Paisagismo sustentável: Revolução com união de estética, ciência e cultura

softelec

Imagem: Divulgação

  • Livro Paisagismo sustentável para o Brasil, de Ricardo Cardim, traça revisão histórica e propõe novas práticas para a atividade, entre elas o uso prioritário de espécies nativas.
  • Cardim foi o idealizador das Florestas de Bolso da Mata Atlântica, plantadas por mutirões voluntários em áreas públicas de São Paulo. Do ativismo ao paisagismo, ele vislumbra uma cidade verde no século 21, que possibilite a harmonia entre a extraordinária natureza nativa herdada pelos brasileiros e a vida humana moderna. O livro evidencia a urgência dessa causa e os muitos desafios a enfrentar.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Agosto de 2022 – Por responder pela criação de áreas verdes que fazem parte do nosso cotidiano, nas cidades ou fora delas, o paisagismo é hoje um assunto de importância vital para a sociedade.

Nunca a existência humana causou tanto impacto na natureza como nesse começo de milênio, mas se temos capacidade destrutiva, também está ao nosso alcance, por novos conhecimentos, tecnologias e práticas disponíveis, seu uso adequado e sua restauração. As escolhas do paisagismo se refletem em temas como equilíbrio ecológico, água, solo, saúde pública e valorização cultural de remanescentes naturais. Entretanto, eles pouco entram na pauta da atividade e mesmo no tema do meio ambiente.

O livro Paisagismo sustentável para o Brasil: integrando natureza e humanidade no século XXI, de Ricardo Cardim, aborda de forma ampla a relação entre natureza e humanidade no Brasil, país detentor da maior biodiversidade nativa do planeta e com elevada urbanização. Traça uma revisão histórica da atividade, descreve os problemas comuns da natureza projetada e sugere novos caminhos e reflexões sobre a atividade. Com isso, deixa clara a urgência para que a desconexão do paisagismo com o conhecimento científico e aspectos ecológicos e culturais seja revertida.

O livro expõe como nossas interações com a natureza se transformaram ao longo do tempo, até chegar aos dias de hoje, e relata, de forma detalhada, os problemas atuais do paisagismo no âmbito público e privado. Com esse panorama, passa a apresentar práticas positivas e possibilidades de atenuar os impactos e riscos relacionados ao manejo da natureza, seja na cidade ou em áreas do interior.

Pouca gente sabe, mas mais de 90% das espécies de plantas comercializadas no Brasil – país de maior biodiversidade do mundo – são exóticas. São plantas de várias partes do mundo que têm suas mudas desenvolvidas e comercializadas globalmente por grandes empresas estrangeiras, que dominam esse mercado desde que ele existe. Como fruto da mentalidade dominante, o paisagismo segue normalmente motivações estéticas e comerciais, difundindo plantas de forma despreocupada, resultando na disseminação de muitas áreas verdes desconectadas da paisagem nativa e também capazes de substituir e degradar a flora e fauna ancestrais, além de apresentar baixo potencial de serviços ecossistêmicos e de uso público.

Além de se integrar com o meio ambiente, com benefícios, mesmo no espaço urbano, como ampliação da fauna presente e impedimento da disseminação de espécies invasoras, o uso de espécies nativas tem um relevante aspecto cultural. Afinal, como alguém vai querer preservar uma floresta nativa se as suas plantas nunca foram vistas como importantes no cotidiano humano, símbolos de beleza e valor?

Paisagismo sustentável pode significar saúde física e psicológica, qualidade ambiental e uma relevante ferramenta de educação e conservação de ecossistemas naturais. E ainda, para muitos, o único contato disponível com a natureza.

Edifício com fachada de Mata Atlântica
Crédito: Divulgação
Ricardo Cardim
Crédito: Divulgação

Serviço

Paisagismo Sustentável para o Brasil: integrando natureza e humanidade no século XXI
Autor: Ricardo Cardim @ricardo_cardim

  • 304 páginas
  • 571 imagens
  • 698 referências bibliográficas
  • Preço: R$ 199,00

Editora Olhares
Site oficial: http://www.editoraolhares.com.br/

Crédito:
Imprensa | Editora Olhares

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4939 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!