Ambipar Triciclo fecha parceria com Braskem em prol da reciclagem de embalagens plásticas

softelec
A Ambipar Triciclo e a Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas, firmaram uma parceria para ampliar o descarte de produtos plásticos de forma consciente e adequada.
A Ambipar Triciclo e a Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas, firmaram uma parceria para ampliar o descarte de produtos plásticos de forma consciente e adequada.

Imagem: Divulgação | Por meio do investimento da Braskem, as Retorna Machines, da Ambipar Triciclo, receberão resíduos de polietileno e polipropileno com o intuito de aumentar a reciclagem deste tipo de plásticos

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Julho de 2022 – A Ambipar Triciclo e a Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas, firmaram uma parceria para ampliar o descarte de produtos plásticos de forma consciente e adequada.

A partir desta iniciativa, todas as Retorna Machines, tecnologia da Ambipar Triciclo, passam a receber embalagens de polietileno (PE) e polipropileno (PP), resinas plásticas com maior produção mundial e que estão presentes em muitas embalagens plásticas de consumo doméstico e do dia a dia das pessoas.

Por exemplo, embalagens de garrafas de iogurte, pacotes de açúcar, feijão e arroz, potes de margarina e sorvete, embalagens de shampoo, condicionador, amaciante, entre outros. 

A ação contribui com as metas de desenvolvimento sustentável da Braskem, dentre as quais está a eliminação de resíduos plásticos. A companhia visa produzir 300 mil toneladas de resinas termoplásticas e produtos químicos com conteúdo reciclado até 2025 e um milhão de toneladas até 2030, além de trabalhar para evitar que 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos sejam enviados para incineração, aterros ou depositados no meio ambiente. 

“Para alcançarmos a Economia Circular é fundamental engajarmos os consumidores sobre o descarte adequado e a importância da reciclagem. Nesse sentido, investimos em parcerias como essa com a Ambipar Triciclo, que geram conscientização sobre o papel de todos na construção de um futuro mais sustentável. Além disso, o projeto irá contribuir para alcançarmos nossas metas de eliminação de resíduos plásticos, gerando um impacto positivo em toda a cadeia produtiva”, afirma Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul. 

Os resíduos plásticos de PE e PP coletados nas Retorna Machines serão utilizados como matéria-prima na recém-inaugurada planta de reciclagem mecânica da Braskem em Indaiatuba (SP), que teve um investimento de R$ 67 milhões e é fruto de uma parceria com a Valoren, empresa desenvolvedora de tecnologia e gestora de resíduos para transformação em produtos reciclados.

A expectativa é que, anualmente, 250 milhões de embalagens pós-consumo feitas de polietileno e polipropeno sejam transformadas em 14 mil toneladas de resina reciclada com alta qualidade que, por sua vez, passarão a ser reutilizadas como matéria-prima na indústria de transformação.

“Nossa proposta é incentivar a população a fazer o descarte adequado dos resíduos, disponibilizando cada vez mais Retorna Machines, ampliando e fortalecendo parcerias como esta. Com a Braskem, vamos alavancar nossas metas de sustentabilidade e atrair mais pessoas interessadas em contribuir para a preservação do nosso planeta e das próximas gerações”, comenta Felipe Nassar Cury, CEO da Ambipar Triciclo.

Sobre a Ambipar Triciclo

A Ambipar Triciclo atua no mercado, desde 2016, com a missão de criar e operar soluções para o desenvolvimento sustentável através da monetização do sistema de logística reversa, fidelização de clientes e um avançado sistema de marketing.

Teve seu controle societário adquirido pelo Grupo Ambipar em 2021 e é a operadora dos Projetos Retorna Machine, Recicla Pharma e Deixaki, todos vinculados ao Programa de Fidelidade Triciclo.

Nesse programa, as embalagens coletadas valem tricoins, que podem ser trocados por benefícios, como bônus de energia elétrica, recarga de vale transporte, desconto em livraria, crédito em telefonia, crédito em conta digital e muito mais.

Todo o material coletado é tratado pela própria Ambipar Triciclo para envio às cooperativas e empresas recicladoras. Em 6 anos de operação, já coletou mais de 25 milhões de embalagens pós-consumo, gerando fonte de renda, matéria prima e trabalho.

Sobre a Ambipar

Com escritório administrativo em São Paulo e matriz em Nova Odessa – SP, a Ambipar é uma multinacional brasileira, com presença em 16 países da América do Sul, Europa, África, América do Norte e Antártida.  Formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, dois segmentos de referência no mercado de gestão ambiental, tem em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios e apoiando seus clientes.

Site oficial: https://ambipar.com/a-ambipar

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

Site oficial: https://www.braskem.com/home

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!