Aos 50 anos, Ekma bate a marca de mais de 300 toneladas de materiais retiradas do meio ambiente

softelec

Imagem: Divulgação

  • Na Ekma, caixas de papelão e embalagens plásticas são recolhidos para reciclagem.
  • O volume já representa 22% das embalagens utilizadas pela indústria líder de mercado em molhos condimentados e atomatados para food service.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A Ekma, indústria líder de mercado de molhos condimentados e atomatados para food service, comemora 50 anos de atividade com mais um avanço no programa de sustentabilidade.

A empresa paulista supera a marca das 316 toneladas de materiais recolhidas por ano para reciclagem com a logística reversa, o que corresponde a 22% do total do volume de embalagens utilizadas nos seus produtos.

Certificada com selo Eureciclo, concedido pela New Hope Ecotech, empresa especializada em tecnologia de monitoramento de logística reversa e impacto social, às marcas que comprovadamente aderiram às práticas de compensação ambiental de resíduos pós-consumo recicláveis, a Ekma já retirou do meio ambiente 316 toneladas de embalagens ao longo de 2021. Deste total, 138 toneladas são de plástico e 178 toneladas de papelão. As embalagens pós-consumo recolhidas são destinadas às indústrias de reciclagem de todo o país.

Reúso de 100% de água

Para promover uma produção cada vez mais limpa e sustentável, preservando o meio ambiente e bem estar das pessoas, a Ekma já investiu mais de 1 milhão de reais na modernização do sistema de geração de vapor, usado para preparação e pasteurização de produtos. O novo equipamento oferece maior eficiência na produção e, consequentemente, é menos poluente do que o modelo anterior.

Em sua planta fabril, a Ekma conta com Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) biológico, por lodo ativado, e Estação de Tratamento de Água (ETA), que permitem que toda a água utilizada no processo de produção seja tratada e reutilizada, juntamente com água captada do poço artesiano. Toda água de reúso e do poço artesiano passam por um rigoroso controle de qualidade, atendendo as legislações da Cetesb e do Ministério da Saúde.

Além da produção sustentável, o uso consciente da água já proporciona à fábrica uma economia de 75% na captação de água do poço artesiano.

“Ao longo dos 50 anos, a Ekma vem investindo em produção responsável, com preocupação ambiental e social. Acreditamos na colaboração financeiramente sustentável para as centrais de reciclagem e a importância do papel da indústria na preservação dos recursos naturais para futuras gerações”, afirma Dauto José Azarite Junior, diretor comercial da empresa.

Sobre Ekma

No mercado desde 1972, a marca se consagrou como líder de vendas do segmento de molhos e condimentos para food service. Seu portfólio abrange molhos para lanche e condimentados, para salada em sachê, orientais, maionese, além de atomatados, como extrato de tomate, tomate triturado, molho refogado e para pizza, que são distribuídos em todo território nacional, principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A fábrica, localizada em Taquaritinga, no interior de São Paulo, ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, sendo 5mil de área construída, e gera quase 900 empregos diretos e indiretos. São processados na planta fabril, cerca de 3 mil toneladas de produtos por mês. Saiba mais no site da empresa.

Site oficial: https://ekma.com.br/

Crédito:
Imprensa | Ekma

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!