PROJETO PREGUIÇA DE COLEIRA AMPLIA INTERLOCUÇÃO COM A COMUNIDADE DA RESERVA SAPIRANGA

softelec

Foto: Instituto Tamanduá

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Em meio à pandemia, projeto continua com atividades de monitoramento ambiental e aposta na tecnologia para mobilização social

Envolver a comunidade e transformá-la por meio de monitoramento ambiental e ações de sensibilização para a consciência socioambiental na região da Reserva Sapiranga. É com esse objetivo que o projeto “Preguiça de Coleira” acaba de ganhar um grupo em um aplicativo de mensagens instantâneas para permitir a comunicação em meio às medidas de isolamento social adotadas no estado para combater o novo coronavírus.

Lançado em março desse ano para acompanhar o comportamento da preguiça de coleira nessa região e ajudar na construção de um corredor ecológico em seu habitat, o projeto, que é uma iniciativa do Instituto Tamanduá em parceria com a Concessionária Litoral Norte (CLN), uma empresa do grupo Invepar, segue com suas atividades e vem buscando ampliar cada vez mais a mobilização social no entorno da Reserva Sapiranga.

Batizado de “Turma da Preguiça”, o grupo virtual é formado por pessoas ligadas ao projeto, associação de moradores, comunidade escolar, grupos que prestam serviços comunitários, biólogos e moradores do entorno. Segundo a gestora e educadora ambiental do Instituto Tamanduá, Érica Deiró, isso ajuda a contribuir para uma escuta empática e fortalecimento de vínculo entre cientistas e moradores.  

Encontrada na fauna das imediações da BA-099 e sendo uma das espécies ameaçadas de extinção, atualmente já estão sendo monitoradas nove preguiças de coleira dentro do projeto. Esse acompanhamento é realizado via satélite graças a colares acoplados aos animais que geram dados sobre localização geográfica e permitem reunir informações sobre suas rotinas, hábitos e comportamentos. Os resultados encontrados vão guiar a criação de um plano de ação para a conservação da espécie.

Foto: Instituto Tamanduá

Sobre a CLN  

A Concessionária Litoral Norte (CLN), uma empresa Invepar Rodovias, administra a rodovia BA-099, que compreende a Estrada do Coco (a partir do km 7,7) e a Linha Verde, conectando Lauro de Freitas até a divisa dos estados da Bahia e de Sergipe, com extensão total de 217km, entre 183km de rodovias e 35km de vias de acesso. A concessionária presta serviço para o Governo da Bahia e é fiscalizada e regulamentada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia. Atualmente, a empresa gera cerca de 400 empregos diretos e indiretos e já repassou mais de R$ 26 milhões em impostos para os municípios da região.   

COMO APOIAR E AJUDAR O INSTITUTO TAMANDUÁ

Barao de Melgaco_MT, 01 de maio de 2009
Projeto Tamanduas RPPN SESC Pantanal – Foto: Joao Marcos Rosa / Nitro

O Instituto Tamanduá é uma organização não governamental sem fins lucrativos. Qualquer valor de doação é muito importante para a continuidade das suas ações. Além de ajudar diretamente as ações do Instituto para a preservação da natureza, você estará divulgando nosso trabalho, tornando o Instituto e fauna brasileira cada vez mais conhecidos.

Hoje no Brasil, existem sete espécies de tamanduás, cinco de preguiça e quatorze de tatus. Podem ser encontrados em todos os biomas brasileiros, porém estão cada vez mais difíceis de serem vistos com a proximidade do ser humano às áreas naturais, reduzindo o número de populações. Ameaças como a perda de habitat, colisões com veículos, incêndio, caça, doenças e uso de agrotóxicos são as principais causas. Por isso o Instituto luta diariamente pela proteção das populações e pelo ambiente em que elas vivem. O Instituto atua também na recuperação de áreas degradadas de mangues na zona litorânea do nordeste brasileiro, um dos ecossistemas mais ameaçados do país.

Crédito:
GRAZIELLA GARCIA 
Tel.: (71) 98133-4070

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!