Área do Museu da Energia de Salesópolis integra criação de Refúgio de Vida Silvestre (RVS) para ave ameaçada e endêmica da região

softelec
Refúgio de Vida Silvestre (RVS) pretende proteger bicudinho-do-brejo-paulista em Salesópolis
Refúgio de Vida Silvestre (RVS) pretende proteger bicudinho-do-brejo-paulista em Salesópolis

Imagem: Divulgação | Área de brejo do Museu da Energia é o local que abriga uma das poucas populações do bicudinho-do-brejo-paulista, espécie endêmica do Alto Tietê e criticamente ameaçada de extinção

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

No dia 8 de abril (sexta-feira), foi iniciado o processo de criação de um Refúgio de Vida Silvestre (RVS) em Salesópolis-SP para a proteção do bicudinho-do-brejo-paulista, ave criticamente ameaçada de extinção. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Salesópolis e atualmente conta com o apoio de oito instituições: Museu da Energia de Salesópolis, SAVE Brasil, Mosaico Ambiental Ltda, Prefeitura de Guararema, Fundação Florestal, Instituto Suinã, DAEE e The Nature Conservancy (TNC).

Além de proteger o meio ambiente e o bicudinho, o Refúgio deverá atrair pessoas do mundo todo para a observação de espécies ameaçadas de extinção, ainda mais por ser um dos únicos locais do planeta a abrigar esse passarinho, que está na lista dos sonhos de avistamento de muitos observadores de aves.

“Uma das áreas de interesse para compor este refúgio é o brejo que fica dentro do território do Museu da Energia, por sua relevância ambiental, pois é o local que abriga uma das poucas populações do bicudinho-do-brejo-paulista aqui na região. Além de fazer parte dessa iniciativa com as suas áreas preservadas, o Museu, por meio de sua equipe educativa, ficará responsável pelo trabalho de educação ambiental nas escolas locais”, explica Simone Villegas, engenheira ambiental e coordenadora do Museu.

O que ainda traz mais curiosidade para o bicudinho é o fato de que ele somente foi descoberto pela ciência em 2004, e só foi reconhecido como espécie em 2015. Pela sua situação preocupante e ocorrência tão restrita, o bicudinho foi imediatamente listado globalmente como criticamente ameaçado de extinção. Por isso, ações como essa são de suma importância para salvar a espécie e evitar a sua extinção.

A criação do Refúgio tem como benefícios a proteção do meio ambiente e o potencial de estimular o turismo de avistamento de aves, visto que o bicudinho é um passarinho raro e especial, que observadores do mundo todo tem o desejo de ver.

Estratégias de proteção ambiental através das unidades de conservação são essenciais para garantir a manutenção da qualidade ambiental dos ecossistemas e evitar a extinção de espécies criticamente ameaçadas, como é o caso do bicudinho.

Em 2019, foi criado em Guararema o Refúgio de Vida Silvestre do Bicudinho, a primeira unidade de conservação a proteger essa espécie tão rara, que somente ocorre em seis municípios dessa região. O sucesso da criação no município vizinho inspirou Salesópolis a proteger essa espécie em seu território.

O Refúgio de Vida Silvestre pode ser constituído de áreas particulares, sem a necessidade de desapropriações, desde que as atividades realizadas em seu interior sejam compatíveis com o objetivo de conservação. Os RVSs trazem inúmeros benefícios para as comunidades, através da provisão de serviços ecossistêmicos, como a purificação do ar, o abastecimento de água, entre outros.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento inspira pessoas sobre o valor da água e energia para a vida, por meio da pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!