Você já iniciou a Limpeza de Primavera?

softelec

O mês da Primavera chegou! É hora de colocar em ordem, definir prioridades e abrir espaços. Um local limpo e organizado tem muitos benefícios e contribuirá para a melhoria da saúde mental e física. Então, que tal iniciar a Limpeza de Primavera?

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A Limpeza de Primavera é uma tradição herdada dos países Europeus e da América do Norte, que representa a renovação de energia que coincide com a aproximação de uma das mais belas estações do ano que é o verão. A chegada do clima mais quente e os dias mais longos estimulam as pessoas a se tornarem ativas, após um período de frio intenso.

E por que não incorporar práticas de redução de resíduos em nossa rotina de limpeza de primavera? Este é o momento ideal para limpar e esvaziar aquele cantinho de casa cheio de tanta coisa com pouco uso, que dificilmente terá utilidade algum dia, realizando o descarte correto. Portanto, seguem algumas dicas sobre como fazê-la.

Antes de começar, é importante classificar os objetos em 04 categorias e adicioná-los nas respectivas caixas: 

:::Reduzir: separar o que você realmente usará um dia do que nunca usará.
:::Reutilizar: reavaliar se você realmente precisa e de que modo poderá reutilizar.
:::Reciclar:  após esgotar todas as opções é hora de reciclar.
:::Doar / Vender: separar os itens que você não deseja mais, mas ainda está funcionando e com boas condições de conservação: dando uma nova vida através da doação ou venda.

E para facilitar a vida de quem se preocupa com a natureza e faz a destinação correta dos resíduos poderá baixar o App (aplicativo) no Google Play. Outra opção é acessar o site para localizar os pontos de coleta ou cooperativas da sua cidade mais próxima. 

1. ELETRODOMÉSTICOS E PRODUTOS ELETRÔNICOS

Denominado de lixo eletrônico, é composto por produtos que não têm mais valor por falta de utilização, substituição ou quebra. São eles: computadores, televisões, cartuchos, telefones celulares, CDs, baterias, ares condicionados, liquidificadores, geladeiras, etc.

A quantidade desses produtos só aumenta a cada dia, por se tornarem obsoletos em pouco tempo, o que faz com que os lixões só aumentem quando associado ao descarte irregular.

Algumas empresas possuem programas de descarte ou reciclagem, a exemplo da Apple, Samsung, LG, Motorola, Sony, Positivo, Vivo, Dell, Asus, Acer, etc. Para tanto, basta consultar o site da empresa ou o manual do produto para mais informações, além da loja que você fez a aquisição do produto.

Em relação aos cartuchos de tinta e toner de impressoras, as empresas HP, LexmarkSamsung e Epson realizam a coleta e reciclagem, bastando acessar o site para obterem informações de coleta. Além destas, é possível contar com empresas especializadas ou lojas de eletrônicos.

COMO FAZER?

::: Enviar todos os eletrodomésticos e eletrônicos que não usam para a reciclagem;
::: Verificar com o fabricante ou lojas se aceitam a devolução;
::: Caso o produto ainda esteja em condições de uso, dê um destino mais solidário para ele, através da doações ou vendas;
::: Pensar antes de adquirir um novo produto.

2. ROUPAS USADAS E DE CAMA

Em bom estado, rasgadas, furadas, encostadas ou nunca usadas, diversas roupas encontram se amontadas no nosso armário. Se ainda assim, não forem usar mais, procure por opções de doações, vendas ou reformas para seu uso ou de terceiros.

Se você deseja consertar ou transformar em um novo produto, basta levar até uma costureira de sua preferência ou até conferir tutoriais disponíveis na internet.

Disponibilizar as roupas para vendas em grupos de whatsapp, mercado livre, OLX, repassa, enjoei, peguei bode, etc. dentre outros. Para doar roupas usadas e ajudar pessoas e instituições carentes, basta levá-las até um ponto de coleta.

Um bom exemplo, são os produtos da marca Melissa que por estarem velhos ou arrebentados, poderão ser descartados nas caixas coletora disponíveis nas lojas. De modo que serão destinados para a fábrica da Grendene, e em processo de reciclagem, se tornarão um novo produto!

Segue algumas sugestões de projetos:

OBS.: Recentemente, foi suspenso a coleta dos chinelos pela empresa Havaianas. Assim sendo, basta entrar em contato pela página oficial no Facebook ou Central de Atendimento nos telefones: (11) 3003-3414 (Grande São Paulo), 0800 70 70 566 (Demais localidades) ou através do e-mail: amc@alpargatas.com.br. Atendimento de Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00.

COMO FAZER?

::: Doar;
::: Consertar ou reformar;
::: Vender em brechós na sua cidade ou pela internet;
::: Destinar para a reciclagem;
::: Fazer artesanatos;
::: Usar como pano de chão ou de limpeza bruta;
::: Trocar por outras peças. 

3. MÓVEIS ANTIGOS

E o que fazer com aquele armário velho, indesejado ou em bom estado? Existem maneiras de se livrar dele em vez de jogá-lo no lixo e encher os aterros sanitários. A ideia é simplificar e ficar somente com o que é necessário. 

Alguns municípios dispõem dos serviços de coleta de móveis usados, gratuitamente, a exemplo de São Paulo temos o “Cata-bagulho” disponível através do 156; no Rio de Janeiro, temos a “Comlurb” pelo 1746; Curitiba e Belo Horizonte, também através do 156 e em outras cidades, basta se informar no site/telefone da prefeitura.

Diversas empresas particulares oferecem o serviço de coleta de entulhos, móveis e eletros, a exemplo da Ecoassit. Estaatende gratuitamente em todo Brasil os moradores que possuem seguro residencial do Itaú Residencial, Auto e Zurich. Já o Descarte Certo para quem tem o seguro da Porto Seguro, Bradesco, Ricardo Eletro e Carrefour

Outra alternativa é entregar em cooperativas ou ONGs para o desmanche e reciclagem dos itens ou para serem reformados e revendidos.

 COMO FAZER?

::: Doar para pessoas ou instituições de caridade ou ONGs;
::: Disponibilizar para venda;
::: Restaurar;
::: Reciclar. 

4. LIVROS, JORNAIS E REVISTAS E OUTROS

E aquela pilha de livros, jornais e revistas não lidos e outros artigos na sua mesa? De certa forma, está ocupando espaço. Para se livrar deles procure vendê-los ou doá-los.

Se estiverem em boas condições, existem muitas lojas de segunda mão que revenderão seus livros. Assim sendo, temos a Livronauta, Sebos Online, Traça Livraria e Sebo ou vendê-los pessoalmente ou disponibilizá-los online.

Considerem doá-los para pessoas próximas ou que tenham interesse, além de bibliotecas, instituições ou hospedando uma troca de livros. Segue algumas sugestões de acervos: 

E, ainda, reciclá-los ou usá-los como peças decorativas de forma a garantir charme e personalidade no espaço.

COMO FAZER?

::: Doar para pessoas ou bibliotecas ou instituições ou ONGs;
::: Disponibilizar para venda;
::: Trocar;
::: Reciclar;
::: Use seus livros para decoração de casa. 

5. BRINQUEDOS E ARTIGOS DE BEBÊ

E o que fazer com os brinquedos e acessórios de bebê que só se multiplicam na casa? À medida que as crianças vão crescendo muita coisa deixa de ser usada, como: carrinho, berço, esterilizadores, etc. e outros tipos de brinquedos. E a saída é procurar por opções de doações, vendas ou consertos. 

Para tornar a experiência positiva é importante falar com seu filho da proposta e de como precisa de sua ajuda para fazer a triagem dos brinquedos. Isso permite ensinar empatia e solidariedade para a construção de uma sociedade mais humanizada e menos consumista.

As três regras de ouro são: se os brinquedos não atendem mais a idade, passe adiante para uma criança mais nova, se estiver desgastado conserte-o ou recicle-o, se não estiver sendo usado, ocupe muito espaço ou possui mais de um, faça doação. 

COMO FAZER?

::: Doar os brinquedos em boas condições para creches, abrigos ou instituições de caridade;
::: Disponibilizar para venda;
::: Trocar;
::: Disponibilizar pra reciclar;
::: Consertar. 

6. MEDICAMENTOS

Um lugar da casa que passa despercebido durante a limpeza da primavera é o armário de medicamentos. Certamente, cheio de medicamentos vencidos, não utilizados, indesejados e antigos que você não usa mais. Pois é, chegou a hora de descartá-los de forma adequada.

Quando do armazenamento, o ideal é fazer um inventário dos medicamentos que você tem em sua casa a cada seis meses, considerando a data de validade. Em seguida, descartar os medicamentos vencidos ou desnecessários, levando-os até um dos pontos de coleta como farmácias e drogarias espalhadas na cidade.

Os App mediList disponível no link: https://medilist.com.br/ e o App Helps disponível no link:https://aplicativohelps.com.br/ ajudam a você organizar a sua farmácia doméstica. Possuem histórico de consumo, lembretes de validade e quantidade, locais para descarte e doações para instituições. Para começar a usar, é só baixar!

Para identificar os pontos de coleta mais próximo, segue algumas sugestões:

Os perfurocortantes (agulhas, ampolas, seringas, etc.) devem ser descartados, após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes resistentes (garrafa Pet, caixa de papelão ou lata), devidamente lacrados e identificados, e levados até a unidade básica de saúde mais próxima.

COMO FAZER?

::: Comprar medicamentos somente o necessário;
::: Antes de comprar um novo, veja se já possui;
::: Descartar os medicamentos e as embalagens de blisteres, bisnagas, frascos, etc.nos Postos de Coletas e os de perfurocortantes nos Postos de Saúde;
::: Reciclar.

Por fim, lembre-se da famosa citação de William Morris: não tenha nada em sua casa que você não saiba que seja útil ou que acredite ser bonito.

Então, que tal iniciar a sua Limpeza de Primavera com os 3Rs na mente?

Segue links de algumas das matérias relacionadas:

http://www.onestoprecycleshop.ca/spring-clean-with-recycling/

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/09/o-que-e-lixo-eletronico-veja-dicas-de-descarte-e-reciclagem-no-brasil.ghtml

http://rebrinc.com.br/noticias/consumo/feiras-de-troca-e-de-doacao-de-brinquedos-o-que-aprendemos-com-elas2/

https://www.goodhousekeeping.com/uk/house-and-home/declutter-your-home/a570137/organising-decluttering-your-childrens-toys/

http://conexaoplaneta.com.br/blog/o-que-fazer-com-roupas-velhas/

https://www.treehugger.com/htgg/how-to-go-green-spring-cleaning.html

https://www.combustiveldavida.com.br/

https://www.descarteconsciente.com.br/

https://www.ecycle.com.br

http://www.brincoutrocou.com.br

https://www.livralivro.com.br/

https://prolivro.org.br/

SOBRE A AUTORA:

Elaine Graziela é
Engenheira de Segurança do Trabalho e Sustentabilidade |Especialista| Consultoria| Auditoria| 
Perita Judicial TRT5 LINKEDIN

Informamos que os artigos e opiniões são de inteira responsabilidade dos autores, profissionais colaboradores da seção Opinião de Especialistas para o canal de notícias AMBIENTAL MERCANTIL.

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5026 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!