Fronius desenvolve nova tecnologia de sensor de baterias de chumbo-ácido

softelec

Imagem: Divulgação/Fronius – Sensor TagID, da Fronius: automatiza todo processo de carregamento das baterias de chumbo-ácido | O TagID monitora a temperatura, o nível de água e de carga das empilhadeiras e ainda configura os carregadores para promover um abastecimento seguro e com economia de energia

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2022 – Em um centro logístico movimentado, o monitoramento e carregamento de energia das empilhadeiras podem acabar sendo descuidados. Pensando em otimizar o trabalho dos operadores da sala de carregamento de baterias e para evitar a falta de manutenção adequada, que com o tempo acaba comprometendo a vida útil dos equipamentos, a Fronius Perfect Charging, unidade da companhia austríaca especializada em soluções para carregadores de baterias de tração, desenvolveu o sensor TagID que, além de verificar em tempo real o nível de carga da bateria de chumbo-ácido, programa e aciona automaticamente o sistema de carregamento de acordo com as condições do acessório.

A ferramenta executa o trabalho que antes era feito manualmente, aumentando a eficiência do processo de carregamento, e com a vantagem de reduzir ainda mais o consumo de energia.

“É um sistema inédito no Brasil, que trará controle e gestão nas baterias, que não tínhamos até então. Com o TagID nossos clientes terão, pela primeira vez, uma automatização em todo o processo de carga, evitando significativamente o manuseio incorreto da bateria. E esse processo de carregamento mais preciso e controlado resulta em aumento da vida útil das baterias e na produtividade dos seus equipamentos.”, afirma Bruno Caetano, consultor de vendas de Perfect Charging.

Carregamento de bateria com maior precisão

O novo sensor mede as diversas variáveis físicas das baterias de chumbo-ácido. Esses dados são repassados para os carregadores Selectiva 4.0, da Fronius, que executam o cálculo e a autoconfiguração da curva de carregamento, garantindo o fornecimento de energia com mais eficiência e maior precisão, de acordo com o nível de carga e o estado das baterias.

O aparelho detecta de antemão, por exemplo, se a bateria está profundamente descarregada e aciona automaticamente o processo de dessulfatação. Conta também com o recurso de circulação iônica automática, que sinaliza quando é preciso repor a água na bateria, ajudando a evitar a estratificação do ácido e danos no equipamento.

Os usuários também não precisam mais se preocupar com a temperatura do ambiente para programar o carregamento, já que o TagID conta com sensor que ajusta automaticamente o processo de carga à temperatura em que a bateria se encontra.

Outro destaque do TagID é a função Intelligent Equalizing Charge, que aciona o carregamento da bateria se realmente for necessário, reduzindo dessa forma o consumo de energia em até 4% e tornando o processo de carregamento das empilhadeiras mais sustentável.

O sensor TagID estará disponível no Brasil a partir de 2023.

Sobre a Fronius do Brasil

Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. A Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje é reconhecida como líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo. No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2021, a filial brasileira recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW.

Saiba mais no site da empresa: https://www.fronius.com/

Perfect Charging

Perfect Charging é a mais antiga das três unidades de negócios da Fronius, sendo uma das maiores especialistas em inteligência e carregamento sustentável de tração e baterias de arranque há mais de 75 anos. Seja com a finalidade de operação de empilhadeiras elétricas na intralogística ou fornecimento confiável de energia para baterias em automóveis, a tecnologia Fronius confere sustentabilidade e eficiência a milhões de usuários no mundo todo.

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!