Resíduos: Fundação ‘SIG Way Beyond Good’ lança programa ‘Recycle for Good’ na Indonésia, o primeiro no sudeste da Ásia

softelec
Fundada em 2018, a Fundação SIG Way Beyond Good está sediada em Neuhausen, Suíça.
Fundada em 2018, a Fundação SIG Way Beyond Good está sediada em Neuhausen, Suíça.

Imagem: Divulgação

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Março de 2023 – A poluição da água e do solo por resíduos é um dos maiores problemas para nosso meio ambiente. A Indonésia é o segundo maior contribuinte de resíduos plásticos do mundo, produzindo mais de 5 milhões de toneladas de resíduos por ano, com cerca de 3 milhões de toneladas eliminadas nas águas de todo o país. Uma das principais razões é que muitas pequenas ilhas não possuem coleta seletiva e nenhum sistema municipal para coleta de resíduos domésticos ou outros resíduos.

Devido à falta de conhecimento sobre os perigos envolvidos, as pessoas despejam todos os resíduos em aterros sanitários, queimam ou descartam-nos no mar.

Com o programa Recycle for Good, a SIG e a Fundação SIG Way Beyond Good querem mudar o comportamento das pessoas e promover um uso consciente dos recursos naturais. O programa é projetado para incentivar o público a deixar resíduos recicláveis, como caixas de bebidas, vidro, plástico ou óleo de cozinha em um ponto de coleta para que possam retornar a cadeia produtiva. Em troca, eles recebem vales, cupons de alimentos ou vouchers para outros bens e serviços que podem ser trocados nos parceiros do Recycle for Good.

Os materiais são classificados no local e reciclados por intermédio de um parceiro.

A Fundação SIG Way Beyond Good prevê um futuro em que uma boa nutrição e água limpa estão disponíveis para todos e os habitats naturais são preservados para as gerações futuras.

Holger Dickers, Diretor Executivo da Fundação SIG Way Beyond Good:

“Juntamente com seus parceiros, o objetivo da fundação é identificar, impulsionar e promover atividades e projetos que fortalecem a sociedade civil e criam impactos positivos para o meio ambiente. A Indonésia, com sua grande população, tem um enorme potencial para contribuir. Para isso, as pessoas precisam começar a dar pequenos passos para levar um estilo de vida mais amigável com o meio ambiente”.

Com a experiência da so+ma vantagens, uma empresa brasileira que vem trabalhando com a SIG desde 2018 para promover a economia circular através de um sistema de recompensa, a fundação desenvolveu seu programa global Recycle for Good.

“A so+ma é a oportunidade de se colocar o ESG na prática em qualquer lugar do mundo. Estamos muito felizes que a nossa metodologia e tecnologia que funciona no Brasil está colaborando com um melhor impacto socioambiental em Jacarta”, enfatiza Claudia Pires, CEO e fundadora da so+ma.

A Indonésia está lançando o programa como o primeiro país do sudeste asiático em 3 de março de 2023, na junção de Cibubur, no leste de Jacarta, onde está localizado um ponto de entrega Recycle for Good. Mais tarde, o programa será replicado para outras regiões.

“Ficamos muito felizes em expandir a parceria entre a SIG e a so+ma vantagens em outros países, por meio da tecnologia da so+ma hoje somos capazes de implementar programas de incentivo a reciclagem em qualquer lugar do mundo. Começamos no Brasil, onde já temos 5 pontos de coleta no Paraná e agora na Indonésia. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o programa em todo o mundo.” Celebra Isabela De Marchi, Gerente de Sustentabilidade para América do Sul na SIG.  

Sobre a Fundação SIG Way Beyond Good

A Fundação SIG Way Beyond Good prevê um futuro no qual uma boa nutrição e água limpa estarão disponíveis para todos e os habitats naturais serão preservados para as gerações futuras. O objetivo da Way Beyond Good Foundation é fazer parcerias com outros para identificar, impulsionar e promover atividades e projetos que fortaleçam a sociedade civil e criem impactos positivos para o meio ambiente. Cartons for Good foi o primeiro projeto da fundação. Ele oferece soluções inovadoras contra a perda de alimentos e a desnutrição. Em Bangladesh, onde a fundação está executando o projeto desde 2019, o excedente de alimentos será preservado em embalagens SIG para que as escolas ofereçam às crianças carentes almoços regulares durante todo o ano.


Fundada em 2018, a Fundação SIG Way Beyond Good está sediada em Neuhausen, Suíça. Para mais informações, visite  www.sig.biz/pt/foundation e www.sig.biz/en/foundation/recycle-for-good

O Recycle for Good é o primeiro projeto da Fundação no campo da reciclagem e faz parte do compromisso Recurso+ da SIG.

Ele se baseia em um sistema de recompensa no qual as pessoas recebem pontos por entregar materiais recicláveis, que podem trocar por alimentos e outros bens essenciais ou vouchers ou doar para uma organização social. O objetivo geral do programa é mudar o comportamento das pessoas e estar atento aos recursos naturais.

Sobre a SIG

A SIG é um fornecedor líder em soluções de embalagem para um mundo mais sustentável. Possui portfólio exclusivo de embalagens cartonadas assépticas, bag-in-box e spouted pouch, trabalham em parceria com os clientes para levar produtos alimentícios e bebidas aos consumidores de todo o mundo de uma forma segura, sustentável e acessível. A tecnologia e excelência capacidade de inovação permitem oferecer aos seus clientes soluções ponta a ponta para produtos diferenciados, fábricas mais inteligentes e embalagens conectadas, tudo para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. A sustentabilidade é parte integrante do negócio e estão indo muito além do Bem para criar um sistema líquido positivo de embalagem de alimentos.

Fundada em 1853, a SIG está sediada em Neuhausen, Suíça. As habilidades e experiência de aproximadamente 9.000 funcionários em todo o mundo permitem responder rápida e efetivamente às necessidades dos seus clientes em mais de 100 países. Em 2022, a SIG produziu 49 bilhões de pacotes e gerou 3,1 bilhões de euros em receitas proforma (incluindo a Scholle IPN e a Evergreen Asia, receitas não auditadas). A SIG tem uma classificação AA ESG pela MSCI, uma classificação 13,4 (baixo risco) pela Sustainalytics e uma classificação Platinum CSR pela EcoVadis. Site oficial: https://www.sig.biz/pt

Sobre a so+ma

Fundada por Claudia Pires, uma cientista comportamental com mais de 25 anos de experiência em marketing, negócios e ESG, a so+ma é uma ESG Tech que atua como um motor da mudança de comportamento no país, auxiliando grandes empresas a colocar em prática a economia circular, gerar impactos sociais e ambientais positivos por meio de ações de mudança de comportamento dos consumidores através de bonificações por créditos ao levarem seus recicláveis nas 16 Casas Amarelas localizadas em Salvador, Camaçari, Curitiba e Goiânia. Os créditos podem ser trocados por alimentos, descontos no comércio local, higiene pessoal, cursos ou os créditos podem ser transferidos para ONGs. As unidades já receberam mais de 1,1 mil toneladas de resíduos apenas no ano de 2022, gerados por quase 21 mil famílias. Site oficial: https://somosasoma.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4893 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!