Salvador Bahia Airport é reconhecido internacionalmente como “aeroporto verde” pela terceira vez pelo Conselho Internacional de Aeroportos

softelec

Imagem: Juan Sias/ ACI-LAC

  • O reconhecimento foi obtido graças à apresentação do projeto de Compostagem Acelerada
  • Iniciativa processa resíduos orgânicos e os converte em efluente e, após tratamento, em água de reuso
  • Em 2021 e 2019, a condecoração foi atrelada aos projetos Zero Aterro e Estação de Tratamento de Efluentes
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – O Salvador Bahia Airport – integrante da rede VINCI Airports – recebeu pela terceira vez o Green Airport Recognition, reconhecimento concedido pelo ACI-LAC (Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe). A condecoração foi anunciada em 3/10, durante a Assembleia e Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe, realizada em Buenos Aires, na Argentina. Ela foi recebida pelo diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da VINCI Concessions, Joffrey Mai.

O reconhecimento tem como objetivo promover as melhores práticas ambientais para minimizar o impacto da aviação no meio ambiente e foi obtido por meio da apresentação do projeto de Compostagem Acelerada. Implantado em 2022, no Salvador Bahia Airport, ele foi uma forma encontrada de dar uma destinação mais nobre aos resíduos orgânicos, que se tornam matéria-prima para a geração de água de reuso. Até 68 mil litros de água podem ser economizados por mês.

Resíduos de alimentos — como frutas, legumes, verduras e proteína animal — são inseridos em um composteira, com tecnologia exclusiva de biodigestão da Bioconverter. O equipamento o processa e em até 24 horas o transforma em efluente. Após isso, o líquido é enviado para a Estação de Tratamento de Efluentes, onde é gerada a água de reuso, que é usada para descarga nos sanitários e torres de resfriamento.

O projeto de Compostagem Acelerada faz parte de uma série de iniciativas implantadas pela VINCI Airports para adoção do conceito de economia circular e preservação do meio ambiente. Outros dois projetos com esse fim também levaram o Green Airport em 2021 e 2019: o projeto Zero Aterro (que recupera 100% dos resíduos sólidos gerados e os dá destinação ambientalmente correta) e a Estação de Tratamento de Efluentes (que permitiu a eliminação de esgoto na natureza e a geração de água de reuso).

Alessandra Reis, gerente de Meio Ambiente do Salvador Bahia Airport, contou: “Dentro da VINCI Airports, somos estimulados o tempo todo a buscar novas soluções para reduzir nosso impacto ambiental e pegada de carbono. A Compostagem Acelerada é uma solução excelente, já que ao mesmo tempo contribui para reduzir o consumo de água potável e a geração de gases do efeito estufa”.

Sobre o Salvador Bahia Airport 

Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal, um investimento de R$ 700 milhões que aumentou sua capacidade em 50%, passando a atender até 15 milhões de passageiros por ano. Considerado o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, o Salvador Bahia Airport se destaca pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental.

Site oficial: https://www.salvador-airport.com.br/

Sobre a VINCI Airports

Maior operadora privada de aeroportos no mundo, a VINCI Airports administra mais de 50 aeroportos em 11 países na Europa, Ásia e nas Américas. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, contribuindo com sua capacidade de investimento e know-how em otimizar o desempenho operacional, modernizar a infraestrutura e implantar a transição ambiental. Desde 2016, a VINCI Airports é a primeira operadora global comprometida com uma estratégia ambiental internacional, com objetivo de alcançar zero emissões líquidas de carbono em toda a sua rede até 2050.

Para mais informações:
https://www.vinci-airports.com/
@VINCIAirports
https://www.linkedin.com/company/vinci-airports/

Crédito:
Imprensa | Salvador Bahia Airport – VINCI Airports

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!