A responsabilidade socioambiental dos pneus reformados

softelec
Fábrica da NSA Pneutec
Fábrica da NSA Pneutec

Imagem: Divulgação | A produção de um pneu reformado evita emite o lançamento de 26 kgs de CO2 atmosfera, enquanto os pneus novos aumentam em 25% esse dano

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2022 – Um pneu reformado economiza cerca de 57 litros de petróleo, recurso escasso na natureza, e sua construção evita o lançamento de 26 kgs de CO2 na atmosfera, protegendo a qualidade do ar atmosférico. Em contraponto, os pneus  novos tornam-se uma opção nociva para o meio ambiente, já que a produção de um único pneu novo aumenta em 25% a emissão de CO2 na natureza, em comparação com um pneu reformado. 

De acordo com a ABR (Associação Brasileira de Reforma de Pneus), nos últimos 10 anos, a prática da reforma produziu 80 milhões de pneus comerciais e 52 milhões de pneus de automóveis, isso representa a não emissão de 26 milhões de toneladas de CO2.

Em linha com a responsabilidade socioambiental, a NSA Pneutec, empresa reformadora de pneus, desenvolveu plantas de produção certificadas pelo Cetesb/Ibama, com processos específicos como; utilização de água de reuso nas caldeiras, tratamento de emissão fumaças (eliminando resíduos de carvão na natureza),  exaustão e reciclagem dos resíduos de borrachas da fábrica.

Além da certificação junto aos órgãos ambientais, a reformadora de pneus possui um selo de reconhecimento de quantidade de petróleo economizado e diminuição de emissão de CO2.

Essa ação permite ao cliente gerar crédito de carbono.

“O meio ambiente é de todos. Também é de responsabilidade de empresas e indústrias atuarem na preservação e cuidado, desenvolvendo segmentos de produção sustentáveis, prolongando e gerindo o ecossistema local”, comenta Giulio Claro, diretor da NSA Pneutec.

Processo de reciclagem na reforma 

Segundo dados da Reciclanip, iniciativa da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, cerca de 450 mil toneladas de pneus são descartados no Brasil por ano, dentre esse número, cerca de 20 milhões de pneus são descartados de forma irregular.

Nesse sentido, a reforma de pneus atua de forma sustentável. O processo reativa o pneu, substituindo apenas a banda de rodagem, possibilitando o retorno da funcionalidade, com rendimento igual ou superior a banda de um pneu novo. Toda a reforma está aliada a processos tecnológicos e metodologias específicas de produção.

“A NSA faz reaproveitamento de embalagens em geral; plásticos, papelão e pó de raspa.  Todos são resíduos gerados pela fábrica e reutilizados. Alguns outros resíduos são reciclados e transformados em matéria-prima para outros produtos, e o tratamento é feito em usinas de tratamento específico de cada material”, comenta Giulio.

Além da reutilização, a linha de produção da NSA Pneutec conta com todos os descartes de resíduos de maneira correta, acondicionados e direcionados para parceiros que fazem o tratamento do resíduo.

Sobre a NSA Pneutec

Fundada em 1951, a NSA Pneutec é uma empresa especializada em reforma de pneus, e revenda de pneus novos, sendo a mais antiga reformadora em operação no Brasil, com 70 anos de experiência.

Para assegurar a qualidade, padronização e o bom desempenho dos produtos e serviços do Grupo, a NSA Pneutec é registrada no INMETRO, que abrange selo de conformidade para pneus de carga, ônibus, automoveis, caminhonetas, caminhonetes e seus rebocados.

Site oficial: https://www.nsapneutec.com.br

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4935 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!