Ambipar Triciclo, Braskem e MetrôRio instalam 20 Retorna Machines em benefício da reciclagem de embalagens

Ambipar Triciclo, Braskem e MetrôRio instalam 20 Retorna Machines em benefício da reciclagem de embalagens

Imagem: Divulgação | Ao depositar embalagens recicláveis nas máquinas e contribuir com a economia circular, o consumidor ganha pontos que podem ser trocados por diversos benefícios

Setembro de 2022 – A Ambipar Triciclo e a Braskem firmaram parceria para ampliar a coleta de embalagens recicláveis e o MetrôRio disponibilizou suas estações para a instalação de 20 Retorna Machines. As máquinas foram instaladas em pontos importantes das estações do metrô do Rio de Janeiro para incentivar a população a realizar o descarte adequado de embalagens recicláveis, bem como fomentar a educação ambiental e a economia circular.

A Retorna Machine recolhe embalagens de plástico, vidro, alumínio, aço e longa vida.

Parte do material coletado será destinado às empresas da Ambipar para o processo da logística reversa. Os resíduos de polietileno (PE) e polipropileno (PP) serão encaminhados à Braskem, que ficará responsável pelo encaminhamento dessas embalagens para a reciclagem e transformação em resinas recicladas pós-consumo.

Para participar, é necessário que o usuário crie uma conta digital Triciclo (gratuita) pelo site ou aplicativo. Após isso, basta depositar as embalagens na máquina para começar a pontuar e receber tricoins, pontos exclusivos que podem ser trocados por benefícios.

O descarte adequado de embalagens pode gerar créditos para desconto na conta energia, recarga de celular, transporte público ou ainda é possível resgatar os tricoins, em dinheiro, por meio da conta do Pagbank.

As máquinas Retorna Machine já estão disponíveis nas seguintes estações do metrô no Rio de Janeiro/RJ:

  • Linha 1: Estação Uruguai/Tijuca | Estação Saens Peña/Tijuca | Estação Central do Brasil/Centro| Estação Uruguaiana/Centro | Estação Carioca/Centro | Estação Cinelândia/Centro | Estação Catete | Estação Largo do Machado | Estação Flamengo | Estação Cardeal Arcoverde/Copacabana | Estação Siqueira Campos/Copacabana | Estação Cantagalo/Copacabana | Estação General Osório/Ipanema
  • Linha 2: Estação Pavuna| Estação Maracanã
  • Linha 4: Estação Nossa Senhora da Paz/Ipanema | Estação Jardim de Alah/Leblon | Estação Antero de Quental/Leblon | Estação São Conrado | Estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca

De acordo com Felipe Lagrotta Nassar Cury, CEO da Ambipar Triciclo, a sinergia e o compromisso entre as empresas resultam em ações importantes. “Parcerias como essa são fundamentais quando falamos em preservação do meio ambiente para as próximas gerações. Nós, como empresa, temos um papel significativo perante a sociedade no que tange a criação de iniciativas que possam contribuir para a redução de nossos impactos à natureza e o desenvolvimento sustentável”, comenta.

“Acreditamos que a união de toda a cadeia produtiva é essencial para nos conduzir a um futuro mais sustentável e a concretização da economia circular. Dessa forma, destaco a importância dessa nossa parceria com a Ambipar Triciclo, que contribui para engajar os consumidores sobre o descarte adequado e a importância da reciclagem“, afirma Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul.

Sobre a Ambipar Triciclo

A Ambipar Triciclo atua no mercado, desde 2016, com a missão de criar e operar soluções para o desenvolvimento sustentável através da monetização do sistema de logística reversa, fidelização de clientes e um avançado sistema de marketing. Teve seu controle societário adquirido pela Ambipar em 2021 e é a operadora dos Projetos Retorna Machine, Recicla Pharma e Deixaki, todos vinculados ao Programa de Fidelidade Triciclo. Nesse programa, as embalagens coletadas valem tricoins, que podem ser trocados por benefícios, como bônus de energia elétrica, recarga de vale transporte, desconto em livraria, crédito em telefonia, crédito em conta digital e muito mais. Todo o material coletado é tratado pela própria Ambipar Triciclo para envio às cooperativas e empresas recicladoras. Em 6 anos de operação, já foram coletados mais de 25 milhões de embalagens pós-consumo, gerando fonte de renda, matéria prima e trabalho.

Site oficial:https://triciclo.eco.br/triciclo-grupo-ambipar/

Sobre a Ambipar

Com escritório administrativo em São Paulo e matriz em Nova Odessa – SP, a Ambipar é uma multinacional brasileira, com presença em 16 países da América do Sul, Europa, África, América do Norte e Antártida. Formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, dois segmentos de referência no mercado de gestão ambiental, tem em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios e apoiando seus clientes.

Site oficial: https://ambipar.com/

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

Site oficial: https://www.braskem.com.br/

Crédito:
Imprensa | Ambipar

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 2910 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre o Meio ambiente e Tecnologias ambientais, ESG e Sustentabilidade, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais), Cursos e Eventos!