Auren Energia tem lucro de 230 milhões de reais no primeiro trimestre de 2023

softelec
Auren 1T23
Auren 1T23

Imagem: Divulgação

  • Ebitda Ajustado cresce 12% e atinge 396,2 milhões de reais. Margem Ebitda Ajustada é de 28% (2 p.p. acima do 1T22)
  • Fluxo de caixa operacional após o serviço da dívida chega a 298 milhões de reais, com índice de conversão de caixa de 75%
  • Pagamento de 1,5 bilhão de reais em dividendos (referentes a 2022) acontece em 15 de maio
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – A Auren Energia (B3: AURE3), uma das maiores plataformas de geração renovável e comercialização de energia do Brasil, divulgou seus resultados financeiros relativos ao primeiro trimestre de 2023. A companhia atingiu lucro líquido de 230 milhões de reais nos três primeiros meses de 2023. O número é consequência da boa performance operacional dos ativos hidrelétricos e eólicos, resultados na comercialização e receita financeira.

A receita operacional líquida da Auren atingiu 1,4 bilhão de reais no 1T23. O EBITDA Ajustado alcançou 396,2 milhões de reais no período, aumento de 12% comparado ao primeiro trimestre de 2022, com margem EBITDA Ajustada de 28%.

Essa evolução é explicada, principalmente, pelo crescimento de 118% na geração de energia eólica após a entrada em operação dos complexos eólicos Ventos de Piauí II e III. Para fins de comparação de resultados, foi considerado o desempenho dos ativos que compõem a empresa de maneira combinada no primeiro trimestre de 2022, antes da criação da Auren. 

“A expansão na geração de energia registrada no trimestre, aliada a uma gestão eficiente na frente de comercialização de energia – responsável por garantir um nível de contratação de 95% para os próximos 3 anos – consolidam um cenário positivo e robusto para que a Auren cumpra a sua jornada de crescimento. À medida que seguimos demonstrando os nossos diferenciais de gestão e eficiência operacional, também avançamos na construção dos nossos empreendimentos solares, o complexo Sol de Jaíba e o projeto híbrido Sol do Piauí, que juntos agregarão 548 MWac de capacidade instalada ao nosso portfólio”, diz Fabio Zanfelice, CEO da Auren.

Ao mesmo tempo em que investiu na ampliação de suas atividades, a Auren manteve sua eficiência operacional e disciplina financeira. Dessa forma, a alavancagem da companhia, medida pela relação entre dívida líquida e EBITDA Ajustado, encerrou o 1T23 em 1,6 vez (uma das menores do setor).

A companhia alcançou uma sólida posição de caixa de 3,4 bilhões de reais ao fim do 1T23. Já o Fluxo de Caixa Operacional, após o serviço da dívida, foi de 298 milhões de reais e o índice de conversão de caixa atingiu 75% no período.

“O crescimento sustentável da Auren é um dos nossos principais compromissos, criando uma plataforma líder em energia renovável no Brasil. Para isso, seguiremos aperfeiçoando a gestão e a eficiência operacional da companhia, avaliando oportunidades alinhadas ao nosso portfólio de forma diligente e responsável”, afirma Mario Bertoncini, Vice-Presidente de Finanças e Diretor de Relações com Investidores da Auren Energia.

Conforme anunciado anteriormente, a Auren realizará o pagamento de 1,5 bilhão de reais em dividendos aos seus acionistas (referentes a 2022) em 15 de maio de 2023.

Geração de Energia

Os parques eólicos contribuíram positivamente para a produção de energia elétrica no primeiro trimestre deste ano, em virtude do melhor recurso eólico no período. Em bases comparáveis, a geração de Ventos do Piauí I e Ventos do Araripe III foi 18% superior à do mesmo trimestre de 2022. Com a operação plena dos complexos Ventos do Piauí II e III, a companhia teve um aumento de 118% na geração de energia eólica e atingiu 289 MW médios no 1T23. 

A geração hidrelétrica, por sua vez, totalizou 939 MW médios, 17,5% superior aos 799 MW médios do 1T22, em consequência do aproveitamento da elevada afluência na bacia do rio Paraná. 

Considerando os segmentos de Geração e de Comercialização, a Auren apresenta um volume de vendas próximo de 3,3 GW médios para o ano de 2023, quantidade duas vezes superior à garantia física da companhia para o período.

Sobre a Auren Energia 

A Auren Energia é uma das maiores plataformas de geração e comercialização de energia renovável do Brasil, com capacidade instalada de 3,0 GW. A companhia opera com uma matriz limpa e diversificada em ativos localizados no Sudeste e Nordeste. 

Site oficial : www.aurenenergia.com.br 

Impresa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5045 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!