Programa de reciclagem da Faber-Castell em parceria com a TerraCycle completa 10 anos e arrecada mais de 16 toneladas em itens de escrita

softelec
Saiba como se tornar um ponto público de coleta.
Saiba como se tornar um ponto público de coleta.

Imagem: Divulgação | A iniciativa visa incentivar o descarte consciente de lápis, canetas, apontadores, entre outros itens, por meio de mais de 5 mil pontos de coleta em todo o país

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – O Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita, criado pela Faber-Castell em parceria com a TerraCycle que visa reciclar itens como canetas, canetinhas, lápis, marcadores e lapiseiras de qualquer marca, completa 10 anos em 2022.

A parceria entre a maior multinacional no mercado de materiais de escrita e a líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade possibilita que instrumentos de escrita tenham uma nova vida por meio da reciclagem.

Nesse período, a iniciativa já ultrapassou a marca de mais de 2 milhões de itens coletados, totalizando mais de 16 toneladas.

Caso os materiais fossem enfileirados, seria possível subir mais de 100 vezes o Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil. O marco foi alcançado graças ao engajamento dos consumidores que participam ativamente mantendo os mais de 5 mil locais de coleta presentes em escolas, empresas, condomínios, cooperativas, ONGs, entre outros lugares.

“Estamos muito satisfeitos com o sucesso que em conjunto com o programa ao longo dos 10 anos e o impacto que as ações podem ter para conscientizar as pessoas da importância da preservação ambiental. Como empresa, nos sentimos responsáveis por contribuir com a destinação adequada dos materiais de escrita”, diz Miguel Feres, diretor de Recursos Humanos e Sustentabilidade da Faber-Castell Brasil.

O Programa promove um concurso nacional anual chamado “Faxina nos Armários”, de coleta de instrumentos de escrita, e neste ano teve como vencedor um grupo de moradores denominado “Amigos de Antônio Prado” localizado no pequeno município de Antônio Prado – interior do Rio Grande do Sul.

O grupo foi criado em 2013 pela engenheira ambiental Grasiela Scudiero e pela professora Carina Gambim, e busca engajar os moradores a arrecadarem instrumentos de escrita e outros resíduos aceitos nos Programas de Reciclagem da TerraCycle.

O grupo iniciou as coletas há 9 anos e, desde então, já desviou algumas toneladas de resíduos que teriam parado em aterros sanitários e lixões. Em apenas 4 meses de concurso, os Amigos de Antônio Prado conseguiram enviar mais de 13 mil unidades de lápis e canetas para a reciclagem.

Ao todo, a comunidade garantiu a reciclagem de cerca de meia tonelada de lápis, canetas e demais itens de escrita desde o início de sua participação neste programa.

A cada unidade de resíduo enviada para a reciclagem, os participantes recebem pontos bônus que são convertidos em doações financeiras para entidades sem fins lucrativos ou escolas públicas indicadas pelas próprias equipes de coleta. Por isso, muitas dessas organizações não somente participam ativamente, como também são elegíveis para receber o incentivo financeiro.

De acordo com Grasiela, além do ganho ambiental no destino adequado das embalagens, a ajuda financeira auxilia as instituições da cidade que se desenvolvem.

“A bonificação é destinada para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Prevenção e Apoio ao Toxicômano Reviver (PATRE), então temos o engajamento da comunidade e do trabalho em equipe dos voluntários fazer o bem”, comenta.

Para Renata Ross, gestora de Marketing e Relacionamento na TerraCycle, engajar a sociedade em programas como esse é fundamental para naturalizar nas pessoas o sentimento de cuidado com o meio ambiente. “Quando apresentamos aos consumidores uma solução de reciclagem, sobretudo para itens complexos, contribuímos para formar uma massa crítica de pessoas mais atentas às questões socioambientais. É comum também que os consumidores mais sensibilizados passem a demandar produtos e embalagens eco-amigáveis.”

É importante lembrar que caso haja interesse em estabelecer um ponto de coleta é preciso que os consumidores se cadastrem no site da TerraCycle. Desta forma, será possível recolher e enviar os materiais gratuitamente para reciclagem.

Para saber mais sobre o Programa Nacional de Reciclagem de instrumentos de escrita da Faber-Castell e outras iniciativas de sustentabilidade, acesse https://www.faber-castell.com.br/corporate/sustentabilidade/ecological.

Sobre a TerraCycle

Com atuação em 21 países, a TerraCycle é líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade. Suas operações já transformaram mais de 7,7 bilhões de embalagens em matéria-prima para geração de novos produtos. A TerraCycle engaja globalmente mais de 200 milhões de pessoas e já doou cerca de US$45 milhões para escolas públicas e instituições sem fins lucrativos.

No Brasil, a entidade atua por meio de Programas Nacionais de Reciclagem em parceria com instituições e consumidores, cujo propósito é oferecer o descarte correto de embalagens e produtos complexos, que podem ser enviados de forma gratuita pelas agências dos Correios e, ainda, apoiar entidades sociais e escolas.

Site oficial: https://www.terracycle.com/pt-BR/

Sobre a Faber-Castell

Fundada em 1761, na Alemanha, a Faber-Castell é líder mundial na produção de EcoLápis – lápis fabricado a partir de madeira de reflorestamento. O Brasil, onde está presente desde 1930, representa a maior operação mundial da companhia, que mantém três fábricas locais e 10 mil hectares de florestas cultivadas no país, que garantem matéria-prima para até 2 bilhões de lápis produzidos por ano e absorvem 900 mil toneladas de CO2 da atmosfera, compensando a pegada de carbono das plantas de produção da marca em todo o mundo. O que reforça a atuação transparente e sustentável da empresa nos aspectos social, ambiental e econômico.

Com produtos distribuídos em milhares de pontos de vendas do varejo no Brasil e exportação para mais de 20 países, a Faber-Castell Brasil se destaca pela combinação única da tradição e qualidade de seus produtos e serviços, que há décadas servem como ferramentas para despertar a criatividade na vida das pessoas. A empresa mantém um vasto portfólio de instrumentos de escrita escolares, artísticos e profissionais incluindo: EcoLápis de cor e grafite, canetinhas hidrográficas, canetas esferográficas, apontadores, borrachas, lapiseiras, kits criativos, além de uma linha de luxo. Por meio da área de Inovação e Novos Negócios no país, a companhia também tem expandido sua atuação e buscado novas formas de incentivar a criatividade dos brasileiros, a partir de iniciativas como o Programa de Aprendizagem Criativa nas escolas, a plataforma Hora da Invenção e os investimentos em startups com foco em educação, a partir da área de Corporate Ventures Capital.

Site oficial: https://www.faber-castell.com.br/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!