Evonik apresenta tecnologia para produção de asfalto mais sustentável

softelec

Imagem: Divulgação Evonik | Aditivo de alta performance permite produção de asfalto modificado com borracha, utilizando pneus descartados. Em sua primeira aplicação no país, produto demonstra como pode melhorar o processo produtivo, a aplicação e a qualidade do asfalto

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Um dos grandes desafios urbanos, das administrações públicas e da engenharia é a manutenção da qualidade e da durabilidade da pavimentação de ruas e estradas. Disto, decorrem segurança do usuário, demanda de recursos financeiros e materiais, custos com veículos e combustíveis, condições de tráfego e sustentabilidade.

A cada ano, aumenta a necessidade de asfaltos de melhor composição, que não só possuam maior vida útil como reduzam o impacto sobre o meio ambiente.

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, desenvolveu um processo patenteado para atender a essas demandas. Trata-se da mistura do aditivo poliolefínico VESTENAMER® ao pó da borracha proveniente de pneus descartados. Ao ser misturado à massa asfáltica, a solução elimina problemas do processo produtivo, facilita a aplicação e garante melhor qualidade do asfalto modificado com borracha.

A inovação beneficia gestores e usuários de vias públicas, bem como o meio ambiente, uma vez que estimula processos de reaproveitamento de materiais. Estima-se que, a cada ano, cerca de 19,3 milhões de toneladas de pneus são descartados no mundo, aproximadamente 450 mil toneladas somente no Brasil. Com o VESTENAMER®, a Evonik contribui para o fechamento do ciclo de uma maneira mais sustentável, reduzindo resíduos, manutenções recorrentes e a emissão de carbono.

Aplicação no Brasil

Os benefícios do VESTENAMER® puderam ser comprovados na prática. Em julho último, o produto foi utilizado para a pavimentação de uma área de aproximadamente 2.500 m² localizada dentro do parque industrial da Evonik em Americana (SP).

Crédito: Divulgação Evonik

VESTENAMER® é produzido na planta da Evonik em Marl, na Alemanha, e esta foi a primeira aplicação no Brasil. O projeto foi desenvolvido em parceria entre o departamento Technology and Infraestructure e as unidades de negócios da Evonik, que têm o objetivo de promover as soluções e tecnologias da empresa em projetos internos, colaborando para o desenvolvimento de novas aplicações em diferentes regiões.

Participaram da obra a NTA Asfaltos, fabricante do ligante modificado com borracha e VESTENAMER®; a Galvani Engenharia, produtora do asfalto modificado com borracha, e a Teixeira Pavimentação Asfáltica, responsável pela aplicação do asfalto.

“Foram utilizados 160 kg do produto. A coordenação técnica com todas as empresas envolvidas exigiu reuniões dedicadas e planejamento para garantir a boa fluidez do asfalto modificado no processamento, bem como controle de temperatura no local de produção do asfalto e deslocamento até a planta da Evonik“, explica Rodrigo Marques, Coordenador de Negócios da área de High Performance Polymers, da Evonik.

Desempenho elevado

Fornecido pronto para o uso, VESTENAMER® é um aditivo poliolefínico semicristalino, que atua como plastificante reativo nos processos de mistura e produção de compostos de borracha e, devido à presença de ligações duplas na molécula, forma uma interface entre o pó de borracha e o betume, protegendo e garantindo a reatividade. Dadas as suas características, envolve de forma bastante satisfatória os agregados do composto e não altera o material final. Entre as vantagens, estão:

  • Gera menos odor e diminuição da emissão de gases voláteis provenientes do processamento com borracha;
  • Facilita a fluidez no processo e no descarregamento dos tanques, sem que seja necessária a limpeza adicional dos mesmos;
  • Melhora o comportamento do ligante asfáltico no armazenamento aquecido;
  • Facilidade para compactar a massa asfáltica em temperaturas reduzidas;
  • Ganho de produtividade com aplicação mais rápida;
  • Melhor acabamento superficial do asfalto.
Crédito: Divulgação Evonik

Confira o vídeo do case de aplicação do VESTENAMER® em: https://www.youtube.com/watch?v=aleivHEbdhk.

Sobre a Evonik

A Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas. A empresa atua em mais de 100 países em todo o mundo e gerou vendas de 12,2 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 1,91 bilhão de euros em 2020. A Evonik vai muito além da química para criar soluções inovadoras, rentáveis e sustentáveis para os clientes. Cerca de 33.000 colaboradores trabalham juntos com um propósito em comum: queremos melhorar a vida das pessoas, todos os dias.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e declarações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função das mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Site oficial: https://central-south-america.evonik.com/pt

Crédito:
Imprensa | Evonik Brasil Ltda

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!