Com tecnologia de reciclagem de esgotos e efluentes, Tera Ambiental reduz impacto de indústrias e cidades ao meio ambiente

softelec

Imagem: Divulgação – Efluente tratado | Empresa especializada no processamento de resíduos orgânicos líquidos e sólidos, devolve efluente tratado à natureza e reutiliza o lodo dessas atividades na produção de insumos para a agricultura.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Julho de 2022 – A Tera Ambiental, importante player no Estado de São Paulo, promove a valorização de resíduos orgânicos e é a responsável pela gestão técnica e comercial de efluentes destinados à Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ). Esta empresa, sua parceira estratégica, construiu e opera a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do município e realiza a reciclagem dos resíduos.

A Tera, cuja marca, criada em setembro de 2012, é uma sigla de Tratamento de Efluentes e Reciclagem Agrícola, realiza de modo independente a operação de compostagem e produz os fertilizantes Tera Nutrição Vegetal.

Pratica o conceito upcycling, oferecendo alternativas seguras e eficazes de transformação de resíduos antes indesejados em novos produtos de qualidade e valor ambiental, com a produção de fertilizante orgânico composto. Sua conduta prioriza a integridade, criatividade e excelência.

Com experiência no segmento desde 1999, a Tera Ambiental atende clientes dos mais variados setores e ramos de atividade. Sua atuação é fundamentada no comprometimento com o meio ambiente. Fornece soluções e firma parcerias estratégicas para minimizar o impacto das atividades industriais, praticando um ciclo sustentável de reaproveitamento e valorização de resíduos.

Visando manter rigoroso compliance no tocante à legislação do setor, a empresa desenvolveu avançado Sistema de Gestão Ambiental, promovendo a reciclagem e prevenindo a poluição, por meio do monitoramento e controle constante das operações. Sua política de gestão ambiental está pautada nos seguintes pilares: competência, flexibilidade, respeito, iniciativa, ética, integridade e comprometimento.

Em decorrência da postura de responsabilidade ambiental, a empresa conquistou duas certificações: NBR ISO 14001:2015, anualmente renovada; e, juntamente com a Companhia Saneamento de Jundiaí, recebeu o selo IBD Qualidade Certificada para a reciclagem de efluentes e produção de fertilizante orgânico composto classe B, a partir do lodo gerado ao final do tratamento de efluentes, processos importantes para a manutenção da economia circular.

O certificado atesta o pioneirismo e comprometimento da companhia em ser ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente adequada e viável.

A Tera Ambiental também é associada de duas entidades referenciais no Brasil: Abisolo (Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal), detentora do único programa de certificação de desempenho das análises químicas de fertilizantes fluídos que atende à exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Abetre (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes), que congrega companhias que dedicadas ao tratamento, reciclagem, recuperação, disposição, coleta, transporte, análises laboratoriais ou gerenciamento de resíduos e que obrigatoriamente estejam em conformidade com a legislação ambiental.

Serviços de excelência

Os serviços da Tera Ambiental destinam-se a empresas, dos mais diversos segmentos, que não possuem sistema de tratamento próprio ou compatível com o descarte de efluentes em rede coletora ou corpo hídrico. Ela viabiliza a destinação final de efluentes biológicos, por caminhão, para tratamento na ETE de Jundiaí, por meio da modalidade offsite. Ao optarem por esse sistema, os clientes garantem segurança, eficácia e a prática da economia circular, com a valorização e transformação dos resíduos gerados pelo processo, cumprindo metas de reciclagem e requisitos legais.

Para empresas que geram resíduos sólidos orgânicos e optam pela sua valorização e tratamento adequado, Tera Ambiental, pioneira e referência na compostagem em escala industrial, realiza operação em galpão coberto de 30 mil metros quadrados, maior planta do gênero no Estado de São Paulo. A unidade é licenciada pela CETESB e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Recebimento de efluentes
Crédito: Divulgação
Lagoa de decantação
Crédito: Divulgação
Galpão de compostagem
Crédito: Divulgação

A compostagem termofílica, adotada pela empresa, é um processo biológico, natural e controlado, capaz de bioestabilizar a matéria orgânica com a ocorrência de altas temperaturas. Pratica-se o conceito upcycling, com a transformação de resíduos antes indesejados em novos ativos de qualidade e valor ambiental destinados para a agricultura.

É realizada em dois processos distintos entre leiras aeradas por revolvimento e estáticas com aeração forçada, aplicadas de acordo com as características de cada grupo de resíduos orgânicos.

Site oficial: https://www.teraambiental.com.br/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!