Maceió sediará maior evento de Normalização das Américas com foco em Economia Circular e Mudanças Climáticas

softelec
Da esqueda para direita: Ricardo Fragoso, Diretor Geral ABNT, Marcos Garcia, Vice Presidente da CFI, Luizandré Barreto, Presidente da CFI, Mário Wiliam Esper, Presidente da ABNT e Dhiego Soares, Diretor de Tecnologia da CFI

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2023 – Maceió irá sediar o maior evento de normalização das Américas, com a presença de representantes de mais de 40 países, durante a Assembleia Geral da Comissão Pan-americana de Normas Técnicas – COPANT. O evento, que acontecerá do dia 28 de abril a 2 de maio de 2024, irá abordar os temas voltados a economia circular, sustentabilidade e mudanças climáticas. O anúncio foi feito na quinta-feira, 24 de agosto pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas ao Presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William Esper.

Na ocasião, o presidente ressaltou a importância contou sobre a escolha da capital alagoana para sediar a reunião anual. “Para nós é um privilégio e um orgulho trazer um evento como esse para uma cidade de belezas naturais como Maceió”, ressaltou.

O presidente destacou que durante a programação da assembleia haverá seminários sobre economia circular e mudanças climáticas, a reunião do Conselho Deliberativo da ABNT e presença de autoridades do Governo Federal. Está previsto ainda um ato simbólico, onde integrantes de cada um dos países presentes na reunião irão plantar uma muda de Pau-Brasil.

A secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino e representantes da secretaria de Turismo, garantiram investimentos no setor para recepcionar as comitivas com programações culturais e adoção de uma tradução para os estrangeiros. Além disso, a ABNT irá fornecer brindes típicos do artesanato alagoano para os participantes, movimentando também o setor cultural e econômico do estado.

O presidente da Câmara de Fomento Internacional, Luizandré Barreto salientou que a indústria alagoana não será esquecida. “Iremos ter uma área para expor, durante os sete dias de evento, produtos produzidos por empresas alagoanas, para que todos possam conhecer e desfrutar”, destacou.

Para o governador Paulo Dantas, o evento será um marco para o estado. “Certamente será o maior evento que Alagoas já fez, porque vamos receber comitivas e integrantes de mais de 40 países, o que pode gerar mais empregos e investimentos em cidades também do interior”, celebrou.

O encontro abordou ainda temas relevantes da normalização internacional e os requisitos para a obtenção da Certificação da ABNT para as cidades, que despertou o interesse do governo do estado.

O encontro no Palácio do Governo também reuniu secretários estaduais, prefeitos, o diretor geral da ABNT, Ricardo Fragoso, o vice-presidente do CFI, Marcos Garcia, o diretor de tecnologia do CFI, Dhiego Soares, e o diretor executivo do SBT Nordeste e TV Ponta Verde, Sandro Krechowieki.

Sobre a COPANT

A COPANT (Comissão Pan-americana de Normas Técnicas) reúne os Organismos Nacionais de Normalização (ONN) das Américas, sendo referência em normalização técnica e avaliação de conformidade dos países das Américas e seus pares internacionais, e promove o desenvolvimento de seus membros por meio da cooperação e normalização nacional eficiente e relevante.

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores.

A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras.

Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Site oficial: https://www.abnt.org.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!