TOMRA Talks apresenta tecnologias de inteligência artificial e ‘deep learning’ que garantem alta precisão na triagem e reciclagem dos plásticos

softelec
©TOMRA AUTOSORT 2021
©TOMRA AUTOSORT 2021

Imagem: TOMRA Talks 2021 | A TOMRA é uma empresa pioneira em economia circular, contribuindo para o tratamento de resíduos sólidos urbanos e industriais há quase 50 anos

Por Simone Horvatin, Colaboração para Ambiental Mercantil, em Frankfurt na Alemanha

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Mühlheim-Kärlich, outubro de 2021 – Nos dias 5-6 de outubro aconteceu o evento global TOMRA Talks, com a participação de vários “players” globais dos setores para discutir o futuro do tratamento de resíduos sólidos e reciclagem.

Closing the Loop of Plastics” foi o tema principal deste evento, demonstrando na prática a valoração de resíduos plásticos em toda sua cadeia de valores.

Valoração máxima na reciclagem de resíduos plásticos na cadeia

Durante o evento, Tove Andersen, nova presidente e CEO da TOMRA, afirmou que as tecnologias TOMRA de alta precisão na triagem e reciclagem de resíduos plásticos visam contribuir para um futuro mais sustentável do planeta, já que os resíduos plásticos são comprovadamente os principais poluidores em terras e oceanos.

A TOMRA Recycling quer revolucionar, por isso trabalha para garantir o maior aproveitamento possível dos resíduos plásticos em seu ciclo fechado de vida, poupando assim a emissão de gases de efeito estufa e os recursos naturais.

©TOMRA 2021 – Visita a planta mecânica de reciclagem.
©TOMRA 2021 – Visita a planta mecânica de reciclagem.

Palavras da nova presidente e CEO, Tove Andersen

Tove Andersen, Presidente e CEO da TOMRA

“Se olharmos globalmente, sabemos que apenas 14% dos plásticos pós-consumo são recolhidos para reciclagem. Todos nós conhecemos os problemas com o lixo plástico, basta simplesmente caminhar por ai, em terra, mas mais ainda nos oceanos. Já sabemos que, se continuarmos neste ritmo e não nos conscientizarmos que temos de agir, em 2050 haverá mais plásticos nos oceanos que peixes. É por isso que consideramos a reciclagem dos plásticos é tão importante, e tema principal desta conferência “Closing the Loop on Plastics“.

Plástico é um material reciclável e de alto valor no mercado. Faz parte de um ciclo fechado: produção, uso, reciclagem, reuso, produção e assim por diante. As soluções da TOMRA Recycling contribuem para uma triagem de alta precisão, para garantir o máximo aproveitamento da qualidade dos plásticos para reciclagem.

Os resíduos domésticos, separados em casa, vão para usinas como “plásticos“. Entretanto, há vários tipos de plásticos (PET, PP. PE, etc), cada um com suas características próprias e seu valor na cadeia. Por isso, com as tecnologias de inteligência artificial e “deep learning” desenvolvidas pela TOMRA Recycling, a triagem é muito mais eficiente e precisa. Isso garante a valoração máxima do material reciclável e evita que grande parte vá para incineração indevidamente. Todos sabem que plásticos, quando são incinerados, liberam emissões significativas de CO2. É importante que a gente possa reciclar cada vez mais, ao mesmo tempo que possamos reduzir também as emissões de CO2“, disse Tove.

A TOMRA Recycling é conhecida por desenvolver o primeiro sensor infravermelho (NIR) do mundo para a triagem de resíduos sólidos para indústrias de reciclagem, metais e mineração. Hoje, a TOMRA Recycling oferece muito mais que isso: através do uso de inteligência artificial e “deep learning” sua tecnologia de triagem proporciona aos seus clientes extrair maior pureza dos fluxos de separação, maximizando a melhor captação destes resíduos, melhorando sua valoração, rendimento e lucro.

Como líder global há quase 50 anos, a TOMRA Sorting Solutions tem como meta apoiar seus clientes a reciclar e valorar, de forma eficiente e precisa, resíduos plásticos. Fechando o ciclo: aumentando a vida útil dos materiais reciclados, contribuindo com o meio ambiente e poupando os recursos naturais.

Registre-se aqui para receber o vídeo de resumo da conferência: https://solutions.tomra.com/tomra-talks-2021-video

Sobre a TOMRA Recycling

TOMRA Recycling desenvolve e fabrica tecnologias de seleção baseadas em sensores para a indústria global de reciclagem e gerenciamento de resíduos. Cerca de 7.400 sistemas foram instalados em mais de 100 países em todo o mundo.

Responsável pelo desenvolvimento do primeiro sensor infravermelho próximo (NIR) de alta capacidade do mundo para aplicações de seleção de resíduos, a TOMRA Recycling continua sendo pioneira no setor, dedicando-se a recuperar frações de alta pureza que maximizam tanto a rentabilidade quanto o lucro.

TOMRA Recycling faz parte da TOMRA Sorting Solutions, que também desenvolve sistemas baseados em sensores para selecionar, descascar e processar análises para a indústria alimentícia, de mineração e outras. A TOMRA Sorting pertence à empresa norueguesa TOMRA Systems ASA, que está listada na Bolsa de Valores de Oslo.

Fundada em 1972, a TOMRA Systems ASA tem um volume de negócios de cerca de 995 milhões de euros e emprega mais de 4.300 pessoas globalmente.

Para mais informações sobre a TOMRA Recycling visite https://www.tomra.com/pt/sorting/recycling ou siga nas redes sociais LinkedInTwitter or Facebook.

Crédito:
Simone Horvatin (Jornalista, MTB 0092611/SP), colaboração para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

A única imprensa brasileira convidada a participar do evento, em Frankfurt na Alemanha.

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4893 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!