Pesquisador dinamarquês vai apresentar proposta para o setor da construção na direção do carbono neutro

softelec

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2022 – O futuro da humanidade é urbano. É o que concluiu o Relatório Mundial das Cidades 2022, lançado recentemente pelo ONU-Habitat. O relatório traz a estimativa de que a população urbana, atualmente em 56% do total global, chegue a 68% em 2050.

Assegurar que o ambiente construído siga as melhores práticas e as tecnologias mais inovadoras do modelo de desenvolvimento urbano sustentável deve ser o compromisso de governos, políticos, cientistas, engenheiros, empresários e atores sociais, para garantir um futuro urbano mais inclusivo, verde, seguro e saudável.

Afinal de contas, é por meio de obras de saneamento e de energia, habitações populares, hospitais, escolas, pontes e rodovias, que se garante a infraestrutura necessária para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que vivem nas cidades.

Por outro lado, o setor construtivo é atualmente responsável por cerca de 20% das emissões globais de CO2 e consome anualmente quase 90% dos materiais usados nas atividades econômicas.

No entanto, ferramentas, tecnologias, inovações e práticas construtivas já estão disponíveis para serem aplicadas, com a segurança e a economia requeridas pelo mercado, no desenvolvimento de infraestruturas com reduções significativas de emissões de carbono.

Sustentabilidade do Ambiente Construído

É o que será apresentado pelo Prof. Michael Faber em sua palestra sobre o GLOBE Consensus no Seminário de Sustentabilidade, que vai ser realizado no Congresso Brasileiro do Concreto – Jubileu de Ouro, de 11 a 14 de outubro, em Brasília.

Michael Faber é professor do departamento de Ambiente Construído da Universidade de Aalborg, na Dinamarca, e pesquisador do Fórum Global de Risco, de Davos. Ele é presidente do GLOBE – Consenso Global sobre Sustentabilidade no Ambiente Construído, força tarefa mundial para o desenvolvimento sustentável e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas apoiada pelas maiores associações internacionais da indústria da construção.

O GLOBE Consensus já foi assinado por fib, RILEM, IABSE, entre outras entidades, e será assinado pelo IBRACON no Congresso Brasileiro do Concreto.

Na palestra, o Prof. Faber vai apresentar a abordagem estruturada para se alcançar e gerenciar o desenvolvimento sustentável no setor construtivo, e contribuir particularmente com as metas do Acordo de Paris.

Agenda

  • Data: 12/10/2022
  • Horário: 10:40
  • Local: CICB Centro Internacional de Convenções do Brasil – Auditório 2
    St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-002, Brasil

Crédito:
Imprensa | IBRACON

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!