BAIXAR PDF: Pesquisa de Energia solar térmica explica como a produção de aquecedores solares somou 1,78 milhão de m² em 2022 

softelec

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Abril de 2023 – A produção brasileira de aquecedores solares em 2022 somou 1,78 milhão de metros quadrados, um decréscimo de -2,1% em relação a 2021, de acordo com a Pesquisa de Produção e Vendas de Sistemas de Aquecimento Solar 2023 (base 2022), realizada pela ABRASOL – Associação Brasileira de Energia Solar Térmica.

“No acumulado dos últimos 25 anos, atingimos 22,8 milhões de metros quadrados de aquecedores instalados no país”, ressalta Luiz Antonio dos Santos Pinto, presidente da entidade.

Segundo ele, os principais fatores que contribuíram para esse resultado foram: o cenário econômico preocupante no Brasil e no mundo; a insegurança dos brasileiros em relação aos investimentos em um ano de eleições federais e estaduais; e as políticas públicas que eram esperadas, mas não se concretizaram em 2022.

“Apesar disso, a expectativa para 2023 é de um aumento de 16%. “Devem contribuir para esse crescimento a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, com a inclusão de aquecedores solares no projeto; o aumento das obras da construção civil; e programas nas esferas federais, estaduais e municipais de políticas públicas de fomento ao uso da Energia Solar Térmica, que devem ter início neste ano e terem continuidade nos próximos”, explica o presidente da ABRASOL.

Quanto aos reservatórios térmicos que compõem os aquecedores solares, foram comercializadas 201.398 unidades, sendo os de baixa pressão equivalentes a 67% do total, com 132.782 unidades; e os de alta pressão equivalentes a 33%, com um total de 68.093 unidades vendidas.  

O uso da energia solar térmica evita anualmente a emissão de mais de 4,5 milhões de toneladas de CO₂ no meio ambiente brasileiro e a atividade mantém atualmente 50 mil postos de trabalho no país.

Comportamento do mercado 

Em termos regionais, o Sudeste continua na liderança com 53% das vendas, seguido do Sul com 23%. Nordeste e Norte representaram 7% e 3% respectivamente. O maior crescimento na comparação com 2021 registrou-se no Centro-Oeste, com 14% das vendas. Com relação à distribuição das vendas nos segmentos de mercado, o setor mais significativo continua sendo o residencial com 73%, seguido pelo comercial/serviços com 19%. Já o setor industrial representou 6% e os projetos sociais ficaram com percentual equivalente a 2%.

Baixar Pesquisa em PDF

Sobre a ABRASOL

A ABRASOL é uma associação sem fins lucrativos que representa oficialmente em todo o Brasil as empresas do setor de energia solar térmica. Tem como objetivos fomentar e desenvolver o mercado de energia solar térmica no Brasil e ampliar sua atuação com ações que envolvem a conscientização da sociedade sobre as vantagens do uso responsável da energia e apoio às empresas associadas: fabricantes, distribuidoras, revendas, consultorias, projetistas e instaladoras.

Site oficial: https://abrasol.org.br/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!