Produção industrial cai pelo terceiro mês seguido e fica em 0,7%; crise hídrica e falta de insumos são os principais fatores

softelec
Análise da GO Associados mostra que apenas o setor de bens de capital apresentou alta, no período entre julho e agosto, crescendo 1,4%.
Análise da GO Associados mostra que apenas o setor de bens de capital apresentou alta, no período entre julho e agosto, crescendo 1,4%.

Imagem: Michal Jarmoluk – Divulgação GO Associados | Análise da GO Associados mostra que apenas o setor de bens de capital apresentou alta, no período entre julho e agosto, crescendo 1,4%.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Com a escassez de matéria-prima somada a crise hídrica, a produção industrial apresentou queda pelo terceiro mês seguido, ficando em 0,7% em agosto.

A projeção da GO Associados era menor com 0,47%, já o mercado apostava em tombo maior com 1,8%. Apenas o setor de bens de capital apresentou alta, no período entre julho e agosto, crescendo 1,4%.

A indústria não consegue repetir a rápida recuperação que teve no segundo semestre de 2020 – após enorme queda entre março e abril do ano passado. Os principais fatores que contribuem para este cenário são o agravamento da crise hídrica, os impactos do custo de energia, a falta de insumos e a volatilidade do câmbio. Outro elemento que impacta o custo do produtor é a alta das comodities, que está potencializada pela alta do dólar.

A paralização dos mercados internacionais, devido a pandemia da Covid-19, afetou as cadeias globais de produção, acarretando uma redução dos estoques, ou seja, uma situação que não é exclusiva do Brasil.

A produção de produtos de consumo durável está 21,8% abaixo do patamar do período pré-pandemia, sendo o principal ponto negativo. Já os bens de capital apresentam bom desempenho em 2021, estando 15,76% acima do período anterior a pandemia.

Acesse o Minuto de Economia e confira a análise completa acerca dos dados divulgados sobre os índices da economia. Acesse em: https://goassociados.com.br/minuto-de-economia-106/

Site oficial: https://goassociados.com.br/

Crédito:
Imprensa | GO Associados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!