compatível ao Diesel, podendo substitui-lo sem adaptações de motores ou infraestrutura de abastecimento. Ele é obtido a partir da hidrogenação de óleos (como soja, mamona, girassol etc) ou gordura animal (esses insumos podem ser usados separadamente ou misturados). Este produto é um combustível livre de enxofre e aromáticos e tem um valor elevado de índice de cetano.

A CARCON detalhou o tema em outro artigo. Click no link e aprofunde-se no assunto: https://lnkd.in/daCgx6iJ

  • Hidrogênio

O hidrogênio é um dos grandes candidatos a protagonista para um futuro neutro em carbono. Ele pode ser produzido diretamente a partir da água por eletrólise (a eletrólise é um processo químico não espontâneo que ocorre pelo fornecimento de energia elétrica por meio de uma fonte geradora), mas quase todo o hidrogênio atualmente em uso é gerado a partir da reforma a vapor do metano ou da gaseificação do carvão o que demanda muita energia, gerando emissões de carbono. Entretanto, para que o hidrogênio se torne o protagonista ainda precisará superar grandes problemas técnicos em torno de sua produção, distribuição e armazenamento.

Site oficial: https://www.carcon.com.br/

Informamos que os conteúdos publicados são contribuições independentes e de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do corpo editorial Ambiental Mercantil Notícias.

Crédito:
Imprensa – Opinião de Especialista | Carcon Automotive

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5030 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!