Companhia brasileira avança com soluções de logística reversa de pós-consumo

softelec
A estratégia da empresa para crescer é reunir serviços, tecnologia e a Universidade iWrc - criada para desenvolver e capacitar cooperativas de catadores.
A estratégia da empresa para crescer é reunir serviços, tecnologia e a Universidade iWrc - criada para desenvolver e capacitar cooperativas de catadores.

Imagem: Divulgação | Ecossistema global da empresa conta hoje com 12 marcas parceiras e cinco Ongs; HP, FEMSA, J&J, KCC, Pepsi, Amcor e Starbucks são algumas parcerias estratégias

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

São Paulo, Julho de 2022 – A iWrc, plataforma digital especializada em soluções sustentáveis ​​para viabilizar a comercialização de recicláveis ​​pós-consumo, avança no mercado brasileiro ao combinar iniciativas que fazem a economia circular realmente acontecer.

A estratégia da empresa para crescer é reunir serviços, tecnologia e a Universidade iWrc – criada para desenvolver e capacitar cooperativas de catadores.

O ecossistema global da empresa conta atualmente com 12 marcas parceiras e cinco ONG’s (Ocean Conservancy, Conservation International, Trash Free Alliance, FEMSA Foundation), com presença em cinco países. Entre eles, com sede nos Estados Unidos, Brasil, México, Colômbia e Vietnã. HP, FEMSA Foundation, J&J e Kimberly Clark são algumas das empresas que trabalham com a iWrc.

O otimismo da empresa se deve ao imenso potencial de crescimento demonstrado pelo setor.

Segundo estudo encomendado pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), 23,1% dos resíduos plásticos pós-consumo no Brasil foram reciclados em 2020.

Em relação a 2019, a redução no primeiro ano da pandemia de Covid-19 foi inferior a 1 ponto percentual. Considera-se resíduo plástico pós-consumo todo material descartado em residências e em locais como shopping centers, estabelecimentos comerciais, escritórios, entre outros.

O levantamento também indicou que, em 2020, 1,4 milhão de toneladas de resíduos plásticos foram consumidos na reciclagem, representando um crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior. Um milhão de toneladas são de plástico pós-consumo e 368 mil toneladas são de plástico pós-industrial, como sobras dos processos da indústria petroquímica, transformação do plástico e reciclagem do próprio plástico.

Do total de resíduos consumidos na reciclagem, 960 mil toneladas referem-se a utensílios de uso único, categoria que representa embalagens e outros tipos de descartáveis. Esses são os produtos que mais passaram pelo processo de beneficiamento, representando 68,5% da quantidade reciclada em 2020, conforme gráfico abaixo.

Olhando para esse cenário, a iWrc vem investindo em iniciativas que proporcionam transparência e rastreabilidade de ponta a ponta da cadeia de suprimentos, criando um ecossistema socialmente certificado, capaz de capacitar o setor. Entre suas estratégias estão Governança e Políticas (Políticas), que envolve Transações de Recicláveis, Contratos de Material Socialmente Assegurado (SAMA), BI, entre outras ferramentas.

“Tudo isso facilita a transação de recicláveis, estimulando o mercado”, diz Michael Maggio da iWrc.

A empresa também promove cadeias de suprimentos sustentáveis ​​para materiais reciclados, auxiliando parceiros de negócios em seus estabelecimentos e aprimorando o conhecimento de seu papel na logística reversa.

Em termos de tecnologia, a empresa lançou a Plataforma iWrc, ferramenta que conecta o ecossistema da cadeia de suprimentos, promovendo inovação com assertividade. “Esse sistema envolve tanto o setor público quanto o setor privado”, explica Michael.

A Universidade iWrc tem funcionado como um polo de desenvolvimento e capacitação de cooperativas de catadores, possibilitando a inclusão social e financeira dos catadores, promovendo mudanças sistêmicas e promovendo o trabalho decente.

Até hoje, cerca de 2 mil trabalhadores passaram pela universidade.

A expectativa do executivo é crescer no Brasil, chegando a 150 mil toneladas de recicláveis ​​pós-consumo. “O país tem esse potencial e sabemos explorá-lo. Temos todas as ferramentas para isso”, conclui.

Site oficial: https://iwrc.world/

Crédito:
Imprensa | iWrc

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5041 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!